Iniciação de um novo projecto


Klaudix

Recommended Posts

Boas Tardes, caros aquariofilistas.

Estou prestes a iniciar um novo projecto de um aquario de 300L, ja tenho um aquario de 60L comunitário e com algumas plantas, e os habitantes que lá se encontram deram em se reproduzirem-se desalmadamente e com o crescimento das plantas, quase que ja nem cabem dentro do aquario :eusathink:

Então fui ai que comecei a pensar em dar um passo um pouco maior. Adqueri um aquario novo 90x60x60 com vidro de 12mm, e fiz o movel para o respectico (depois irei colocar fotos do mesmo).

já coloquei algumas duvidas por aqui no forum para a aquezição do material necessário e aqui vai então o que ja se encontra em casa, e gostaria de ouvir opiniões.

 

Aquario: 90x60x60 vidro 12mm

 

Filtragem:JBL 700l/h (talvez mudarei, vai depender do resultado inicial)

 

Termostato: 300W ELITE

 

Subestrato fertil: TETRA

 

Substrato inerte: Areão de rio, mais areia de lava +(algumas pedras)

 

(neste momento ainda não resolvi mt bem a questão da iluminação, mas estou pensar fazer uma calha para levar as lampadas nesseçarias para 33W)

 

Aquardo qualquer opinião ou sugestão.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato inerte: Areão de rio, mais areia de lava +(algumas pedras)

 

vou ser directo, mas vai ficar horrivel. areao de lava é horrivel como substrato, junto com areão do rio, mais horrivel fica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou ser directo, mas vai ficar horrivel. areao de lava é horrivel como substrato, junto com areão do rio, mais horrivel fica.

Por isso meti aqui no forum tudo isto, para ouvir (ler) as openiões :character0050: a areia de lava é de pequena gulometria, tal como a do areão e não estou a pensar mesturar, seria só na zona onde haverá plantas.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite Caros Colegas. :discuss_gathering:

Estou aqui para partilhar convosco o meu projecto de 300l, claro que vou querer ouvi (ler) as vossas opiniões e sugestões, para a melhoria do meu aquário.

 

Começo por mostrar as imagens do aquário que tenho actualmente 50*35*30

 

aquaact2.th.jpg

aquaact1.th.jpg

este fui o aquário responsável pela a louco que me fui meter.

 

Comecemos a falar do novo projecto, j´s fiz a descrição em cima.

O armário que é Diy, com prefis de madeira 5*5 e forrado a aglomerado de madeira cor "wenge"

movel.th.jpg

 

Agora vamos a uma vista geral da "coisa" :smile2:

conj.th.jpg

 

 

só falta o vermos como ele está por enquanto, pois vou gostar de ouvir opiniões e sugestões, e flora para lá meter pois as plantas que estão lá para já foram plantas que retirei do meu outro aquário que tenho.

panorgeral.th.jpg

Encontrasse neste momento em fase de ciclagem.

 

Agora é esperar para ver se levo mt na cabeça :hit:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquario até está agradável. Falta a flora, já a devias ter plantando antes de encheres o aquario, sempre era mais fácil.

Devias colocar mais pedras a dividir os areoes, isso vai-se misturar tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. obrigado pela opinião.

 

sim sei que tem de levar mais flora e estou espera de opiniões de plantas, pois não sou grande entendido no assunto, e não gostava de ter grande mescla de plantas(umas tipo arbustos altas e outras talves mais baixas tb tipo arbosto).

quanto au areão se misturar talves tenhas razão, mas a cluna de agua e tão alta e a saida do filtro fica em cima e nem dá para as plantas se movimentar mt, por isso estou a pensar meter mais um filtro com uma saida mais a meio do aquario.

 

Mas obrigado pela tua opinião e espero receber mais, tanto boas como menos boas, para assim fazer escolhas :)

 

(Para plantar mais alguma coisa estou a pensar arranjar uns oculos de mergulho :animal_fish: )

Editado por Klaudix
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De flora tens muita escolha. visita www.tropica.com dá uma vista de olhos, é um site muito completo em relação à flora aquática, vai ser uma grande ajuda.

 

para um melhor funcionamento do filtro deves meter a mangueira de entrada e a de saída do mesmo lado. Consegues uma melhor limpeza do aquário e uma maior distribuição do co2 (co2 lado direito e a saída e a entrada do filtro no lado esquerdo)

 

P.S.: Antes de postares alguma mensagens revê e corrige os erros é que por vezes fica difícil para alguém perceber o que escreves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas caros colegas aquariofilicos.

depois de meter os óculos de mergulho plantei umas plantas novas :)

Venho vos mostrar um pouco da evolução que o meu aquário teve. Depois de uma semana de ciclagem e de ter colocado mais alguma flora. Vanisnéria conselho de nuno43 e uma outra que não sei o nome. Obrigado Lupper pelo o Link.

 

Deixo as imagens

05092011120.jpg

As valisnérias não se vêm muito bem espero que peguem, estas duas da frente não sei o nome

 

05092011121.jpg

aqui se vê um dos novos habitantes, já o tinha o outro aquário, ajudou a fazer a ciclarem :)

espero que gostem ou que me dêem dicas, serão sempre bem vindas. Obrigado.

 

Nuno34 sim está a trabalhar com o filtro que te comprei, por enquanto está a trabalhar só com esse. Quando desfizer o outro aquário meto o outro filtro que tenho tb a trabalhar neste aquario e vou fazer o que me aconselhas-te um filtro para filtragem mecânica e outro para filtragem química.

 

Aguardo comentários :

Editado por Klaudix
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claudio bom dia

 

está ao teu gosto isso é que interessa

na minha opinião se puderes retoca o azul do fundo ou troca por preto acho que ia fazer toda a diferença

mete mais areão na parte de traz e cria desnivel até á frente para lhe dar mais profundidade

as valisnerias passavas mais para traz junto ao vidro, pois quando crescerem vão te tapar tudo o que tens atraz

de resto é deixar crescer o matagal para lhe dar outra vida

 

abraço

Editado por nuno34

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bastante agradável o aquário, se está ao teu gosto força com o projecto, falta agora é ai uns peixes a passear.

O nuno34 tem razão o fundo preto dá logo outro aspecto ao aquário, até porque o azul nota-se mais a sujidade.

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado caroas amigos pela a vossa opinião.

De facto o fundo está com um aspecto horrivel mas não é sujidade quando coloquei o fundo estava otimo mas depois de ter colocado a agua é que deu este aspecto, gostaria de alterar, mas com 300lt e a quantidade de pedras e areão é me impossivel alterar neste momento, porque o aquario está entre 3 paredes e como devem de calcular mover o aquario não será nada facil.

As valisnerias estão colocadas junto ao vidro, para ver se escondem o desgraçado fundo.

Já la anda alguma fauna, por enquanto tenho 2 Guaramis 3 platy ciação minha :) e um SEA, por enquanto.

Poderá estar ao meu gosto, mas é sempre agradável ouvir opinões de pessoas com mais experiencia, porque a minha experiencia é de um aquario de 60l e mt teoria :-D.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

claudio em relação ao fundo caso não esteja colado , podes sempre tirar e colocar p. ex uma cartolina preta

ja vi que isso são bolhas de ar que ficaram entre o vidro e o papel de fundo.

ou até tentares fazer um fundo diy 3D com papel amarrotado( caso tenhas espaço até á parede) como ja vi por ai alguns, no koi park em almada acho que tem la um aqua assim. sempre dá para "roubar" umas ideias.

de resto a zona das pedra ficou muito bem.

mete ai uma foto panoramica

 

abraço

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caros colegas.

Em breve colocarei fotos do aquario, depois de ter plantado mais umas plantas.

o que me trouxe hoje aqui, foi se alguém souber se isto é uma sinal de uma praga, pois hoje encontrei este ser no meu aquário.

15092011126.jpg

 

Agradeço a vossa disponibilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o só para te responder a pergunta da praga.

isso é um sinal de praga pior que os ratos, basta um no aquário e ir la ficando é so por ovos e ovos e ao fim de um tempo ficas cheio desse caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas caros colegas, venho aqui fazer um pequeno demonstração do estado do meu aquário.

Mas respondendo a alguns Colegas, primeiro.

Sim são bambus, tem algum problema em ter bambus no aquário? Ja tive no outro aquário anterior e não vi qualquer problema.

As manchas no fundo não são algas, são bolinhas de ar que está entre o vidro e o papel de fundo.

 

Lá meti mais uma vez os óculos de mergulho e fiz mais uma pequena plantação agora de Egeria Densa.

 

14092011124.jpg

 

21092011129.jpg

 

21092011130.jpg

 

21092011131.jpg

 

Agora é esperar por opiniões e criticas. banana rock banana rock

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim são bambus, tem algum problema em ter bambus no aquário? Ja tive no outro aquário anterior e não vi qualquer problema.

 

Problema talvez não dê. Mas os bambús não são propriamente plantas aquáticas. Era engraçado ver ursos panda a mergulhar para comer bambú. :wink:

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tem problema

usei numa aqua pequeno por mais de um ano e sempre viçosos :rainbowafro:

hoje em dia estão num jarro na cozinha e continuam maravilha, tem é umas folhas com o dobro do tamanho

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

continuas com os 33w de luz?

 

O substrato que usaste é este? "Tetra CompleteSubstrate"

 

Se sim tens que fertilizar o teu aqua pois este só tem micros. O ferropol deduzo que seja também só ferro. Por isso falta-te NPK. Por muito pouca luz que tenhas tens que ter um pouco de nutrientes.

 

Quantos aos buracos nas folhas. Regra geral são o resultado de CO2 insuficiente. Mas no teu caso, com tão pouca luz (se ainda tens os 33 w) não poderá ser por causa dos caracóis? Ou mesmo da falta de macronutrientes.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Ora boas pessoal

Venho aqui hoje deixar umas novas fotos do meu aquário, para verem o seu estado e darem alguma opinião é claro, tenho tido uns problemitas com algas, e as plantas deixarem, cair mts folhas, não sei o que fazer.

 

1º uma geral

06112011161.jpg

 

algumas de detalhes.

 

24102011154l.jpg

 

06112011162.jpg

 

06112011163.jpg

 

06112011167.jpg

 

Como podem observar as "belas" algas nos pedras.

 

E para animar um pouco, as belas Valissnerias não param de ganharem novos rebento.

Por enquanto é tudo, espero pelas vossas criticas e sugestões

Editado por Klaudix
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.