Novo Aquario 200 Litros Duvidas


Recommended Posts

Boas caros amigos

 

Eu inicei-me nesta area á 3 anos, com um aquario de 60 Litros. Mas agora que estou a mudar de casa acabei de comprar um aquario de 240 litros (120x50x40) Brutos que vou buscar no Sabado de Tarde.

Mas desta vez vou apostar nos ciclídeos, e como sempre gostei de criação, gostaria de comprar aos casais.

 

Tenho diversas duvidas, que gostaria, caso possivel alguem com a sua experiência me respondesse:

1- Para meter os peixes quase de imediato no aquario novo (sem esperar a 3 semanas para o ciclo) , posso pegar no filtro (fluval 305), e na agua do antigo aquario para o novo e acrescentar mais 60 litros novos, ficando com 120, e depois gradualmente aumentar cada dia... Sera que os peixes resistem?

 

2- Como vou montar a parte de iluminaçao, estava a pensar em por LEDS, e o vendedor aconselhou-se a por apenar uma fita de led no vidro da frente (120cm) com um angulo de 45 graus, será que chega? ou convem por em toda a volta do aquario

 

3- E plantas, gostava de saber algumas plantas que resistem bem a este tipo de iluminaçao

 

4- Os ciclideos, gostaria de alguns nomes em que a sua reprodução seja bastante facil, eu por enquanto tenho 2 casais, um casal de Limoes (hehe) e um casal de Boca de fogo (julgo). :)

 

Muito OBRIGADA! Abraços! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites, Não sou um grande expert mas já tive um aquário com 200 litros com ciclideos americanos até acerca de um ano. Quanto a colocares logo os peixes não acho boa ideia devias ao menos esperar 1 a 2 semanas, mesmo colocando alguma agua do teu antigo aquário pois se vais colocar ciclideos tens de lhes proporciona os parâmetros ideais para eles, no caso de ciclideos americanos tens de manter uma agua pro lado do acido e fazeres testes para ver se o teu antigo aquario estaria com os parâmetros adequados. Para manteres um aquário plantado com ciclideos não tens muita escolha pois muitos deles gostam de as devorar , eu tinha uarus que foi dos melhores peixes que tive até agora e nem as anubias mesmo dando aos mesmos spirulina eles deixaram de as devorar até mesmo a raiz, aconselhava discos nesse caso. Quanto a questão da fita led não te aconselho para um plantado devido ao facto de não ir penetrar da melhor forma na coluna de agua a não ser que coloques calha led com leds de alta potencia em que 1 led tem entre 1 w e 3w de potencia e têm uma boa penetração, essas fitas led tem normalmente por metro 240 leds para uma potencia de 14w por metro, eu tenho um projector led de 30 leds com 30w de potencia e mesmo assim estou a arriscar dinheiro, opta por uma calha t5 4x54w que não te fica muito caro ronda os 150€ e ficas com uma boa iluminação. Estranho o vendedor te ter aconselhado os leds pois eles deviam de saber que essas fitas não são uma opção fiável e não ficam mais baratos que as fluorescentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Caro Geada, Muito obrigada pela resposta :)

 

Ja apreendi algo, o que desconfia, eles devoram mesmo tudo ate raizes. hehe . Eu estou optar pelo Led pois trabalho numa Empresa que me fornece o equipamento de Led de borla, ou seja, fica-me a 0 euros e manutenção 0, custos energéticos drasticamente baixos :) .. Sendo assim o Vendedor disse que servem para ciclidios, mas nao para plantas

Os leds sao akedas fitas que vem de 5 metros, nao sei os watts mas amanha publico aki :)... so gostava de saber mesmo se uma fita de 120 cm na frente chega, ou ponho outra atras de 120 cm. =) ja que é de borla

 

Outra questao que te ponho é quais sao os melhores para reproduzir e se ja tiveste nascimentos nesse aquario ;)

 

Obrigada pela dica, pelo sim pelo nao, vou fazer tpa no antigo dia sim dia nao, e enchendo o outro durante uma semana, que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola que sorte, opa para 240 litros 2 fitas seria melhor

 

Bem hoje falei com o fornecedor de Leds, e ele disse-me que em 120 cm de fita de led, (so na frente do aquario) é num total de 5.76 watt ( 75 luzinhas)

O que axas? ponho 120 cm ou 240 cm? ou com os laterais tb (240cm + 40cm + 40cm = 320)

 

Outra cena, tb tenho fita de led daquele que muda de cor por controlo remoto...tipo, pode ficar vermelho, rosa, verde, azul, pode mudar suavemente, pode ficar so numa cor, depende...sera que isso seria prejudicial aos ciclideos ter sempre luzes de cor diferente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o melhor seria 2 de 240 pois essa fita led é um pouco fraca, na outra questão podias uzar somente a luz azul para funcionar de noite como moonlight fica porreiro, as outras cores não aconcelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o melhor seria 2 de 240 pois essa fita led é um pouco fraca, na outra questão podias uzar somente a luz azul para funcionar de noite como moonlight fica porreiro, as outras cores não aconcelho.

 

è o que estava a pensar...como aquilo vai ficar no meu quarto... uma Luz Azul ou Vermelha Verde de vez enquanto transformava o espaço :)

A questao é se eu deixar imagina uma luz azul por uma semana, outra semana vermelho outra semana verde....sera que isso afecta os peixes? a sua reproduzam ou algo do genero?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è o que estava a pensar...como aquilo vai ficar no meu quarto... uma Luz Azul ou Vermelha Verde de vez enquanto transformava o espaço :)

A questao é se eu deixar imagina uma luz azul por uma semana, outra semana vermelho outra semana verde....sera que isso afecta os peixes? a sua reproduzam ou algo do genero?

 

Não te aconselhava outra cor senão a azul pois imita a luz lunar as outras tornam a iluminação um pouco artificial e é capaz de interferir com o desenvolvimento dos peixes, mas usa a azul só á noite quando as outras estão apagadas, para isso compara dois temporizadores ou um duplo não é caro com 4 euros no chinês compras 1.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á questão dos ciclideos que fizeste de inicio, eu gosto particularmente do Severum e dos uarus que são mais baratos normalmente que os discos e também ficam um espectáculo. Mas não te esqueças de nada de plantas, somente colocar no setup rochas e troncos ou podes arriscar a colocar umas anubias. O único ciclideos que não te aconcelho é o papagaio pois é um imbrido e bastante agressivo mesmo em aquários grandes. Ainda tens opção de um biótopo malawi que os peixes são de uma beleza rara mas mais difíceis de manter que um amozonico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nice =) obrigado pelos nomes dos peixes, realmente sao uma Beleza :) e a sua reprodução? sera fácil ?

 

Quanto a luz vou optar pela branca fria, se calhar duplico a fita de led e pinto por cima num tom azul para provocar a luz nocturna ;) So gasto dinheiro no spray e em outro transformador

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.