Compatibilidade de espécies


Naily

Recommended Posts

Boas noites

 

Tenho um aquario de 300L com filtragem interna de 900L/h, termostato de 300W e iluminação 2x 150W, por enquanto apenas plantado e com alguns alevins de guppy.

 

Tenho assim mais ou menos uma ideia dos peixes que quero arranjar, ora não sei se ao nível de compatibilidades e tamanhos poderei juntar isto tudo num rodízio. Gostaria que me pudessem dizer se esta minha ideia serve? Ou então outras?

 

Aqui fica:

4 escalares

4 kribensis

6 nariz de bebado

3 molys

3 botia palhaço

3 CAE

2 corydoras

6 rasbora alerquim

 

Agradecida,

Carolina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que deverias mudar a filtragem interna para uma externa com 900 L/h, assim que possas.

 

 

4 kribensis é muito. O ideal é teres um casal. Pede ao vendedor um macho e uma femea, se ele não conseguir identificar aí podes ponderar comprar mais. uma opção interessante se queres mais que dois: é um macho e duas femeas, para assistires à disputa pelo macho pelas femeas!

Corydoras deves por pelo menos mais uma.

 

tens vários peixes de cardume, penso que o ideal é escolher uma espécie, e meter muitos, fica mais giro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Estou a ver os teus projectos, tens ai umas opções questionáveis. Os Escalares tem um pH mais ácido, enquanto as cory's, Kribensis, mollys, gostam de um pH mais neutro/básico. Já agora qual o pH do teu sistema?

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já obrigada pelas respostas, parece que vou ter de fazer umas modificações.

 

Tenho um pH a cerca de 7.0/ 7.2 o que secalhar é demasiado para manter escalares. O que me dizem?

 

 

Cumprimentos,

Carolina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas carolina,

 

o Ph está bom para escalares,

 

3 CAE's é muito pois crescem muito e cada um precisa de 200lts além disso posso disser-lhe que é o peixe mais desordeiro e territorial que tenho, já presenciei algumas perseguições a especimes que competem por alimento sem consequencia muito graves, por isso 3 só se quiser por o aqua em pandemónio, ponha antes um cae pois é bem eficiente na limpeza e complemente com trés ottos.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela observação Sabuguense.

 

Agora em relação ao cardume, indicaram-me que deva escolher apenas um e aumentar o numero de individuos. O problema é que gosto de todos, qual deva escolher ?

 

Cumprimentos ,

Carolina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos restantes apenas tenho as rasboras harlequim são animais muito activoas e tem ums rituais de acasalmento e de "luta" pela liderança do grupo bastante interesantes, os bótias são peixes que crescem muito, pessoalmente não gosto de molly nem plattys nem goppys, por isso retirava botias e plattys e punha mais seis rasboras e seis bebados, mas isto é apenas uma opinião pessoal,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos restantes apenas tenho as rasboras harlequim são animais muito activoas e tem ums rituais de acasalmento e de "luta" pela liderança do grupo bastante interesantes, os bótias são peixes que crescem muito, pessoalmente não gosto de molly nem plattys nem goppys, por isso retirava botias e plattys e punha mais seis rasboras e seis bebados, mas isto é apenas uma opinião pessoal,

 

cumprimentos

 

 

Obrigada pela opinião. Pessoalmente também não gosto muito dos vivíparos, mas infelizmente são peixes que cá em casa gostam muito :confused4:

 

Carolina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas carolina,

 

o Ph está bom para escalares,

 

3 CAE's é muito pois crescem muito e cada um precisa de 200lts além disso posso disser-lhe que é o peixe mais desordeiro e territorial que tenho, já presenciei algumas perseguições a especimes que competem por alimento sem consequencia muito graves, por isso 3 só se quiser por o aqua em pandemónio, ponha antes um cae pois é bem eficiente na limpeza e complemente com trés ottos.

 

cumprimentos

Peço desculpa, mas o que dizes contem erros.

 

1º Os CAE não precisam de 200L. Metade dessa litragem seria mais que suficiente. Falar das necessidades de espaço de um peixe em litros é bastante redutor, não tem fundamento. depois de atingido o minimo exigido pelos peixesd (60L) o que limitará as espécies será o espaço disponível. Ora se meteres mais litros em altura com o comprimento e largura igual ao do aquário de 60L, vai ser quase o mesmo que ter um aquário de 60L.

 

2º Os CAE não devem estar isolados, mas sim ter outros CAE, se estiverem isolados têm tendencia a se virarem a outras espécies, como relatas, caso exista essa tendencia. Com companhia perseguem os da propria espécie.

3º Os Ottos não são mais eficientes que os CAE no consumo de algas, pelo contrário são significativamente menos eficientes. Mas também para o consumo de algas que essas espécies comem, o ideal são ancistrus. Os ottos por seu turno têm interesse em termos de estetica, comportamento, e o seu tamanho residual, fazem com que o seu impacto no povoamento seja bastante residual.

 

Concordo contigo que não colocaria viviparos, mas as molly parecem entre esses viviparos, os de maior interesse para um comunitário, nomeadamente em aspecto e consumo de algas, dependerá do gosto da pessoa. As pessoas que gostam de viviparos é normalmente novatos, pessoas com pouco contacto com a aquariofilia e a diversidade de espécies e comportamentos.

 

também disseram que o pH dos kribensis é neutro. isso não é verdade. Os kribensis são peixes de aguas acidas, neutras e alcalinas. O seu pH ideal vai de 6.0 a 8.0

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, quando referi que o pH era ´neutro, foi devido a pesquisa que efectuei que me indicava um pH de 7.0 para Kribensis (Pelvicachromis pulcher) como é constatado aqui

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse site aquahobby não é fiavel. o unico valor dele são os comentários das pessoas que mantêm as respectivas espécies. nao existe um valor de pH ideal. mas entre 6 e 8,a media dá 7, o que não quer dizer que o pH ideal seja sete, é tolice.

 

o fish base dá entre 5.0 e 8.0

http://www.fishbase....lang=Portuguese

 

na wikipedia, já tem outra coisa: http://en.wikipedia....chromis_pulcher que fala do intervalo do pH do sitio onde é colectado, que vai de 5.6–6.2.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Quo,

antes de mais grato pela primeira correção, a base para essa afirmação foi ter lido que um aqua de 200 litros só proporciona algas para um cae ´para mais já haverá forte competiçãopor alimento e escaramuças,

 

A segunda correção,o que lhe posso disser por experiençia própria é que tenho um cae num pequeno comunitario onde é o unico comedor de algas e nunca presenciei nenhuma perseguição a nenhum dos outros habitantes, no outro comunitario tenho um cae e um sae e ai o caso é completamente diferente onde as perseguições são constantes mas apenas ou sae e nunca a outro e somente quando o sae vai comer nos seus locais favoritos, tirando estas situações até se dão bem chegando a partilhar uma anúbia frente a frente, ficando cada um na sua folha é claro.

 

a terceira correcção é a uma afirmação que não fiz o que afirmei foi que o cae era bem eficiente e os ottos seriam um complemento na equipe de limpeza.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tudo bem, mas o conjunto 1 CAE+ 3otos não é uma boa equipa de limpeza, pois só limpam algas básicas. E mesmo as algas basicas só o CAE fará algum trabalho. São muitos poucos otos para ter impacto num aquario até de 100L. Mesmo que tivesse mais Otos seriam apenas uma boa equipa para limpar algas de pelo. E as filamentosas? e as algas verdes? e outras?

 

Acredito que um unico ancistrus faria melhor trabalho que essa equipa de limpeza, para as mesmas algas.

 

se querem peixes para tratar de algas, eu preferiria um par de ancistrus e farlowellas, depois completaria o grupo com algumas ampularias bridgesii e uns clithon sp. (em neritideos recomendo sempre clithon pois os clithon não limpam só os vidros, mas também as plantas, muitas neritina sp. são demasiado pesadas para treparem as folhas das plantas, logo ficam-se pelos vidros, não é o caso dos clithon sp.).

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim por isso é que tenho um sae para as filamentosas, só que tenho algum receio em recomendar o conjunto cae, sae pois as perseguições, quando as há, não são agradaveis de ver,

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.