Jorge Mata Publicado Julho 15, 2011 Publicado Julho 15, 2011 Olá boa tarde o meu nome é Jorge Mata e desde já digo que é um prazer pertencer a este forum. Sou um recém chegado à aquariofilia embora desde muito novo me lembro do meu pai ter aquários,sendo este um verdadeiro apaixonado. Pois bem, tudo começou à cerca de um mês quando a minha cunhada me ofereceu um aquário pois não tinha tido tempo para o pôr a trabalhar...aceitei e ainda bem pois tem proporcionado excelentes momentos de família (numa época em que a TV ocupa demasiado tempo da nossa vida, principalmente nos miúdos). Ora aqui vai o meu setup: - Aquário da Aquatlantis com 67 litros (+/-) - Filtro BIOBOX 1 sem a carga de lã Em termos de fauna tenho: - 2 Colisas (casal) - 3 Neons - 4 Neons negros - 1 Escalar - 3 Guppys (2 machos e 1 fêmea)exactamente ao contrário do que deveria ser.... - 2 Espadas (casal) - 2 Plattys (casal) - 3 alevins de Guppy que nasceram ontem e eu nem dei por isso pois pensava que ainda faltava algum tempo) - 1 Caracol enorme que não sei nome Quanto à flora: - tenho várias plantas mas francamente não sei o nome mas vou procurar saber (algumas foram apanhadas num riacho aqui perto de casa. Fotos: Citar Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!
Alvaro Silva Publicado: Julho 15, 2011 Publicado: Julho 15, 2011 Boas Bem vindo ao Mundo dos aquários, Bom quero dizer-te que o aquário está francamente muito bonito,mas ha um senão ai,essas pedras não serão calcarias? fizestes a prova para veres se são calcarias? se não faz,tiras uma pedra do aquário deixas secar muito bem a pedra,depois com uma pinga de vinagre,ou limão sobre a pedra,se ferver e calcaria,se não ferver hotimo,as pedras calcarias sobem muito o PH,agora força com isso,muita sorte e muita,mas muita calma. Comp: Álvaro Silva Citar
Jorge Mata Publicado: Julho 15, 2011 Autor Publicado: Julho 15, 2011 Boa noite e desde já obrigado pela sua avaliação ao meu aquário. Bom em relação às pedras elas foram trazidas da Barragem de Morgavel (aqui na minha zona) e de facto não lhes fiz nenhum teste, até porque não sabia que se podia fazer tal facilmente. Como até à data não me morreu nenhum exemplar...pensei estar tudo bem. Faço TPA de cerca de 1/3 de água todas as sextas-feiras, mas vou obviamente fazer o teste. Obrigado. Citar Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!
cajo5 Publicado: Julho 16, 2011 Publicado: Julho 16, 2011 esta' bonito :D mas tenho uma pergunta, essas pedras encavalitadas nao caiem com facilidade ? Citar
Jorge Mata Publicado: Julho 16, 2011 Autor Publicado: Julho 16, 2011 EHEHEHEH! Por acaso foi uma carga de trabalhos colocá-las assim, mas por acaso nunca caíram apesar das bicadas que leva dos peixes e das explorações que o caracol lhes faz! Assumo que se encontram numa posição pouco natural e por isso serão alvo de uma melhoria ou eventual troca por tronco...vamos ver. Citar Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!
cajo5 Publicado: Julho 16, 2011 Publicado: Julho 16, 2011 nao quiz dizer que não gosto, tão eh de uma maneira fora do normal mas esta' engraçado sim com um tronco o aquario fica logo outro Citar
Jorge Mata Publicado: Julho 16, 2011 Autor Publicado: Julho 16, 2011 Um dos grandes problemas que enfrento é a falta de material que temos aqui em Sines. Apesar de já ser uma cidade, as lojas da especialidade só têm o banal, o mais necessário para manter um aqua. Quando queremos algo mais específico a resposta é que não têm pois ninguém compra ou então nem sabem do que se trata. Ainda ontem andei à procura de musgo de Java e ninguém sabia o que era. Bolas de musgo foi a mesma resposta...enfim estou tramado. Queria fazer um tapete e parece que tenho que ir para Lisboa ou arredores pois aqui na Santa parvalheira não encontro nada :bad-words: Vou tentar recorrer ao que o meio ambiente me proporciona, mas não é a mesma coisa. Abraços Citar Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!
local Publicado: Julho 16, 2011 Publicado: Julho 16, 2011 (editado) Olá, parabéns pelo aquário. Penso que o caracol é uma Ampulária Dourada. Se tens problemas em encontrar musgo ou bolas sempre podes encomendar pela net. Editado Julho 16, 2011 por local Citar
Jorge Mata Publicado: Julho 16, 2011 Autor Publicado: Julho 16, 2011 Bom dia. Pois já me tinham falado disso mas como é que se processa isso...quero dizer, tens alguns sites onde o possa fazer? Obrigado. Citar Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!
Jorge Mata Publicado: Julho 16, 2011 Autor Publicado: Julho 16, 2011 :thumbdown2: Falha grave...já pesquisei aqui no forum e encontrei vários endereços... Citar Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!
subzer0 Publicado: Julho 16, 2011 Publicado: Julho 16, 2011 :thumbdown2: Falha grave...já pesquisei aqui no forum e encontrei vários endereços... tens também a secção de vendas onde habitualmente há sempre alguém que tem musgo de java e podes colocar um anúncio na área do "procuro". Citar
Jorge Mata Publicado: Julho 16, 2011 Autor Publicado: Julho 16, 2011 Obrigado. Já estou em campo para encontrar e já agora e porque sei que o tema é demasiado extenso e está disperso por todo o forum, o que me aconselham para fazer um tapete que cubra todo o fundo do aquário? Será que o Musgo de Java é a melhor opção ou existem outras plantas que o podem fazer? Citar Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!
Jorge Mata Publicado: Julho 17, 2011 Autor Publicado: Julho 17, 2011 Boas, pessoal da aquariofilia. Estou aborrecido. Calculem que após a colocação da maternidade para criar os meus 3 alevins de Guppy, chego à conclusão que hoje já só lá se encontra 1 ...atão os sacaneiros fugiram lá de dentro???? Tal é esta maternidade ou a qualidade da inteligência dos bichanos. Bom, por agora nada há a fazer, já passei muito tempo a ver se os via no aquário mas nada...cá para mim serviram de artémia para os mais velhos Abraços. Citar Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!
cajo5 Publicado: Julho 17, 2011 Publicado: Julho 17, 2011 nao quiz dizer que não gosto, tão eh de uma maneira fora do normal mas esta' engraçado sim com um tronco o aquario fica logo outro haaa sines.. *_* bons tempos ai passei de ferias :D tem ai uma praia maravilhosa mesmo *_* pois.. ha sempre quem sabe mais e quem sabe menos.. e depois ah pessoas que se especializão mais numa area que noutra, por exemplo em cães e gatos, mas teem material para aves, peixes e afins, depois olha querem eh vender.. Citar
Jorge Mata Publicado: Julho 22, 2011 Autor Publicado: Julho 22, 2011 Boas pessoal da aquariofilia. Parece que consegui realizar mais um sonho meu...um Nano banana rock. A minha ideia era fazer um eu mesmo, mas a maria deu-me a volta e quis um mais High Tec e tive que ceder senão não tinha lugar na sala Assim aqui está o setup (mais ou menos eheheh!) - Aqua de 19 litros (31.25 long x 25,4 cm de largura x 25,4 cm cm de altura). 4 cm 4 mm de espessura). - Built-in com 12 luzes de Led. - Filtro externo com carga de carvão activo e SFL4 (carga de esponja) - Aquecedor para 20 lt - TPA's às 4ª e Domingos de 50%. - Flora (francamente não sei os nomes mas desta vez vou descobrir) - Substrato (areia para caranguejos ermitas !!!), e decorado com pedra vulcânica (tenho um tronco comprado mas ainda tinge muito a àgua por isso está em tratamento) - Fauna composta por um casal de Betas. Ora agora as fotos (não mostram todas as fases pois tinha a máquina emprestada à minha cunhada). Este projecto está apenas no principio por isso gostava de ouvir as vossas opiniões. Citar Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!
Jorge Mata Publicado: Julho 31, 2011 Autor Publicado: Julho 31, 2011 Boa noite. Tenho uma dúvida que é acerca dos camarões e como penso que não será nada de grave acho que não vale a pena abrir um tópico novo no respectivo lugar. Quando os comprei eles andaram os 2 primeiros dias por todo o aquário mas agora esconderam-se debaixo do tronco e não saem de lá por nada deste Mundo. A minha pergunta é se isto é normal ou pode ser sinal de algum mau estar. Obrigado. Citar Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!
Recommended Posts