Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Eu ando a tentar resolver o meu problema com água verde. O aquário foi montado à 10 dias, uma noite meti as plantas, na manhã seguinte tinha a água verde...

Tenho pesquisado horas a fio e já encontrei pessoal neste fórum e em foruns brasileiros a falar de uma técnica que existe, diferente de todas as mais comuns que consiste em uma bomba powerhead e uns cartuchos que servem de filtro, uma coisa tipo malha branca, salvo erro... que filtram esta situação em 3 ou 4 dias... não percebo como funciona nem que tipo de material é...

Alguém ou sabe do que se trata?

É que o pessoal aqui no fórum que falou disso são posts antigos já sem movimento...

Publicado:

Boas,

Esses cartuchos de que falas devem ser carvão activado mas só servem para filtrar químicos e partículas em suspensão e o que tu tens, em princípio, é uma alga. Podes ter tido um aumento súbito de nutrientes na coluna de água. Sendo um aquário novo pode ser algo que estejas a fazer mal durante o ciclo do azoto, tal como colocar comida a mais, filtragem deficiente, excesso de iluminação (muita potência ou demasiado tempo ligada), etc. Para chegar a uma conclusão seria fundamental colocares aqui o setup do aquário bem como procedimentos que estás a efectuar durante o ciclo do azoto e manutenção.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Boas novamente,

O setup é:

Aquário de 54L

Filtro Hidom (vinha incluído) com esponja, anéis de cerâmica, turfa e carvão.

Termostato Eheim 75w

Lâmpada de 15W

Substrato fértil

Areão

7 pés de Sessiflora

13 de Egeria Densa

1 Anubia Barteri

O tipo de filtro que eu estava a falar era este:

Link brasileiro:

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=4036

Link aqui do Aquariofilia.net:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=37991

É disto que estou a falar...

Tenho posto o que me aconselham que é um floco de comida por dia. Ainda não tenho vida animal dentro do aquário... Queria livrar-me disto depressa lol

Abraço

Publicado:

E como estão os parâmetros da água? NH4, NO2, NO3 e PO4?

Deves ter algum bastante elevado e isso originou-te o aparecimento dessa alga. Não chegaste a falar da manutenção nem do ciclo do azoto.

Isso resolve-se com muitas TPA's e com muito controlo sobre os parâmetros. Uma outra solução é colocares um filtro UV pelo menos enquanto tiveres essa alga. Na minha opinião deverás só utilizar o filtro UV excepcionalmente porque tende a baixar as defesas naturais dos peixes devido a habituarem-se a um sistema esterilizado. Neste momento não terás esse problema visto ainda não teres vivos.

Cumprimentos,

André Basílio

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas novamente,

O setup é:

Aquário de 54L

Filtro Hidom (vinha incluído) com esponja, anéis de cerâmica, turfa e carvão.

Termostato Eheim 75w

Lâmpada de 15W

Substrato fértil

Areão

7 pés de Sessiflora

13 de Egeria Densa

1 Anubia Barteri

O tipo de filtro que eu estava a falar era este:

Link brasileiro:

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=4036

Link aqui do Aquariofilia.net:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=37991

É disto que estou a falar...

Tenho posto o que me aconselham que é um floco de comida por dia. Ainda não tenho vida animal dentro do aquário... Queria livrar-me disto depressa lol

Abraço

Boas!Nem máis,muitas tpa's euma boa lã filtrante resolvem

o problema,tambem me vi abraços com essas microalgas,são algo chatas.

Cumps!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!