Mais um iniciante...


Devil-One

Recommended Posts

Boas

 

Vou iniciar-me na agua salgada e como tal gostaria da ajuda/opiniao de pessoal mais entendido na matéria.

 

Como estou um pouco confinado ao espaço tinha pensado nestes setups:

 

Aquário Sicce Nautilus

 

Filtro Sicce Shark ADV 400

 

Aquecedor Sicce Scuba 100w

 

Bomba Circulação Hydor Koralia Nano 900

 

ou:

 

Aquario Aquatic Nature Cocoon 7

 

Bomba Circulação Hydor Koralia Nano 900

 

Aquecedor Aquatic Nature Easy Heater 100w

 

 

Qual destes dois setups acham mais indicado para quem se vai iniciar ou que outro equipamento aconselham?

 

Em relação ao substrato,rocha e sal,ainda não tenho nada definido.

 

Agradecia também que me aconselhassem um kit de material de testes para a agua.

 

Tenho preferência por compras em loja fisica

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Para mim, dos aquários mais bonitos são os Wave.

 

Há o Wave Vision 45 marine... é um plug and play... mas é sempre necessário comprar uma bombita de circulação extra...

 

Testes... tens várias marcas... eu uso o Salifert em quase todos, mas não há em kit...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A marca do aquário n interessa para nada, é só vidro...

 

Não sei que tipo de aquário pretendes manter e só com essa informação não te posso aconselhar devidamente.

 

Para te iniciares talvez seja boa ideia ficares só pelos corais moles + 3 ou 4 peixes pequenos num aquário com 50 a 80L, com menos litragem torna-se difícil de manter, pois tudo acontece muito rapidamente.

 

Em água salgada não se utilizam filtros, estes a longo prazo só servem para acumular detritos e produzir nitratos em demasia.

Em vez disso, para manter a qualidade da água utilizam-se escumadores de proteínas (que tiram a porcaria antes desta se transformar em amónia), rocha viva onde se alojam as bactérias essenciais para o ciclo do nitrogénio (Amónia → Nitritos → Nitratos → Azoto) e circulação que mantém elevados os níveis de oxigénio (ORP / REDOX) e impede a acumulação de detritos.

 

Um bom setup inicial seria:

 

- Aquário 60Cx30Lx40A

- Escumador hangon (a melhor marca é Deltec)

- Bomba de circulação tunze 6015 ou vortech mp10

- 10Kg de rocha viva de boa qualidade

- 5Kg de areia viva (para encurtar o período inicial sem peixes)

- iluminação 4XT5 24W 2 actinicas e 2 de 10000 Kelvin

- Termostato EHEIM Jäger

- Osmose de 3 estágios para agua de reposição e eventualmente "fazer" agua salgada

- Sal da TMC ou REDSEA, mas há outros também muito bons, ou então podes utilizar água do mar com a densidade devidamente corrigida de 1030 para 1024

 

StartUP e manutenção

 

DIA 1 - inserir rocha, substrato e água, ligar a circulação e escumador, manter a iluminação desligada. (n falei no termóstato pq estamos no verão e não faz falta, a água devera estar entre os 24º e os 28º)

DIA 7 - Repor a água que evaporou com agua de osmose e fazer uma TPA de 30%

DIA 14 - Repor a água que evaporou com agua de osmose e fazer uma TPA de 30%

DIA 21 - Repor a água que evaporou com agua de osmose, fazer uma TPA de 20% e medir os níveis de amónia, se estiverem a ZERO inserir a equipa de limpeza, caso contrario adiar até estar a ZERO

DIA 28 - Repor a água que evaporou com agua de osmose e fazer uma TPA de 20%, se os níveis de amónia estiverem a ZERO inserir um peixinho pequeno e um coral mole resistente, um sarcophyton por exemplo, ligar a iluminação 8 a 14 horas por dia

DIA 35 - Repor a água que evaporou com agua de osmose e fazer uma TPA de 10%, medir os níveis de nitritos e nitratos, se os níveis de nitritos estiverem a ZERO, inserir mais um peixinho pequeno, um camarão ornamental e os corais moles que quiser

DIA 42 - Repor a água que evaporou com agua de osmose e fazer uma TPA de 10%, medir os níveis de nitratos, se estiverem a menos de 15ppm inserir mais um peixinho pequeno

DIA 56 - Repor a água que evaporou com agua de osmose e fazer uma TPA de 10%, medir os níveis de nitratos, se estiverem a menos de 15ppm inserir mais um peixinho pequeno

De 7 em 7 dias - Repor a agua que evaporou com agua de osmose e fazer uma TPA de 10%, se os níveis de nitrato subirem, aumentar as TPAs para 20% de 5 em 5 dias, se continuarem a subir... na altura se vê... talvez tirar um peixe para reduzir a carga orgânica.

 

Atenção ás variações buscas de temperatura! Baixar 1ºC em 5min já é brusco e pode deixar um peixe mais sensível com pontos. O ideal será nunca deixar oscilar mais de 0,5ºC nas TPAs ou reposição de água.

Fazer SEMPRE uma aclimatizarão lenta e gradual (no mínimo 1hora) a qualquer ser vivo que entre no sistema.

 

Se seguir religiosamente o que escrevi, garanto que corre tudo bem e daqui por 1 ano está a trocar por um aquário maior, com direito a sump, bomba de retorno e essas coisas todas. Para carregar de SPS ou LPS, conforme o gosto.

 

PS: O ideal será fazer a reposição de água evaporada com kalkwasser (agua de osmose + hidroxido de cálcio), mas para isso há que ler muito sobre o assunto, se utilizado incorrectamente o kalk mata tudo o que houver no aquário, até as bactérias.

 

Um abraço e muita calma.

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
(clica nos links para ver) Sobre mim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Pessoalmente gosto mais do primeiro conjunto.

É um pouco maior e podes pedir o aquario com duas lâmpadas t5. Isto facilita o encontrar de lâmpadas especializadas para aquários de recife.

A bomba Koralia nano 900 é bem pequenina e funciona muito bem num aquario com estas dimensões

Para filtragem é importante comprar alguns Kg não muitos de rocha viva de qualidade.

 

Os kits da Juwel também funcionam muito bem na minha opinião para converter em água salgada.

Trazem iluminação T5 e dá para remover as tampas o que faz com que possamos adicionar um escumador intermo ou hang-on mantendo uma estética simpática.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estou a iniciar-me nos salagos e comprei também esse aquário (Sicce Nautilus). Não foi a melhor opção, primeiro porque vinha como kit de água doce, trazendo o filtro externo que não vou utilizar, depois porque já tive de trocar a calha que vinha (2xT8) por 4xt5 de 24W. Sei também que o kit quando vem com as T5 é mais caro também e só com duas T5 não te safas tão bem..

 

Considera outros kits ou comprares só o aquário sem as luzes (se der, ou então manda fazer um..) e compra uma calha que sirva para as tuas necessidades.

Editado por MarcoCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais