Tempo de Quarentena?


CarlPower

Recommended Posts

Boa noite

 

ja tive durante varios anos aquarios cujos peixes comprava em lojas. O caso é que num dos aquários apareceu uma doença (apodrecimento das barbatanas e os peixes ficavam todos brancos), não sei dizer se me apareceu depois da introdução de novos peixes no aquário, apenas sei dizer que morreram quase todos, apenas restaram alguns e sempre que colocava um peixe novo este morria com as mesma características. Fiz vários tratamentos, até mesmo radicais e de nada valeu, apenas se safou um ou dois e tive de acabar com tudo o que tinha no aquário, mesmo tudo, foi tudo para o lixo e recomeçar um novo.

 

De maneira a prevenir que introduza peixes doentes no aquário, estava a pensar colocá los num outro aquario em quarentena, mas durante quanto tempo seria essa quarentena? E daria resultado, se calhar o peixe poderá já ter a doença mas estar imune, por ter nascido já num aquario contaminado, e contaminar na mesma os outros peixes apesar de fazer a quarentena...

 

Outra questão que se coloca é o facto de estar sempre a mudar os peixes para águas diferentes, ou seja da loja para a quarentena e depois desta para o aquário final... è muito difícil, digo eu, ter o aquário de quarentena nos parâmetros idênticos aos do aqua principal, pois este terá plantas, troncos, o ciclo completo finalizado, etc...

 

O que me dizem? Podem ajudar?

 

Obrig

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a tempos de quarentena, nunca menos do que uma semana. Entre uma semana e 15 dias já dá para ter uma ideia se o peixe está bem de saúde ou não.

 

 

Para teres parâmetros semelhantes entre o aquário de quarentena e o principal, usa água maturada do aquário principal e um filtro de esponja no aquário de quarentena, sem adicionar mais nada ao aquário como decoração, areão, ou outros para além do aquecedor.

 

As mudanças de água fazes também com água do aquário principal. A temperatura mantens igual entre os dois aquários. Assim, evitas um 3 choque entre o aquário de quarentena/principal.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais