[Dúvida] Filtro externo em Sump


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Pretendo construir uma sump para o meu aquário de 300 litros reias. Matérias filtrantes, vidro e silicone já tenho. Falta-me a bomba de retorno e é aqui que começam as dúvidas. As bombas adequadas para este volume para além de caras consomem muita energia. Como tenho dois filtros externos de 1100 l/h com pequenas fugas estava a pensar colocar um deles dentro da sump como bomba de retorno, será que funciona? Utilizo as tubagens de entrada e saída nativas a recolher água na sump e o retorno direto no aquário ou uso apenas a saída direta ao aquário e furo a parte inferior do filtro?

 

Pode parecer disparatado mas é uma forma de reaproveitar material. Se isto for viável gasto 0€ em vez de 150€ na aquisição de um filtro novo.

 

Cumprimentos,

 

Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Depende do tipo de filtro que tenhas, mas essencialmente onde eles tê as pequenas fugas. Em principio dá para utilizar como "bomba de retorno", mas só "vendo" o filtro em si. Umas fotos do filtro completo e só da cabeça dão jeito!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o David.

Mas talvez fosse mesmo viável então na sump colocar lá dentro a cabeça do filtro,mas agora não sei é se é impermeável por cima ou não.

Se fosse bastava algo que segurasse a cabeça do filtro para não tocar no chão da sump e creio que funcionasse.Afinal isso não é na mesma uma bomba ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

tive o mesmo problema ano passado....

fui á maxmat ( passando a publicidade grátis) e eles teem umas bombas de água submerssíveis a 35€ que fazem o serviço e consomem o mesmo que um filtro...8/9w

como já tens sump, a bomba faz o necessário e assim poupas uns trocos para uns peixes.

 

espero que ajude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite.

 

Em primeiro lugar peço desculpa por não ter respondido a quem amigavelmente me ajudou, desde já o meu obrigado. A faculdade, o trabalho e a preguiça dão cabo de mim...

 

Desisti da ideia de aproveitar a cabeça do filtro até porque odeio sumps. Para além disso os 1050 l/h atenuados pela altura e pelo estrangulamento das tubagens irião ser insuficientes para o aquário em questão.

 

Investi num projecto de filtro externo DIY que aqui publicarei a seu tempo. Se meter água já deu um gozo danado o projecto e parte da construção.

 

Obrigado a todos.

 

Abraço,

 

Zé Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais