Ajuda e documentação dos meus primeiros passos


Recommended Posts

Na minha hora de almoço fui a casa e medi os parâmetros da água. Fiquei super admirada... :confused4:

 

Amónia - 0,3

Nitritos - 0,8...

pH - está entre 7 e 7.5 ( neste caso estável)

 

A amónia costuma estar a zero e os nitritos sempre abaixo dos 0,3!

 

Tinha feito TPA na 6ª.feira, e não encontro justificação para essa subida senão o aumento da população dos peixes em pouco tempo... será?

 

A minha filha ficou a fazer outra TPA de 20% e a usar o Nutrifin aquaplus... não sei o que pode ter acontecido e estou com receio que o restos dos peixes não resistam...

 

Alguém têm alguma justificação para isto, que me possa dar uma ideia? Obrigada..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Helena,

 

as corys são peixes de águas ácidas e como tal é bastante dificil adaptarem-se a águas álcalinas, mas também não é impossivel, a mim de quatro só se adaptou uma a lição que aprendi foi a de respeitar os parametros das especies razão pela qual estou a remodelar o meu aqua para corrigir um erro na colocação de um pouco de substrato álcalino e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos especimes que possuo,

 

a introdução das corys elevou um pouco os niveis de amónia mas talvez nada de mais o verdadeiro problema comecou quando se deu a primeira morte ( de certeza a mais paradinha ) pois o cadaver entra logo em decomposição e liberta altos niveis de amónia e depois é como uma bola de neve a rolar, e foi por isso que a platy também foi,

 

os nitritos estão elevados pois as bacterias cumpriram a sua função e decomposeram a amónia que de certeza já esteve mais elevada do que quando mediu, nesta situação pode fazer uma TPA maior com os mesmos parametros, mas nunca ultapasse os 50%, pois 20% pouco altera as concentrações,

 

Ph entre 7 e 7.5 não é nada preciso, uma variação de 0.5 é uma grande variação e pode ser bastante prejudicial,

 

 

agora não vale a pena desanimar e largar tudo, infelizmente a perda faz parte da aprendizagem deste hobby e você já andou um bom bocado para agora voltar a tráz, se não lembre-se que ainda tem alguns platys e um ottozinho que, quer creia quer não, já estão acostumados á sua familia e dependem e contam consigo para sobreviverem,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sabuguense :)

 

Obrigada pelas suas palavras, levantaram-me o moral e o ânimo! e de certeza que me fizeram bem... :)

 

Eu penso que mais uma vez você tem razão. Deve ter sido isso que aconteceu. Na verdade uma das cory, a que morreu primeiro talvez não estivesse muito saudável, porque logo me pareceu muito quieta e um pouco magra... mas na altura, na loja nem deu para me aperceber porque eram muitas...

 

Eu antes de as comprar, pesquisei bastante... e na verdade o que li foi que eram peixes que se adaptavam a um pH entre 6,5 e 7,5... e as que eu escolhi que eram as corydoras paleatus, se davam bem em meio alcalino até aos 7,5, que é o que eu tenho... li isso em vários fóruns e foi o que me levou a comprar, sendo que o homem da loja confirmou...

 

Quando mencionei o pH entre 7 e 7,5, foi porque os testes que eu uso são os da Nutrafin e a escala é por cores, ora a cor da água quando eu medi, pareceu-me entre um valor e outro... por isso a indecisão. No entanto, o valor estável em que o meu aqua se encontra é sempre o 7,5, concordante com o valor da água que sai da torneira. ;)

 

Hoje, não tive perdas... tenho 2 platys fêmeas e 2 platys machos... havendo uma espécie de luta entre os machos, na defesa da propriedade das fêmeas.

 

O meu otto pequenino está lindo... ele já cresceu um pouco e está muito activo no seu trabalho!

 

A minha filha mediu os parâmetros da água, mas não me soube dizer os valores, apenas me disse que estavam mais claros do que ontem... deduzo que tenha baixado tanto a amónia como nitritos, Logo à noite voltarei a medir e se necessário farei nova TPA.

 

Na minha pesquisa sobre fauna para pH de 7,5, cheguei a alguns resultados, que eu gostava que alguém comentasse:

 

Por exemplo:

 

Molinésias

Colisas

Corydora paleatus e albina

Dânios

Guppys

Molys

 

Eu não irei comprar mais nada por agora, mas se me puderem confirmar que estes peixes suportam um pH alcalino, digam-me, porque eu gostaria de os ver nas lojas e saber se um dia os poderei adquirir sem o risco de os ver morrer...

 

Se poderem indicar mais alguns, então ainda melhor ;)

 

Agradeço toda a ajuda.

 

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helena.

 

Lamento a perda das Corydoras...De facto, pode alguma ter vindo doente (há sempre essa hipótese) e a partir daí criar o tal efeito bola de neve...Quanto ao pH, não me parece que seja o caso, uma vez que a água da Ornimundo também vem dentro desses valores...

 

Dois conselhos: compre um multivitamínico (pode encontrar na Ornimundo da Sera, custa cerca de 8 euros, se a memória não me falha) que ajuda a manter os peixes saudáveis e deve ser colocado aquando uma TPA; arranje um tronco e substitua por uma das pedras, para que a água possa acidificar ligeiramente e ficar com um pH mais neutro. Esse é um pH que dá um grande leque na escolha dos peixes...

 

Quanto aos peixes apresentados, a molinésia e as mollys são o mesmo peixe (o segundo nome é abreviatura do primeiro, embora o nome molinésia seja mais indicado para as mollys originais (as pretas)). De resto, qualquer um dos peixes apresentados são bons para o seu aquário.

 

Outro conselho, deixe o aquário estabilizar mais uns tempos antes de meter novos peixes. Faça uma ou duas TPAs normais e depois compre mais peixes. Por norma, já não deveria haver estes cuidados todos, mas por muitas regras que sigamos, por vezes também acontecem estas cosias (até aos mais experientes, acredite) que não sabemos bem explicar. Não esquecer de comprar sempre poucos de cada vez (não mais do que dois), fazer uma pequena TPA antes de comprar peixes, fazer o acondicionamento como deve ser...

 

Nas redondezas da Orninundo, tem ainda duas lojas que também vendem peixes: a Arca de Noé (no Spacio Shopping - escusa de lá ir hoje, que tem poucos peixes - fui lá dar uma espreitadela hoje de manhã :P) e uma outra no centro comercial da Portela. São lojas bem mais pequenas que a Ornimundo, tem menos peixes, mas normalmente estão melhor tratados. E em alguns casos, os peixes até são mais baratos...

 

Mas volto a relembrar, dar um pulo pela Aquaplante em Benfica é sempre uma alegria para qualquer aquariofilista...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Crush :)

 

Obrigada pela sua resposta.

 

Eu já tenho um multivitaminico e também tenho um tronco grande no aqua...mas não mexeu no pH... tudo se manteve estavel.

 

Ainda não tive oportunidade de ir espreitar essa loja em Benfica, como fica um pouco mais longe... ;) mas tenho que ir!

 

Não sabia que as molinésias e as mollys eram a mesma coisa, mas na verdade quando vi as fotos, também achei que não faziam muita diferença... :girlhitboy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem, os valores do meu aqua já estabilizaram:

 

Amónia - zero

Nitritos - 0,1

 

Tudo voltou ao normal e eu espero não apanhar outro susto t-ao depressa... no entanto os pequenos caracois que já tinham deixado de se ver, voltaram... penso que tem a ver com a fertilização que fiz aquando da TPA na 6ª.feira...

 

Agora é esperar para ver! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:music_singguitar::pompomgirl:

 

Sabem uma coisa?!

Não...?!

 

A minha platy teve bebés!!!! Cheguei à pouco e notei que ela já não estava barriguda... olhei com muita atenção e vi...

No meio das cabombas os pequeninos, quase invisiveís, minusculos... banana rock

 

Pronto, eu sei que se calhar mais logo ou amanhã já não vou ver nenhum... porque não tenho possibilidade de os separar, nem quero, por isso se algum deles tiver a capacidade de se manter escondido, pode ser que eu seja premiada... eu nunca tinha visto seres tão minúsculos!!!

 

Já percebi que a aquariofilia é feita de dias tristes e dias felizes... há dois dias estive triste, hoje estou feliz...

 

Agora mais uma vez eu tenho que agradecer a este forum, pela grande ajuda que me tem dado! E particularmente ao Sabuguense e ao Crush, que sempre estão atentos e prontos a responder a todas as minhas duvidas... :idea2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o teu aquário até está bem plantado, pode é ter ainda mais plantas, mas isso é com o tempo....

eu tenho molly's, espadas e guppy's em aquários plantados e safam-se bem, por isso no teu, vais continuar de certeza a ver alguns.

a única coisa que eu tenho a mais é o musgo de java, mas a diferença não é assim tão grande, por isso safam-se de certeza, não todos mas muitos.

o que gosto nos espadas, é que para um peixe tão grande, os alevins até são basante pequenos.

as molly deve ser mais ou menos a mesma coisa como os platty's.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Robintiago, pela sua participação :)

 

Eu espero que pelo menos algum escape, mas não tenho muita certeza...:) Tenho muitas cabombas, mas ainda não estão muito espessas para que eles consigam ficar invisiveis... amanhã logo se vê se há algum resistente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOA! :pompomgirl: :pompomgirl: :pompomgirl:

 

Agora tenta dar mais vezes comida ao dia, para os grandes não terem fome e não comerem os alevins...E meter pedacinhos de comida minúsculos para que eles possam comer (se não tiveres comida própria). Se vires que os peixinhos estão concentrados num lado, dá comida aos grandes noutro lado oposto primeiro e só depois metes as migalhinhas para os pequeninos (e tenta fazer com que afundem, para que os alevins não tenham que vir ao cimo para comer). E claro, se conseguires arranjar mais esconderijos, maior a probabilidade de sobreviverem. Podes reduzir um pouco a luz (ou fazer mais intervalos de luz).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns á mãe babada,

 

a minha experiençia com viviparos mostrou-me que os especimes que sobrevivem apenas pelo seu proprio instinto são exemplares bastante saudaveis e bastante resistentes ao passo que entre aqueles que eu retirei para um ambiente seguro havia bastantes animais muito frageis e pouco desenvolvidos, por isso faz bem em deixar a natureza acontecer e vai ver que se não for desta para a proxima safam-se um ou dois bons exemplares,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá cá estou eu... :)

 

Eta peixes danados que devoraram as crianças "quase" todas... #food

 

Mas eu não desisti... inspecionei as minhas ervas todas, o tronco, as rochas... os buraquinhos todos! E lá estavam uns resistentes... :dancing:

 

3 minúsculos... os únicos! Disfarçados no meio dos buraquinhos do tronco e por baixo das pedras!

 

Apenas desejo que eles consigam ser espertos o suficiente para poderem escapar! Eu não sei qual é a velocidade de crescimento deles, nem como será a procura deles pela comida. Já pesquisei bastante pela net e aqui no forum, tenho algumas ideias sobre o que poderia fazer, mas sei que é muito complicado... mas não é impossível! estou a fazer como o Crush disse, dirigi o foco da luz para outra zona e alimento os grandes no sentido oposto. Esmago os flocos e deito na agua perto dos sítios onde eles estão, mas com o movimento da água é difícil... Já sei que eles só começam a comer a partir dos 3 dias, até lá consomem o que têm numa espécie de bolsa vitelina, e depois será o que for! Esperemos para ver... :)

 

A minha outra platy também não deve demorar muito a ter... é mais uma esperança!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje faz 3 dias que nasceram os alevins da minha platy... tenho 4 resistentes :animal_fish:

 

São bem espertos! Mantêm-se escondidos entre as rochas e nos buracos do tronco... e hoje já os vi comer os pequeninos flocos que caiem perto deles :) Quando algum dos grandes se aproxima fogem muito rapidamente e confundem-se com os fundo!

 

 

Crush, hoje fui visitar a tal loja em Benfica. Fiquei maravilhada e completamente rendida ao mundo da aquariofilia, estive a falar com um senhor que penso que era o dono e me disse para eu não mudar nada no meu aquario. Infelizmente, devido ao pH que tenho, não deverei pôr nenhuma espécie das que eu falei... nem as colisas, que eu tanto adoro! Devo manter-me, para já nos platys, guppys, mollys e espadas... o meu otto é um resistente e eu devo mimá-lo, porque se ele resiste é porque está bem adaptado! Segundo o que ele me disse, não preciso alterar a iluminação, está muito bem o que tenho, tendo em conta as plantas que escolhi... e além do mais, peixes não apreciam luz intensa!

Gostei muito de falar com ele e fiquei deveras apaixonada por aquela loja :) Devo lá voltar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Passaram 6 dias desde que nasceram os alevins de platy... e os 3 resistentes continuam vivinhos! Por vezes tenho a sensação de que são 4, mas ainda não consegui ter a certeza, no entanto há 2 que estão mais desenvolvidos do que os outros e esses já os conheço ;) estão a ficar atrevidos e já arriscam a vir buscar os flocos de comida mais ao centro do aquário... mas quando vêm os grandes são super rápidos a esconderem-se! estou surpreendida que tenham conseguido escapar até agora e só espero que consigam a proeza de continuar :)

 

De resto tudo está estável no meu aqua.

 

No domingo fiz TPA quase a medo, por causa dos alevins, mas tudo correu bem.

 

Ontem medi:

 

Amónia = Zero

Nitritos = 0,1

pH = 7,5

 

Tenho lido muito aqui no fórum sobre os filtros e por vezes espanto-me pelo facto de tudo estar bem com o meu aqua.

Eu tenho apenas um filtro interno com esponja, sem outros materiais filtrantes senão a esponja, e tudo está bem com o meu aqua. Não tenho algas, não tenho nada de estranho. Penso que apenas não tenho a água tão cristalina como vejo nalguns, mas de resto está tudo a funcionar.

 

Continuo com uma lâmpada compacta de 18W e as minhas plantas estão a crescer saudáveis. Mantenho acesa desde as 11h00 até às 22h00. As cabombas estão a crescer imenso e fizeram a parede de trás do aqua, a anubia nana está a desenvolver mais 2 folhas, a echynodorus tropica está linda e verde, e aninha no seu interior um pequenino alevino.

A ultima planta que comprei, tal como o Sabuguense disse, parece ter morrido e perdeu as folhas, mas agora rebentaram mais de 7 folhinhas novas e a planta está a renascer :)

 

Eu gostava muito de acrescentar mais fauna ao meu aqua, mas com tantos alevinos a nascerem tenho que pensar muito bem... :) Ou então talvez partir para outro aqua maior e com outras características!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou acrescentar algumas fotos para que possam ver como está o meu aquário, apesar de não haver muita alteração.

 

Apenas quero salientar que a minha anubia nana floriu :) e é a primeira vez que vejo algo tão lindo, a flor parece um antúrio:

 

Anubia florida:

 

DSC01052.jpg

 

DSC01053.jpg

 

A Cryptocoryne Walkerii, que está a renascer:

 

DSC01054.jpg

 

A mesma paisagem, mas com mais profundidade:

 

DSC01055.jpg

 

O meu tronco: A ideia é cobri-lo com musgo ou outra anubia, mas ainda não encontrei uma planta bem robusta, tudo o que tenho visto são muito fracas:

 

DSC01056.jpg

 

Aqui, se olharem com muita atenção, o pontinho castanho por cima do tronco é um dos meus alevinos de platy, um bébé:

 

DSC01057.jpg

 

Uma vista lateral do meu aqua:

 

DSC01059.jpg

 

Uma frontal mais ampla:

 

DSC01061.jpg

 

 

 

Espero que gostem :)

 

Eu sei que não é um aquário maravilha, mas é um aquário estabilizado ;)

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :)

 

Tudo praticamente normal no meu aqua. Os meus 4 alevins estão vivinhos e já são bastante atrevidos, já vêm comer com os grandes e estes perseguem-nos mas não lhes fazem mal, apenas os "sacodem" dali... no entanto eu estou sempre receosa de que no instante seguinte já não esteja algum, mas parece-me que eles irão ser uns valentes e vão sobreviver!

A minha outra platy também já teve alevins, tenho visto 2 deles ainda muito minusculos e parece que não escapou mais nenhum...

 

No entanto eu tenho visto uma razia nas minhas plantas cabombas... e tenho verificado que os pequenos comem os rebentos das cabombas! Será isto normal? Estou a pensar substituir estas por outras!

 

De resto tudo continua bem e depois que estes 4 alevinos tenham idade suficiente para eu ter certeza que já não são comidos, eu vou querer adicionar outra espécie. Se alguem me poder dar uma ajuda nessa escolha eu agradeço... estou muito confusa por causa de ter um pH 7,5...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cabombas são muito bonitas, mas fazem muito lixo... começaram a ficar roidas pelos alevinos de platy e fizeram muito lixo no solo e no filtro, então decidi que era melhor mudar e assim fiz. tenho agora a Egeria Densa e a Echinodorus Parviflorus, fazem um fundo muito bonito e os meus peixes gostaram da mudança :) e eu também!

 

Os 4 alevinos que sobreviveram da 1ª postura da platy vermelha já não correm perigo, já andam junto com os grandes e eles não lhes ligam. tenho mais 4 alevinos sobreviventes da postura de outra platy, a preta... estes ainda são pequeninos mas eu acredito que também vão crescer sem problemas, porque os adultos não lhes ligam...

 

Agora acredito que daqui para a frente eu comece a ter uma epidemia de platys... já percebi que as fêmeas estão sempre grávidas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helena ,

 

exactamente,

agora não deixe chegar ao um ponto caótico e começe a pensar oferecer um pequenos quando já tiverem um tamanho rasoavel, ou então (pode não parecer muito éctico mas é para bem do ecosistema) uma especie que prede os recém nascidos,

 

a questão do Ph 7.5 não é muito preocupante pois na maioria das lojas os peixes são mantidos com agua da torneira, se cloro é claro e aqui no sul os valores da agua rondam isso logo eles são mantidos nas mesmas condições que tem em casa, tanto que por vezes ao colocarmos uma especie directamente nas sua condições ideais estamos a fazer asneira (podem chamar paranóico, mas tenho o habito de medir a agua das lojas que vem com o saco com os peixes que compro)

o essensial é não sugeita-los a grades variações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sabuguense :)

 

Já pensei nisso, de comprar uma espécie que me possa controlar e equilibrar a vida no aqua, mas não sei qual devo comprar...

 

O que é que me aconselha?

 

Alguém já teve o problema dos peixes comerem as cabombas? Eu acho estranho, mas na verdade eu deixei ainda ficar 2 pés que estavam muito enraizados e bastante verdes e em 2 dias as folhinhas estavam completamente devoradas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Nuno, mas eu penso que o meu problema está resolvido :)

 

Com o aumento da fauna de platys, desapareceram todos os alevins que nasceram há 2 dias. É verdade! tenho os 4 da primeira vez que já têm quase 1 mês e mais quatro com um pouco menos, mas que ajudaram a devorar todos os nasceram... pronto, assunto resolvido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helena,

 

adorei o teu tópico que li de uma ponta à outra.

olha, se queres dar um miminho ao oto prende uma rodela de courgette ao vidro (usa uma ventosa). De inicio pode ele pode ser timido mas depois de provar ele vai devorar aquilo tudo #food

 

cumps

Editado por Lima84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos :smile2:

 

Obrigada Lima84, ainda bem que gostou do meu tópico :) Não sabia essa da courgette e vou experimentar. O meu otto já está um senhor, cresceu e é dono do aquário... limpa aquilo tudo com muita sabedoria e experiência e nunca deixou aparecer nem uma alga... :chores003:

 

Adora os flocos de spirolina ;)

 

Hoje é dia de aniversário no meu aquário: Os primeiros 4 alevinos de platy fazem hoje 1 mês!!

 

:grouphug::new-bday::dancing:surprised

 

Estão lindos, já fazem parte do cardume e são muito activos! Penso que são todos fêmeas... :B-fly:

 

De resto tudo segue com normalidade... normal até de mais! Eu quero colocar outros peixes... mas com tantos alevinos ainda em "idade escolar" até tenho medo... eu quero que estes sejam felizes no meu aqua... além destes 4 tenho outros 4 da segunda "ninhada"... e 1 minúsculo com 5 dias....

 

Mas já não quero mais... e já arranjei quem me fique com os que nascerem e eu não queira... ;)

 

Cumprimentos

 

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Houve alguma alteração no meu aquário.

 

Um amigo de um amigo meu, cansou-se do aquário e começou a dar o que tinha... então fui lá espreitar e trouxe algumas coisas, poucas, porque o aquário não estava em muito bom estado...

 

Trouxe uma anubia que eu penso que é a anubia barteri, com umas folhas grandes, mas muito mal tratada... lavei e tirei algumas folhas velhas e deixei alguns rebentos, embora não tenha muita esperança neles, porque apresentam uma cor amarelecida, mas irei tratar dela com todo o cuidado, porque parece ter sido uma planta muito linda... trouxe também uma echinodorus tropica um pouco mal tratada :( eu já tinha uma, mas eu gosto delas e não me importo de ter mais, ficam bem na frente do aquário. Só espero que recuperem...

 

Trouxe 6 peixes nariz de bebado... estão muito magros, mas parecem saudáveis... eu sei que não são peixes para pH 7,5 como eu tenho, mas na verdade eles já devem estar habituados, porque onde estavam também era esse o pH deles... só desejo que resistam no meu aqua. São delicados e muito engraçados... mas devem ter estado um pouco esquecidos, porque quando os alimento parecem doidos... :)

 

Convivem bem com os meus platys e não incomodam os alevinos... mantêm-se no meio do aquário e movimentam-se de forma engraçada... para onde vai um, vão todos!

 

Não trouxe mais nada porque não posso ter mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.