My Garden Place - 180L DISCUS


Recommended Posts

Olá Fórum !

 

Neste topico vou explicar tudo o que me levou a fazer/montar o aquario desde o 1º ao ultimo passo.

 

Após uns dias de pensamentos.. de ideias.. de cálculos de espaços.. de sugestões.. intrigas e complicações, resolvi

meter a ideia em "papel" e saiu o podem ver na imagem em baixo, o interesse era ter um aquário com maior espaço a

nível de largura (40cm) e subir um pouco (45cm) . E assim saiu um aquário de 100cm larg x 45cm altu x 40cm cump,

divida em 4 (10cm largura x 45cm altura x 40cm cump).

 

 

Setup:

 

 

- Aquário:

100cm x 45cm alt x 40cm

 

c/sump 180L

s/sump 160L

 

- Iluminação:

HDD-1000B 2X39W T5

 

- Filtragem:

Bomba de Retorno Eheim 1500L/H

 

- Decoração:

Troncos / Pedras /

Vidro de fundo preto / Plantas

 

- Substracto:

Aquarium Soil 4kg

Aquarium Base 3kg

Areia Silica 10kg

 

- Flora:

Valisnerias

Egeria densa

Anubias

Fetos de java

Bolbitis Heudelotii

Bacopa lanigera

Microsorum pteropus

Ceratophyllum Demersum

 

- Fauna:

2 - Discus Azuis Turquesa

1 - SAE

1 - Corydora Bronze

1 - Corydora barbatus

5 - Nannostomus beckfordi

4 - Paracheirodon (neon)

3 - Rasbora heteromorpha

4 - Anentome Helena

1 - Neritina natalensis

 

- Desenho do aquário (geral)

 

 

PROJECTO2011-1.png

 

E o porque da Sump ? falta de espaço ! Sim a sump podia ser maior mas assim também perdia espaço dentro do

aquário, a bomba de retorno dá uns 1500 l/h dai chega perfeitamente para os litros do mesmo. Matérias filtrantes ?

um pouco de todas das que existem no mercado, na entrada da água meti umas esponjas azuis acessíveis a qualquer um

em lojas de aquariofilia, e de seguida lã filtrante (para filtrar tudo o que é mais pequeno) seguida de cerâmicas

para bactérias e afins lá viverem e de seguida outra camada de lã e esponjas para não deixar passar nada do que é

sugado pelo filtro; esta água toda sobe cerca de 40cm e entra de novo para o aquário,gerando assim uma boa filtragem.

 

 

- Desenho da Sump (zoom)

 

 

sosump.png

 

Saída de água de lado ? A forca da bomba dá corrente e se fizermos um sentido de água veremos que a água quando sai

obriga (forca de corrente) a mesma "varrer o aquário" e fazer com que tudo de porcaria vá para o filtro e assim tenho

uma forca de corrente em bom sentido, sai limpa entra suja.

 

 

- Desenho da Corrente de agua

 

 

CORRENTE.png

 

 

Deixando os desenhos e explicaçoes sobre as materias e mateirais usados,

passo então a prática

 

- Aquário em geral

 

aquageral-1.jpg

 

 

- Foto da sump vista de cima

 

 

sumpvistadecima.png

 

 

- Aquário em geral(estudo do layout)

 

 

Foi complicado devido a quantidade de troncos que queria usar, e assim meti mãos a obras

e resolvi fazer um pseudo bonzai no meio do aquario, a agua estava turva quando tentei

tirar um “close up” mas mais uns dias e coloco fotos novas.

 

 

PEQUENOESTUDO.jpg

 

 

- Colocação do substrato

 

 

Areão de rio para dar sustentabilidade as camadas superiores

 

 

1CAMADA.jpg

 

 

Introdução de Aquarium Soil e Aquarium Base (misturados) o cartao serviu para não mistrurar as as areias e

conseguir fazer um genero de “plantado” da parte traseira do aquario,pois na parte da frente como não penso

meter plantas, preenchi por completo com areia silica.

 

 

2CAMADA-1.jpg

 

 

Areia Silica cobrindo todo o aquaio

 

 

3CAMADA-1.jpg

 

 

- Colocação do Hardscape/e Agua

 

 

Depois so substrato,e comecando a meter os troncos e perdas resolvi dar uma volta completa a ideia que tinha

formado , devido aos tamanhos e contrastes.E assim comecei na ida e volta a casa de banho para fazer

os 180litros de agua nesta montagem numa de poupar agua..ainda retive 30 litros são de agua vindas de outro aquario.

 

JACOMAGUASUJA.jpg

 

 

50% Cheio; e quando mais agua metia mais plantas plantava, com 50% de agua dentro do aquario conseguimoes ver para

onde tendem as plantas altas e como melhor se enquadram.

 

JACOMAGUA50.jpg

 

Já cheio mas com a agua ainda muito turva.

 

JACOMAGUA100.jpg

 

Apos 24h a água ainda se encontrava turva,resolvi entao adicionar mais “crystal water” da tetra para tentar "limpar"

a agua, ao mesmo tempo coloquei os primeiros habitantes; corydora , netrinas ,sae e por fim os dois discus, em breve espero

meter um cardume de Neons ou Cardinais.

 

- Fotos

 

D1-1.jpg

 

D2-1.jpg

 

D3-1.jpg

 

E como a helena "devagar se vai ao longe"..dai vou esperar mais uma horas para a

agua deixar de estar de estar turva e assim postar uma fotos em condicoes.

 

FFF.jpg

 

Espero que gostem ;)

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei bastante acho que podes explorar mais a área onde estão os troncos com plantas até para proporcionar mais esconderijos aos discus. No lado direito podes fazer uns "chouriços" com meias de mulher para criares uma colina onde podes explorar com as pedras e adicionar musgos.

Tecnicamente gostei bastante do filtro e da maneira como fizeste. Acho que devias ter esperado mais um bocado ante de colocar os peixes para evitar stress especialmente com os Discus. Depois acho que podes adicionar na fauna um casal de ramezi e uns camarões (que sempre dão vida e limpam o aquário) e os neons e talvez nariz de bêbados que tinhas em mente.

 

Cumps

warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei bastante acho que podes explorar mais a área onde estão os troncos com plantas até para proporcionar mais esconderijos aos discus. No lado direito podes fazer uns "chouriços" com meias de mulher para criares uma colina onde podes explorar com as pedras e adicionar musgos.

Tecnicamente gostei bastante do filtro e da maneira como fizeste. Acho que devias ter esperado mais um bocado ante de colocar os peixes para evitar stress especialmente com os Discus. Depois acho que podes adicionar na fauna um casal de ramezi e uns camarões (que sempre dão vida e limpam o aquário) e os neons e talvez nariz de bêbados que tinhas em mente.

 

Cumps

warman98

obrigado ;)

 

Filtro - Deu-me trabalho e hoje (2dia de montagem) a agua ainda esta turva,dai nao sei o que se passa..( ja nao sei o qe fazer mesmo) , o filtro tem de tudo , ceramicas, esponjas, carvao,lã filtrante..

 

Lado direito - Sim tou a ver se encontro alguem que venda uma rotalas ou algo de facil manutencao para preencher pois so as fox´s nao chegam.

 

Chouricos ? para aumentar / fazer colina ? - boa ideia sim , para aumentar a parte de tras,mas tenho substrato fertil por baixo,dai que perfiro meter plantas para esconder esse "buraco"

 

Fauna - Sim , ainda vou meter mais, peixes de pequeno porte, tipo neons para fazer um cardume (10) e mais umas 3 corydoras para ajudar a limpar.

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bernardo,

 

Calma, isso é normal. Posso-te dar um exemplo que de uma montagem com um determinado substracto (da ADA) tive água turva mais de uma semana. Isso a pouco e pouco vai.

TPAs em excesso no inicio não convem pq estragas o inicio da ciclagem... mas parece que não ligaste muito a isso :)

Não te quero assustar mas Discus colocados no primeiro dia de aquário tem tudo para dar errado. Vê bem como andam daqui a uma semana porque se comecas a ter nitritos eles vão-se ressentir.

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bernardo,

 

Calma, isso é normal. Posso-te dar um exemplo que de uma montagem com um determinado substracto (da ADA) tive água turva mais de uma semana. Isso a pouco e pouco vai.

TPAs em excesso no inicio não convem pq estragas o inicio da ciclagem... mas parece que não ligaste muito a isso :)

Não te quero assustar mas Discus colocados no primeiro dia de aquário tem tudo para dar errado. Vê bem como andam daqui a uma semana porque se cbomecas a ter nitritos eles vão-se ressentir.

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

 

 

Liguei as TPA´S sim, a troca que fiz ontem foi com agua ja ciclada, Tipo nesta montagem quando comecei a meter agua dentro do aqua,meti cerca de 30l de agua ja ciclada de outro aquario, "outro" esse que ontem fui la buscar mais 10litros para a troca dai a agua "é a mesma", e hoje ja se notou uma melhora..mas continua turva =/

 

Uma semana de agua turva ? hmm estranho ,tanto tempo ?..lá tenho eu de esperar.

 

Quantos aos Discus só os meti no 2 dia e ate hoje estam 5* com grandes cores e a comerem que nem loucos(como podes ver nas fotos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Uma semana de agua turva ? hmm estranho ,tanto tempo ?..lá tenho eu de esperar.

 

 

Com o ADA Amazonia é +- normal... Com Elos a água fica limpida. Não serve isto para fazer comparações sobre a qualidade dos solos - é apenas uma "feature"! O ADA Amazonia 2 penso que até foi retirado por causa disso.

 

Quantos aos Discus só os meti no 2 dia e ate hoje estam 5* com grandes cores e a comerem que nem loucos(como podes ver nas fotos)

 

Óptimo!

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aclimatização de novas entradas :

 

5 - Nannostomus beckfordi

4 - Paracheirodon (neon)

3 - Rasbora heteromorpha

1 - Corydora barbatus

 

CLIMA.jpg

 

4 Dias depois..com agua menos turva

 

BLOING.jpg

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário está a desonvolver se muito bem. Acho que talvez mais umas valisnerias e uns musgos. Depois é só adicionar mais fauna para incher o aquário.

 

Cumps

warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário está a desonvolver se muito bem. Acho que talvez mais umas valisnerias e uns musgos. Depois é só adicionar mais fauna para incher o aquário.

 

Cumps

warman98

 

 

Mais fauna...?

 

Gosto imenso das Rasboras, sao activa, nao param quietas, e estou indeciso em: se meto diferentes especies ou se aumento os cardumes que tenho; neste caso se meto mais Neons ou se meto mais Rasboras. Corydoras, devo meter mais 2 para ficar com 4.

 

Mais plantas...?

 

Sim, tou a pensar meter umas Rotalas na parte central ao fundo, tenho valisnerias a crescer em ambos os lado do aquario, nao se vêem porque ainda estao pequenas (foram podadas); quanto as Fox , talvez deixe so 1 ou 2 pés pois sao muito densas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em fauna...

Eu aumentava em neons e metia uns nariz de bêbado. Talvez um casal de ramezi.

Em flora...

As valisnérias então vão fazer diferença. Podes sempre meter uma echinodorus ou uma cryptocoryne.

Flame se não quiseres posso ficar com alguns pés. hehehe

 

Abraço

Antonio

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Novidades = Aquario foi transformado para criaçao de Guppys

 

Nunca esperei.. Estou desiludido, mas pronto cada um com a sua..

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais