Documentação do 1ª plantado


Alfacinha

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estive afastado da aquariofilia cerca de 6 anos, este ano o bichinho mordeu de novo e em 15-Julho-11 comprei um novo aquario.

 

Decidi fazer este post para documentar a minha primeira tentativa num aquario plantado.

 

Aquario:

- 60x30x30

- aproximadamente 55 Litros úteis

 

Substrato:

Fértil : 2,4 Kg sera florepot

Inerte : cerca de 6 Kg de Areão de Rio

 

Hardscape:

- 2 Pedras vulcanicas

 

Iluminação:

- 2x15W 450 Lumen, branco 6400k

 

Fotoperiodo:

- das 13h00 as 23h00

 

Filtragem:

-Filtro externo resun AE-306 com 700 l/h

 

Aquecimento:

- 100 Watts (desligado - muito calor na Madeira)

- Temperatura da agua = 28ºC

 

CO2:

- Caseiro

 

Flora:

- Pinheirinho de agua

- Elodea Densa

- Echinodorus amazonicus (não tenho a certeza)

- Musgo de Java

- Cladophora aegagropila

- outra junto a pedra grande, não sei o nome

 

Fauna:

- 2 Corydoras solox

 

Alimentação:

- sera viformo pastilhas fundo ( 1 pastilha dia )

 

Fertilização:

- PlantaMin 20 ml semanalmente

 

Parâmetros agua:

- pH = 8,0 ( elevado :P )

- gH = ainda n fiz

- kH = 5ºdkH

- NH4/NH3 = 0,5 mg/l

- NO2 = 0

- NO3 = 0

- PO4 = ainda n fiz

- Fe = 0,5 mg/l

- Cl = ainda n fiz

 

nota final:

- o NH4/NH3 mantem-se inalterado desde o inicio, acho que estou com dificuladades no ciclo do azoto

 

Obrigado,

 

Cumprimentos,

 

Alfacinha

 

aqua1.jpg

 

aqua2.jpg

Editado por Alfacinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

"15-Set-2011"??? como conseguiste comprar um aqua , antes desse dia chegar???? :-D

Se te referes ao dia 15-Ago-2011 é normal que ainda não tenhas valores, o ciclo do azoto demora mais ou menos um mês a ciclar, quanto ás cory devias de colocar mais umas 3, porque para andarem bem precisam de formar cardume.

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

"15-Set-2011"??? como conseguiste comprar um aqua , antes desse dia chegar???? :-D

Se te referes ao dia 15-Ago-2011 é normal que ainda não tenhas valores, o ciclo do azoto demora mais ou menos um mês a ciclar, quanto ás cory devias de colocar mais umas 3, porque para andarem bem precisam de formar cardume.

Cumprimentos

Paulo Conceição

boas

 

ups reparei agora no erro da data, deveria esta la "15-julho-2011", o pH e a amonia são iguais aos que tenho da agua da rede, acho que o aquario nem começou a ciclar, por isso mesmo é que ainda não comprei mais corydoras, nem mais peixes.

Ando a pensar como irei baixar o pH, troncos não queria meter, a turfa ja vi que deixa a agua amarelada, por isso so me resta usar quimicos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu nunca tive um plantado, por isso não sei se não dizer asneiras, mas 10 horas de iluminação sendo que ainda por cima estas a ciclar a água não será muito e não te ira produzir um boom de algas?

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O co2 irá baixar o pH.

 

Ja me disseram isso, e eu ate acho que baixou, é a primeira vez que estou a usar um kit de testes e francamente as cores entre 8 e 8,5 são muito parecidas que fiquei com duvidas, sem ter muitas certezas creio que o primeiro teste de pH me deu resultado de 8,5 e depois de ter metido o co2 baixou para os 8.

 

Boas, eu nunca tive um plantado, por isso não sei se não dizer asneiras, mas 10 horas de iluminação sendo que ainda por cima estas a ciclar a água não será muito e não te ira produzir um boom de algas?

Um abraço

 

bem, ate agora nao :eusathink:

quantas horas de iluminação me aconselham a ter? O estranho é o aquario estar com peixes desde 1 de agosto e ainda nao ter começado a ciclar, será que as plantas estão a "comer" a amonia ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer dia sou proibido de entrar numa loja de animais pela mulher :onfire:

 

... e claro comprei mais 2 plantinhas novas, fotos mais pro fim da tarde hehehe

 

abraços

Alfacinha

 

 

nao es o unico mas eu ja resolvi o problema compro quase tudo online.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz o teste do ph à agua da torneira e depois dá-nos os resultados

 

 

esses teste já fiz, e o resultado é o mesmo que da no aquario, pH de 8 ou 8,5

 

entretanto hoje comprei super peat da sera, eu não queria agua amarelada, mas enfim com pH elevado é que nao pode ficar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao que parece, alem da aquarofilia tambem estou a ficar viciado no forum :)

 

Como prometido, aqui vai as fotos das plantas compradas hoje

 

aqua3.jpg

 

e ainda...

 

aqua4.jpg

 

... que ao fim de varias horas de paciencia e uma pinça, ficaram assim...

 

aqua5.jpg

 

O aquario ficou neste estado

 

aqua6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois por agora fica bem,mas por pouco tempo, sempre que fizeres TPA's com agua da torneira lá voltas a ter a 8 de novo e andares a desceres e a subir de ph pode ser letal para os peixes, ou tentas baixar o ph com tpa com agua de garrafão que tenha ph baixo ou então adaptas a tua fauna e flora aos parametros que tens que seria o mais acertado, e que dará menos dores de cabeça, de resto ficou bonito o aqua

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por essa rasão optei por não meter quimicos, neste momento estou a injectar co2 a ver quanto o Ph baixa, depois irei usar turfa no filtro. As TPA's são uma pequena dor de cabeça, se forem da torneira o pH ira subir na mesma, mas como eu deixo garrafões sem tampa com a agua da rede e uma pedra difusora para arejar melhor, estava a pensar usar um pouco de turfa numa meia e baixar o ph antes da agua entrar no aquario, que achas da ideia ? depois do pH estabilizado no aquario, a agua que saía seria dos mesmos valores da agua que entra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que isso dá muito trabalho, mas é capaz de resultar, ou isso ou colocas CO2 na água.

Aconselho-te é a por exemplo num dia mudas um garrafão de água, no dia asseguir outro, que é para o choque de pH não ser tanto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que isso dá muito trabalho, mas é capaz de resultar, ou isso ou colocas CO2 na água.

Aconselho-te é a por exemplo num dia mudas um garrafão de água, no dia asseguir outro, que é para o choque de pH não ser tanto

 

 

Quando dizes isso queres dizer para eu meter o co2 nos garrafoes das TPA's ? correcto ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pode ser que biaxe o ph, eu tambem sou novato e nunca esperimentei, mas se baixa no aquário pk não há de baixar nos garrafões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

 

Resultamos dos testes de hoje:

 

pH - 7,5

gH - 5ºdgH

kH - 5ºdkH

NH4 NH3 - 0,5 mg/l

NO2 - 0

NO3 - 10 mg/l

PO4 - 0

Fe - 1,0 mg/l

cl - 0

 

ora ha aqui valores que não compreendo, se os NO3 tem valor de 10 pq rasão ainda tenho amonia ?

 

alguem quer comentar estes os resultados dos teste? obrigado

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Na fase final do ciclo isso pode acontecer... pode a amónia já estar na parte descendente até 0 e os nitratos a começarem a subir. A colónia de bactérias ainda está em desenvolvimento inicial...

 

Repara no gráfico, quando os nitratos começam a subir, ainda há valores de amónia superior a 0.

n-cycle.gif

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, depois de ler o tópico pergunto, não consegue arranjar outra água? E que me parece que a que está a usar não será bem a ideal... Mesmo que baixe o ph com co2 no aquário ou garrafões, dependerá também da dureza da água(kh) se irá manter ph ou não. Depois com uma diferença dessas para o que pretende, cuidado para não colocar demasiado CO2 na água e prejudicar os peixes e tenha cuidado com o nível de O2.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Arranjar outra agua, só se for agua de compra, pq da rede so esta mesma.

 

No diz respeito ao c02 uso caseiro com uma pedra difusora, durante o periodo em que não ha luz eu ligo a bomba de ar para facilitar a troca gasosa da agua, penso que nesta parte não ira trazer muitos problemas, tenho o aquario com muitas plantas que durante o fotoperiodo deve estar a produzir O2.

 

Em relação a fauna ainda so tenho 2 corydoras, não sei que tipos de peixes irei introduzir no aquario, na minha 1ª tentativa de ter peixes, e ja foi ha uns anos atraz, tive espadas, neons e guppys, nessa altura mts peixes morriam, mas eu não tinha a informação que tenho hoje nem os testes, hoje julgo estar mais informado e com melhores ferramentas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alfacinha,

 

 

Uma das plantas que compraste, aquela de folhas compridas verdes e vermelhas, é uma hemigraphis colorata, uma planta de vaso/aquaterrario, ou seja para a planta sobreviver tem que ter as folhas fora de água. Ela vai morrer dentro de umas semanas e pode-te poluir a água devido a uma espécie de seiva "venenosa" que deita, que é basicamente o floema da planta. Acredita, eu também caí no erro de comprar essa planta numa loja de "aquariofilia" em que de aquários pouco ou nada sabem, quanto mais de plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm

 

epa já é a 2ª planta que sou enganado, a 1ª foi a fittonia green.

 

e já ta num vaso...

 

lição aprendida, ver plantas e verificar o que são :)

Editado por Alfacinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.