1º LM_REEF 280L


LMLM1975

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Vou iniciar-me no mundo dos salgados. Já li o tópico dos primeiros passos na aquariofilia de água salgada, mas gostava da vossa opinião antes de comprar o material.

Eu quero começar com um Nano Reef e quero la ter uns corais moles uma equipa de limpeza e 4 ou 5 peixes pequenos.

 

Tenho um aquário com as seguintes medidas 57 x 35 x 30 cm 60L brutos + - 54L reais e não vou ter Sump pois não tenho espaço.

 

Estava a pensar adquirir o seguinte material:

 

- Um pequeno filtro tipo cascata para colocar carvão activo (gostava da vossa opinião se vale a pena ter)

 

-Escumador

Estou na dúvida entre estes 2 internos

TMC V2SKIM 120 NANO

SERA ESCUMADOR PS130

Ou este que é externo

JEBO ESCUMADOR 178

 

-Bomba de circulação

TUNZE TURBELLE NANOSTREAM 6025

Ou

RESUN SUFER WAVE MAKER Modelo: WM-015

 

-Aquecimento 1 Jager 100w

 

-Iluminação 2x24w T5 (gostava da vossa opinião se é suficiente e qual a cor da luz que devo optar dado só ser 2 lâmpadas, a moonlight será feita por leds)

 

-Areia 2/3 cm (gostava da vossa opinião se só coloco areia viva ou faço uma mistura com areia de coral)

 

-Rocha morta 2 kg

-Rocha viva 3 kg (no total de 5 kg de rocha é o aconselhado para a litragem do meu aquário?)

 

-Osmose

AQUILI OSMOSE CLASSIC NPS - OSMOSE DE 4 ESTAGIOS, 190 L/D

 

Claro que aceito sugestões pois são mais entendidos neste assunto 

Obrigado pela vossa atenção

Editado por LMLM1975
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Na minha opinião para esse aquário apostava no escumador JEBO por ser externo... Como não tens SUMP os outros vão te largar bolhas para dentro aquário que fica horrível.

 

Nas bombas de circulação... acho muito fortes para o tamanho do aquário... apostava numa Resun 2000 ou então a Aquael Reef Circulator.

 

Em relação à iluminação... optava por uma lâmpada branca entre os 10000k - 15000K e outra actinica azul.

 

De resto, está tudo dentro dos conformes...

 

Alguma dúvida dispõe...

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Na minha opinião para esse aquário apostava no escumador JEBO por ser externo... Como não tens SUMP os outros vão te largar bolhas para dentro aquário que fica horrível.

 

Nas bombas de circulação... acho muito fortes para o tamanho do aquário... apostava numa Resun 2000 ou então a Aquael Reef Circulator.

 

Em relação à iluminação... optava por uma lâmpada branca entre os 10000k - 15000K e outra actinica azul.

 

De resto, está tudo dentro dos conformes...

 

Alguma dúvida dispõe...

 

Tenho no meu nano de 30L um Escumador JEBO 178 de mochila, e tem dois defeitos:

1- Faz imenso barulho quando tem o sugador de ar aberto

2- Manda bastantes bolhas para dentro do aquário mesmo a médio caudal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barulho fazem quase todos... uns mais que outros... mas por um escumador que custa no máximo 40€ não se podem pedir muito silêncio.

 

Para evitar as bolhas mete lã de vidro e substitui de 3 em 3 dias...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pela vossas respostas, mas vai haver uma pequena alteração...

 

A minha mulher convenceu-me a passar a meia dúzia de peixes do meu comunitário de água doce para o aquário de 60l e fazer o reef já com um tamanho aceitável com 285L.

 

Por isso este projecto fica sem efeito e em breve vou melgar-vos novamente :smile2:

 

Luis Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O novo projecto vai ser assim:

 

Aquário C120 A52 L45 = 280L

Ainda vou ter de o furar para ter uma SUMP

 

 

SUMP 52*40*40 (não da para ficar mais comprida)

 

 

Escumador - Bubble- Magus-NAC7

Bomba de circulação - Resun Wave Maker 15000

Aquecimento - 1 Jager 300w

Iluminação - 4x54w T5

 

 

O que acham do equipamento?

 

Obrigado

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Luís!

 

Sou a favor só do escumador...

 

Iluminação: apostava numa 6x54w... mesmo que não queiras acender as luzes todas, sempre podes brincar um bocado. Simular o nascer do dia (aumentar gradualmente as luzes) assim como o acabar do dia...

 

Circulação: Tenta sempre apostar em duas bombas... cada uma no canto oposto de modo a que a água circule por todas as zonas... o problema é que só com uma bomba ela irá sempre falhar as zonas por debaixo dela.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Luís!

 

Sou a favor só do escumador...

 

Iluminação: apostava numa 6x54w... mesmo que não queiras acender as luzes todas, sempre podes brincar um bocado. Simular o nascer do dia (aumentar gradualmente as luzes) assim como o acabar do dia...

 

Circulação: Tenta sempre apostar em duas bombas... cada uma no canto oposto de modo a que a água circule por todas as zonas... o problema é que só com uma bomba ela irá sempre falhar as zonas por debaixo dela.

 

Obrigado pela resposta :)

 

Vou arranjar mais uma bomba de circulação como sugerido.

 

Na iluminação a ideia é boa, mas nesta fase já sai e muito do orçamento inicial :( , mas quero ver se no futuro consigo arranjar forma de simular o efeito do nascer do dia e do por do sol.

 

Vou também adquirir um mecanismo para reposição automática de água.

 

Depois vou dando mais noticias

 

Cumprimentos

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...