construir aqua


alvarenga

Recommended Posts

Dado que começei agora com aqua de 60 litros, que não serve para os peixes que quero, pretendo fazer um aqua maior.

 

Quero usar 2 pilares em pedra com 80 cm de altura como pés para um aqua.

Os pilares pesam cerca de 50kg cada um têm uma base inferior de 40cm por 36cm.

 

A base de apoio superior dos pilares têm 36cm X 26cm

 

Penso que poderia fazer um aqua de 120cm X 40cm, não quero passar os 200 l, por causa do peso.

 

Não sei o que usar para servir de base de apoio ao aqua. Dado que este terá de estar em cima de algo que ira assentar nos pilares, será possivel com uma placa de vidro quantos mm de espessura? ou outro material?

 

Para um aqua comunitário de agua quente com poucas plantas que iluminação precisaria de ter e qual o tipo de calhas.

 

Que alternativa viável existe de filtro, não quero nada de grande que estrague a estética dado que não vou ter móvel para esconder um deposito ou um outro aqua.

 

Agradeço ideias e ajuda nesta construção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá alvarenga

 

Os pilares que descreves como sendo dois prismas trapezoidais em pedra com 80 cm de altura e de bases rectangulares (40x36 e 36x26), se forem maciços pesarão mais de 200Kg cada um e não 80Kg.

 

Para pesarem só 80 Kg serão ocos, e se o forem, serão construidos com chapas de pedra coladas umas às outras. Neste caso a sua estabilidade poderá estar comprometida pois a colagem das pedras normalmente dá problemas.

 

De qualquer modo a solução ideal era criar um quadro metálico em tubo ou cantoneira tipo o tampo de uma mesa com as dimensões da base do aquário e apoiá-lo fixado aos pilares de pedra. Sobre esse quadro metálico colocava uma chapa em contraplacado marítimo e sobre ele o aquário (atenção que se deve colocar entre o vidro e a madeira um painel de esferovite de pelo menos 1 cm de espessura para evitar as perdas de energia e criar melhores condições de apoio para o vidro).

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O contraplacado marítimo não cede com o peso? A ideia do vidro foi dado no vidraceiro onde irei fazer o aquario. Mas gostei da ideia da estrutura em quadro metálica. Vou procurar preços.

 

Contraplacado marítimo onde se encontra a venda?

 

já agora agradecia ajuda em relação ao resto, dado que estou a tentar orçamentar tudo para depois poder avançar com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho como suporte do aquário precisamente o que descreves, dois pilares de granito, com uma placa de vidro (de uma antiga porta, portanto bastante resistente, com cerca de 12 mm) o aquário tem 120 litros, deve rondar os 150 Kg.

 

img0446xm.th.jpg

 

img0447do.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto é o pé que quero usar, o outro é idênticopev1.jpg

 

Boas,

Desde q as colunas tenham a mm altura n vejo problema... Agora é só colocares um vidro entre elas e voilá ;) pra n ficares com receio, mete as extremidades do aquário a coincidir com as colunas...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já tenho definido a estrutura de apoio ao aqua, vai ser em ferro (cantoneiras)

 

Agora continuo sem saber qual a iluminação necessária adquirir basta 0,5w por litro dado que a vegetação vai ser simples, ou posso optar por menos?

 

Relativamente ao filtro, ouvi falar em filtros de tampa, puxam a agua para cima que passa por uma espécie de calha onde está o filtro e cai depois em cascata, alguém me sabe dizer algo mais sobre estes filtros? não consigo convencer a minha mulher a ter um filtro a visto :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.