iluminaçao para aqua 1.5m


Josegouveia

Recommended Posts

Boas, ja tenho uns poucos conhecimentos de aquariofilia e depois de alguns anos vou agora inicias um projecto com o que chamo de big aquario (pelo menos para a minha experiência e) este tem 1.50-60-60, já tratei da filtragem com um membro aqui do fórum mas ando as voltas de como farei a iluminação, neste aspecto, mesmo depois de ler vários tópicos mantenho-me na mesma, pois pouco percebo de electricidade (balastros, capacidades, etc...) apenas sei fazer algumas ligações, o básico portanto.

Neste aquario, e como vou ter alguns peixes com muito coloração, queria fazer um bom plantado, mas por já ter gasto algum, queria resolver o problema da iluminação o mais barato possível (afinal e o que toda a gente quer neste momento em que vivemos).

Ja pensei em comprar calhas pequenas em segunda mao e junta-las num suporto ou qualquer coisa do genero, por ter estas duvidas todas que peço ajuda aos membros mais experientes aqui no fórum.

Obrigado e bons projectos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apenas aconselho uma coisa, já que o conhecimento é mediano; compra uma régua de T5 com 2 ou 4 lampadas T5, numa loja de electricidade perto de ti, fica por perto de 30 euros, cada régua de 2 lampadas.

as lampadas compras à parte e ficas com uma calha completa, por pouco mais de 50 euros.

a aquaeden tem bom material para DIY, agora cada um sabe do que sabe....

se souberes juntar um balastro, dois suportes e um lampada e ficar a funcionar, segue em frente.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tens ideia de como queres colocar o teu ponto de iluminaçao?

 

tipo:

 

- Fazer tipo caixa;

- Fazer tipo em suspensão;

- Fazer tipo com suportes;

 

Tens de ver essa situação.

 

Eu se calhar no teu caso, visto o teu aquario ser de 1,50 mt, tentava fazer em suspensão.

 

Para isso foi como ja te disseram, 2 reguas para lampadas T5 e o resto do material electrico.

 

Se és da maia tens perto uma loja (PREDALUX) de material electrico barato para montares uma iluminaria bem eficiente e por poucos euros. O pessoal lá percebe, e ate te da dicas de montagem. :)

 

Digo-te isto pq foi lá que comprei o material todo e ficou por cerca de 26€, incluindo lampadas, poupei cerca de 120€ se fosse a comprar uma iluminaria em qq loja da especialidade. :)

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela dica, sim, era mesmo em suspensão que eu tava a pensar fazer, ate pk fica mais estético e pratico para mexer no aqua do que andar a inventar um sistema que de para abrir facilmente, por acaso não me sabes dizer onde fica essa loja, de qualquer maneira vou procurar pela net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso em suspensao fica melhor e devido ao tamanho do aqua, tb aconselho dessa forma.

 

A PedraLux fica mesmo na Ponte da Pedra, concerteza ja deves ter ouvido falar, na avenida da feira de santana, quem segue em direcçao a sao mamede infesta.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje fui a tal loja que falava, realmente tem preços fantásticos, agora tenho uma duvida

pretendo usar

2x lâmpadas T5 150 cm 80W

4x lâmpadas T5 150 cm 35W

da um total de 300W se não me enganei nas contas bang

só que as de 80W tem um espectro de cerca 4000K

e as de 35W tem um espectro de cerca de 6500K

nestas condições há algum problema no conjunto que pretendo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

verifica este tópico a ver se te ajuda alguma coisa.

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php

 

com o gráfico consegues ver potencia de infiltração dos vários espectros.

 

eu tenho unicamente lâmpadas com espectro de 6500k e 4400k. e estou bastante satisfeito, até suponho que sejam as ideais.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais