tucamaia Publicado Maio 21, 2011 Publicado Maio 21, 2011 boa tarde amigos apos ter colocado um balastro de uma lampada economizadora de 20w numa lampada fluorescente t8 de 18, verifico que a t8 emite menos luz. continua com a luz branca, visto ser de 6500k mas com menos intensidade, como se estivese algo a tapar a luz. sabem o que pudera ser? abraços Citar zxdvfzxxvxcv
Ruy M. Publicado: Maio 21, 2011 Publicado: Maio 21, 2011 (editado) Isso acontece porque tens que usar balastros adequados para cada lampada especifica, o balastro não interfere com a temperatura de luz. Concretiza melhor o tipo de lampadas porque não existe lampada economizadora, isso é apenas uma adjectivação em relação ás incandescentes. Editado Maio 21, 2011 por Ruy M. Citar
tucamaia Publicado: Maio 21, 2011 Autor Publicado: Maio 21, 2011 Isso acontece porque tens que usar balastros adequados para cada lampada especifica, o balastro não interfere com a temperatura de luz. Concretiza melhor o tipo de lampadas porque não existe lampada economizadora, isso é apenas uma adjectivação em relação ás incandescentes. agradeço a resposta. eu nao me referia a temperatura mas sim a intensidade de cor. tal como disse continua com a luz branca, mas mais fraca, tipo uma lampada das antigas, uma de 60w dava mais luz que uma de 25w. ficou assim, com menos intensidade de luz. abraços Citar zxdvfzxxvxcv
Ruy M. Publicado: Maio 21, 2011 Publicado: Maio 21, 2011 (editado) O que define a cor da luz é a temperatura de luz, a intensidade nada tem a haver com a cor. E como disse anteriormente o balastro não interfere com a temperatura de luz. Simplificando, não é o balastro que define a cor da luz. Ainda assim não concretizaste, que balastro utilizaste para as t8? qual a sua potencia, etc..? sem saber isso não te posso ajudar Editado Maio 21, 2011 por Ruy M. Citar
tucamaia Publicado: Maio 21, 2011 Autor Publicado: Maio 21, 2011 O que define a cor da luz é a temperatura de luz, a intensidade nada tem a haver com a cor. E como disse anteriormente o balastro não interfere com a temperatura de luz. Simplificando, não é o balastro que define a cor da luz. Ainda assim não concretizaste, que balastro utilizaste para as t8? qual a sua potencia, etc..? sem saber isso não te posso ajudar ou nao percebe ou nao quer perceber. tal como referi nao tenho duvidas com a temperatura, mas sim com a luminosidade. o balastro é de 1x20w sendo que a lampada é de 18w abraços Citar zxdvfzxxvxcv
Ruy M. Publicado: Maio 21, 2011 Publicado: Maio 21, 2011 Vamos lá aqui ver uma coisa, tu pedes ajuda e ainda és mal agradecido. Se tu é que sabes resolve tu o problema. Citar
tucamaia Publicado: Maio 21, 2011 Autor Publicado: Maio 21, 2011 Vamos lá aqui ver uma coisa, tu pedes ajuda e ainda és mal agradecido. Se tu é que sabes resolve tu o problema. se eu soubese nao vinha ca pedir ajuda. eu digo e torno a dizer que a intensidade é que esta inferior e o senhor continua a falar da temperatura??? se nao sabe ajudar nao diga nada que é mais facil. abraços Citar zxdvfzxxvxcv
Sabuguense Publicado: Maio 21, 2011 Publicado: Maio 21, 2011 agradeço a resposta. eu nao me referia a temperatura mas sim a intensidade de cor. tal como disse continua com a luz branca, mas mais fraca, tipo uma lampada das antigas, uma de 60w dava mais luz que uma de 25w. ficou assim, com menos intensidade de luz. abraços eu também estou com deficuldade em perceber a sua duvida está admirado que uma lapada de 60W tem mais intensidade que uma de 20w? qual é a duvida? cumprimentos Citar
tucamaia Publicado: Maio 21, 2011 Autor Publicado: Maio 21, 2011 eu também estou com deficuldade em perceber a sua duvida está admirado que uma lapada de 60W tem mais intensidade que uma de 20w? qual é a duvida? cumprimentos exemplo a mesma lampada: balastro magnetico: 60w balastro de uma vulgar lampada economizadora: 20w a lampada e a mesma t8 de 18w, mas fica com diferentes intenssidades com cada um dos balastros. abraços Citar zxdvfzxxvxcv
Sabuguense Publicado: Maio 21, 2011 Publicado: Maio 21, 2011 é claro que vai ter mais intensidade pois está preparado para uma lampada de 60w e até tiveste sorte em não rebentar a lampada, quanto á luminusidade a do balastro de 20 é que está correta e se achas fraca então é melhor arranjares mais umas, agora levantou-se mais uma duvida minha, a lampada economica referes-te as lampadas PLL? aquelas que são dobradas, se for á pouco tempo tive uma resposta do Ramirezi que balastros de T8 não servem em PLL mem vice versa e se então estas a usar uma lampada de um tipo num balastro de outro é natural que efectivamente a luminusidade seja bastante fraca mesmo estando a potençia da lampada adquada, de qualquer forma bota ai umas fotos prá gente ver cumprimentos Citar
tucamaia Publicado: Maio 21, 2011 Autor Publicado: Maio 21, 2011 ta bonito lampada t8 de 18W balastro magnetico de 20W balastro electronico de uma lampada dos chineses de casquilo e14 de 20W a diferença de intensidade é a seguinte: a t8 de 18W com o balastro magnetico = 60w a t8 de 18w com o balastro electronico = 20w estes 60w e 20w sao apenas para exemplificar. nada tem a ver com valores reais. abraços Citar zxdvfzxxvxcv
Sabuguense Publicado: Maio 21, 2011 Publicado: Maio 21, 2011 (editado) então é claro que sim, não te sei esplicar bem o processo mas vou tentar, as lampadas flurescentes funcionam atraves da passagem da corrente electrica por um gas, ora a quantidade desse gas dentro de um tubo T8 é significativamente superior ao contido numa dessas lampadas económicas, logo o balastro da económica não produz corrente suficiente para exitar todo o gas de uma T8 nem tão pouco a frequencia é adquada, por isso tens apenas um terço da intensidade contudo a pequena parte do gas que é exitado produs a temperatura de cor correcta, o que faz com que tenha a mesma cor branca na própria lampada mas a luz não se propaga pois não tens potençia suficiente, conclusão foi uma esperiencia interesante e mas não funciona, pelo menos com esperavas e até podes vir a conseguir uma que aparentemente funciona mas sera apenas aparentemente pois se não raspeitares a especificações dos aparelhos electricos eles ou não vão cumprir convenientemente a sua função ou não a vão cumprir por muito tempo. Ou seja o que podias poupar nessa solução em vez de comprar um balastro electronico correcto irias gastar muito mais a comprar lampadas pois mem sequer iam chegar a um terço do seu periodo util. espero que esta resposta seja a que procuravas, cumprimentos Editado Maio 21, 2011 por Sabuguense Citar
tucamaia Publicado: Maio 21, 2011 Autor Publicado: Maio 21, 2011 então é claro que sim, não te sei esplicar bem o processo mas vou tentar, as lampadas flurescentes funcionam atraves da passagem da corrente electrica por um gas, ora a quantidade desse gas dentro de um tubo T8 é significativamente superior ao contido numa dessas lampadas económicas, logo o balastro da económica não produz corrente suficiente para exitar todo o gas de uma T8 nem tão pouco a frequencia é adquada, por isso tens apenas um terço da intensidade contudo a pequena parte do gas que é exitado produs a temperatura de cor correcta, o que faz com que tenha a mesma cor branca na própria lampada mas a luz não se propaga pois não tens potençia suficiente, conclusão foi uma esperiencia interesante e mas não funciona, pelo menos com esperavas e até podes vir a conseguir uma que aparentemente funciona mas sera apenas aparentemente pois se não raspeitares a especificações dos aparelhos electricos eles ou não vão cumprir convenientemente a sua função ou não a vão cumprir por muito tempo. Ou seja o que podias poupar nessa solução em vez de comprar um balastro electronico correcto irias gastar muito mais a comprar lampadas pois mem sequer iam chegar a um terço do seu periodo util. espero que esta resposta seja a que procuravas, cumprimentos amigo sabuguense, assim sao boas respostas. eu fiz esta experiencia, pois ja vi por este e noutros foruns a dizerem que funciona. dai ter colocado ca a questao. mas sendo assim obrigado na mesma. abraços Citar zxdvfzxxvxcv
Sabuguense Publicado: Maio 21, 2011 Publicado: Maio 21, 2011 mais um cliente satisfeito é que é precisso Citar
Recommended Posts