Utilização de aceleradores do ciclo


Recommended Posts

Boa tarde

 

estou a começar a decidir o que colocar no meu aqua. Já tenho um tronco a fazer tratamento pois tem imensas algas. A minha questão é: eu não estou com pressa de montar o aqua,vou tentar fazer tudo com calma, sendo assim será que é necessário comprar produtos para a aceleração do ciclo, como o nitrivec? Num espaço de um mês o ciclo não estará formado sem o produto ou é mesmo necessário (aconselhável) colocá-lo? não sei se fortalece em algum aspecto o aquario ou plantas....

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tixxa

 

Esses produtos destinam-se apenas a reduzir o intervalo de tempo para que se complete o ciclo do azoto.

 

Em condições normais umas 3 a 4 semanas depois da instalação o aquário estará em condições de equilíbrio para receber os vivos, devendo a sua evolução ir sendo acompanhada dos indispensáveis testes aos parâmetros da água para correcção de eventuais desvios. Quantos menos produtos químicos no aquário melhor.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em condições normais umas 3 a 4 semanas depois da instalação o aquário estará em condições de equilíbrio para receber os vivos, devendo a sua evolução ir sendo acompanhada dos indispensáveis testes aos parâmetros da água para correcção de eventuais desvios. Quantos menos produtos químicos no aquário melhor.

O que são produtos químicos?

Sabes que tudo em que tocas são "produtos químicos"?

 

Que mania de chamarem "químicos" ou "produtos químicos" a tudo o que é feito pelo Homem. Dos 10 piores venenos existentes, apenas 2 são produzidos artificialmente... os outros encontram-se na Natureza.

 

Sem contar que aceleradores de ciclo são tudo menos "produtos químicos" (entenda-se, algo produzido pelo Homem e que não ocorre naturalmente).

Os aceleradores são bactérias nitrificantes em frasco... nada mais.

 

Podem-se usar? Sim...

Devem-se usar? Depende... de cada um de nós. Se os usarem com tino, são uma óptima ajuda para diminuir o tempo de espera até podermos colocar peixes nos nossos aquários.

São indispensáveis? Não... esperem 2 a 3 semanas com poucos peixes ou outros animais resistentes no vosso aquário, e terão uma colónia de bactérias suficientes para introduzirem novos peixes (com juízo).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e obrigado Luis fortunato

 

Será que me pode dizer qual a maneira "óptima" de ciclar o aquario?

Coloco plantas, substrato e depois aguardo, mas o ciclo não se forma apenas assim, tenho de introduzir alguns peixes, quais os mais apropriados para o efeito e quantos para cerca de 100 litros? E em que altura do ciclo os devo colocar?

 

Thanks.

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

alguém experiente me poderá ajudar na questão anteriormente colocada?

De quais são os melhores peixes e quantos tendo em conta os 100litros de agua, e em que altura do ciclo os deverei colocar?

 

Desculpem mas como me estou a iniciar na aquariofilia ainda tenho muitas dúvidas e prefiro perguntar do que cometer erros de principiante e principalmente criar um bom ambiente para os peixes/plantas.

 

Thanks.

Patrícia

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Parece que não apanhei o Luis Fortunato nos melhores dias. É verdade que os Engenheiros Civis têm para estes assuntos uma sensibilidade diferente da dos Químicos. As minhas desculpas pela agressão involuntária. Foi apenas uma tentativa para ajudar, que desta vez não correu lá muito bem.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

alguém experiente me poderá ajudar na questão anteriormente colocada?

De quais são os melhores peixes e quantos tendo em conta os 100litros de agua, e em que altura do ciclo os deverei colocar?

 

Desculpem mas como me estou a iniciar na aquariofilia ainda tenho muitas dúvidas e prefiro perguntar do que cometer erros de principiante e principalmente criar um bom ambiente para os peixes/plantas.

 

Thanks.

Patrícia

 

 

bo

 

eu nao sou nenhum perito ... mas pessoalmente quando monto um aqua novo, areao, plantas etc. deixo o aqua a trabalhar umas 2 semanas, faço alguns testes ( nao todos ) meto bacterias e começo por 2 ou 3 endlers ( porque tenho muitos e sao resistentes ) deixo passar uns dias e meto mais peixes. ao fim de umas semanas, tiro os peixes que foram para la emprestados e coloco os vivos que é suposto. faço o mesmo procedimento quer em aquas de camaroes, quer em aquas de peixes.

as colidoras sao muito usadas para este efeito, e por norma sao peixes que ficam no aqua.

 

cada um tem a sua tecnica de fazer o ciclo. umas mais certas outras menos certas. pessoalmente nao sou muito rigoroso com todas as "normas correctas" de aquariofilia. sera normal cada membro aqui no forum ter a sua propria maneira de fazer o ciclo, mas no final o importante é que se faça o ciclo.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

peço desculpa mas o meu nick esta errado pois estou com um pda e nao sou capaz de fazer o meu login, sou a tixxa que colocou o topico.

obrigado pelas vossas respostas e nao queria criar conflitos.

ando a tirar as minhas duvidas pois tinha um aqua de guppies e neons e como nao me informei devidamente, apenas coloquei questões aos vendedores das lojas o aquario nao correu muito bem... os peixes foram falecendo ou desaparecendo ao longo dos meses.

desta vez queria optar por kribensis mas queria estar o mais informada possivel para n cometer demasiados erros.

agradeço toda a ajuda possivel e se algum expert de kribensis e cacatuoides me puder ajudar a tirar algumas duvidas para um comunitario agradecia imenso.

ja vi que os posts colocados sao lidos por imensos membros mas por vezes as respostas sao poucas ou nenhumas. mas cada qual sabe de si. nao quero criticar ninguém.

 

se alguem me puder tirar mais umas duvidas agradecia imenso.

obrigado a todos.

tixxa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tixxa por vezes os topicos sao muito lidos e pouco respondidos, nao for falta de vontade, mas, porque tambem nao sabem responder ou nao querem dar alguma informaçao errada. é provavel que uma boa percentagem dos membros que leram o topico estajam com as mesmas duvidas que tu. se verifcares, há membros novos todos os dias á procura de informaçoes.

e se pesquisares um pouco, vais ver que há varios topicos com a mesma questao sobre o ciclar um aqua.

quando puseres um topico com duvidas, deves ter um pouco de paciencia, lol. é como montar um aqua , nao basta enche-lo de agua, é preciso esperar um pouco.

 

 

:animal_fish:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.