7ubal Publicado Junho 3, 2011 Publicado Junho 3, 2011 Encontrados possíveis vestígios de navio romano com um vivário a bordo, incluindo mesmo uma bomba manual para fornecer água fresca aos peixes, mantendo-os vivos até ao destino. Podem ler a notícia aqui: notícia Podem ler o artigo científico aqui: artigo (para ler o texto completo em .pdf ou html)
alcaide Publicado: Junho 8, 2011 Publicado: Junho 8, 2011 Decerto que não eram para serem exibidos :D ALCAIDE
7ubal Publicado: Junho 9, 2011 Autor Publicado: Junho 9, 2011 Sim, é mais provável que fosse só uma forma de manter os peixes até chegarem aos mercados. No entanto, conhecem-se pelo menos no Norte de África, villae romanas em que, para além dos tanques para produzir preparados de peixes (como temos inúmeros exemplos aqui em território português), tinham também tanques maiores que eram utilizados como viveiros, com ligações directas ao mar para renovar a água e mantê-la fresca. Também é certo que certas villae e palácios monumentais na Península Itálica tinham lagos interiores (de água doce, naturalmente) nos jardins onde é provável que colocassem peixes capturados em rios ou lagos. Portanto, apesar destes vestígios terem como possível objectivo apenas garantir que o peixe que eles punham na brasa a assar estava bem fresquinho, é certo que os romanos já iam dando os primeiros passos na Aquariofilia.
alcaide Publicado: Junho 28, 2011 Publicado: Junho 28, 2011 De certo que os chineses se ocuparam disso muito antes dos romanos ALCAIDE
Recommended Posts