Planeamento de novo aquário


ivopinto

Recommended Posts

Depois de analisar e repensar tudo, decidi começar a construir um aquário de origem...

 

O aquário já foi encomendado,Leva 180 litros e tens as medidas 80-50-50.

 

Agora preciso da vossa ajuda para o resto, quero um aquário plantado mas não quero gastar todas as poupanças!

Queria algumas sugestões para filtro externo, iluminação, subtrato, areão, e outras coisas que vocês achem essenciais...

 

Obrigado e fico aberto a sugestões...

 

Ps: tenho o meu aquário antigo em muito bom estado, juntamente com móvel para quem estiver interessado...

O modelo é um jewul Lido120 em wangue

 

http://www.seapets.co.uk/products/aquarium-supplies/aquariums/fluval/fluval-roma-aquariums/juwel-lido-120-aquarium-and-cabinet-dark-wood.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

 

nao e que seja pro nestas areas, mas quanto a iluminaçao podes começar por procurar o usado, encomtras ai muito material usado em excelentes condiçoes e o preço e muito apelativo.

quanto ao filtro convem ter um que tenha 2 ou 3x maior capacidade de litragem hora que os litros que o teu aquario tem (neste caso um que faca ai uns 400 lt/h corrijao-me se tiver errado.

o filtro tambem podes comprar o usado mas pelo preço que ja andao ai acho que novo e uma boa aposta porque se der bronca tens o abrigo da garantia.

 

o termostato convem que tenha ai uns 200 watts ou pelo menos um que tenha a equivalencia em watts como litros que tens no aquario.

 

agora quanto ao substrato ja tem a ver com as plantas que queres e o areao vai do gosto de cada um..

 

abraço

Editado por nuno_figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho muito a acrescentar.

 

Iluminação

 

Depende do tipo de plantas que queres,algo entre os 0,5watts\litro a 1watt\litro.Eu normalmente vou para a segunda opção.

Mas iluminação não é barata e muitos users ficam-se pelos 0,5.Podes procurar em segunda mão,ou recorrer ao DIY do forum,existem lá varios projectos de users para iluminação que além de serem eficientes ficam bastante em conta em €€€€€€.

 

Filtro

 

Existem várias marcas que podes pesquisar.O mais visto por aqui é a EHEIM.Também considerada pela maioria a melhor marca. Eu pessoalmente num aquário dessa dimensão usei um fluval 204. relativamente barato e facil de achar em segunda mão nos dias de hoje.A ideia como te disseram acima é um filtro que faça 2 ou 3 vezes a litragem do teu aquário por hora.

 

Substrato

 

Fertil- se quiseres gastar muito,ELOS ou ADA.Se queres poupar lê isto:

 

Humus de minhoca tratado

 

Usei no passado com bons resultados.

Podes também dar uma olhada na net pelo JBL aquabasis plus e pelo tropica aquacare

 

Areão

 

Vai mesmo do teu gosto e do que queres gastar.Desde areão de rio comum,aos mais caros da ADA e da ELOS existe muito que usar barato e caro.

Dá uma olhada pelas varias montagems aqui pelo forum e vê qual o tipo que te agrada mais.

 

o temostato como já te disseram convem alguma coisa na ordem dos 200 watts.

 

cumprimentos

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões que vão ser muito úteis...

 

A minha preocupação tem a haver com a iluminação que me parece mais dificel de conseguir, pois tenho d analisar o que há no mercado...

 

Quanto ao subtrato, alguém aconselha alguma marca especial?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões que vão ser muito úteis...

 

A minha preocupação tem a haver com a iluminação que me parece mais dificel de conseguir, pois tenho d analisar o que há no mercado...

 

Quanto ao subtrato, alguém aconselha alguma marca especial?

 

Obrigado

 

Eu disse no meu post anterior.Se tens orçamento os substratos da ELOS e da ADA são as melhores alternativas.

Se queres optar por algo mais em conta mas de qualidade o JBL aquabasis e o tropica aquacare são uma boa alternativa.

Se tens um orçamento mesmo limitado e queres algo que seja muito rico em nutrientes e muito barato vai para o HUMUS.

 

Quanto ao areão praticamente todas estas marcas também vendem as suas versões de areão.Como já disse o areão vai mesmo da ideia para o teu projecto e do que queres gastar.

 

Se não queres gastar muito em marcas tenta AKADAMA.

 

akadama

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande amigo quanto a iluminacao pode nao ser muito cara.

 

para tertes uma nocao fui buscar uma lampada negra balastros e a calha da lampada por 25 euros de 120 cm.

 

ou seja uma lampade de iluminacao dita normal ainda e mais barata depois e so inventar a forma de fixar a iluminaçao agora se me disser que nao fica muito bem esteticamente e claro que nao, uma calha propria com a medida do aquario fica muito melhor estecticamente e muito pior na carteira.

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.