CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO


eduamsouza

Recommended Posts

Boa Noite Pessoas e colegas de Aquarismo.

 

Venho por este esclarecer um tema que não é novidade para ninguém, são os caramujos marrons que aparecem no aquário de alguns aquaristas. Estou tendo esse tipo de problema (1ª vez) e não achei muita coisa sobre eles, as poucas informações que consegui, são um tanto superficiais e não me atenderam.

 

Estou tendo esse problema coincidentemente após a inserção de novas plantas (rabo de raposa) que introduzi no aqua após lavada no tanque.

 

Vou tentar ser direto nas dúvidas fazendo as perguntas abaixo que poderão ser respondidas de forma prática:

 

- Esses caramujos causam algum problema para peixes, ampulárias, camarões fantasmas, Plantas e humanos?

 

- Percebi que eles se reproduzem muito rapidamente, existe algum controle eficaz (sem remédios) que possa combater eles?

 

- Ao retirá-los manualmente do aquário, devo colocar as mãos ou usar alguma pinça / ferramenta?

 

- Perdi alguns peixes no mesmo período da aprição desses, será que existe alguma relação?

 

- Minhas plantas tem aparecidas recortadas nas folhas, será que foram eles os causadores?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas!!

 

Depois de muito tempo com esses caramujos, cheguei a conclusão que irei desmontar o aquário todo e remontá-lo, só que gostaria de poder aproveitar o cascalho que já tenho aqui, como na época comprei 30 Kilos, e hoje está ao custo de 3,20 o Kilo, irei gastar uma grana sem poder se tiver que comprar tudo de novo, será que existe alguma forma de aproveitar sem ter esses caramujos de volta? Pensei em colocar em cima de um plático no quintal os 30 kilos desse cascalho para pegar sol, quem sab o calo irá matar todos os caramujos e ovos.... Porque são muitos, eu estou catanto cerca de 50 caramujos / dia. Alguém teria alguma outra sugestão de reaproveitar o cascalho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Esses caramujos causam algum problema para peixes, ampulárias, camarões fantasmas, Plantas e humanos?

Nenhum problema, são pacificos.

 

- Percebi que eles se reproduzem muito rapidamente, existe algum controle eficaz (sem remédios) que possa combater eles?

Existe o caracol Anentome helena, que come outros caracois, não sei é se ja existe ai no Brasil

- Ao retirá-los manualmente do aquário, devo colocar as mãos ou usar alguma pinça / ferramenta?

Usa a técnica da armadilha feita com garrafa pet.Pesquisa que encontras.

- Perdi alguns peixes no mesmo período da aprição desses, será que existe alguma relação?

Penso que não.

- Minhas plantas tem aparecidas recortadas nas folhas, será que foram eles os causadores?

Possivelmente, se forem muitos.

 

 

Não precisas de comprar outro cascalho. Deixa secar ou ferve numa panela que eles morrem.

 

Todas as tuas duvidas teriam sido esclarecidas se tivesses pesquisado aqui no forum, para se aprender é preciso ler...

 

A razão para teres uma praga de caramujos é alimentares demais, eu tenho alguns aquários com essas especies "praga" e não se reproduzem muito, quem faz as pragas somos nós ;).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais