Rochas, tantos tipos!!!


Recommended Posts

Ok eu sei que este tópico não deve ser bem daqui, mas a verdade é que não existe nenhum outro que diga ROCHAS :oops:

A minha duvida é a seguinte: que tipo de rochas devo eu colocar no meu aquário de água doce? será que aquilo a que chamam de rocha viva serve???

 

Obrigada a todos?

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que isso ( rocha viva ) é mais para aquarios de agua salgada .

o que pode por no teu aqua de agua doce depende do tipo de peixes que la tens dentro ( acho que nao estou a dizer nenhuma barbaridade , mas se tiver já me corrigem ), mas podes por rocha vulcanica , xisto ou calcarias .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

rocha viva é utilizada em aquas de agua salgada, para agua doce podes utilizar rochas vulcanicas (aquelas vermelhas), basalto (pretas) ou calcarias (brancas), atenção que as calcarias sobem o ph da agua.

 

Para testares as rochas podes usar vinagre sobre a rocha e se fizer bolhinhas é calcaria. E boa sorte nesse aqua

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

rocha viva é utilizada em aquas de agua salgada, para agua doce podes utilizar rochas vulcanicas (aquelas vermelhas), basalto (pretas) ou calcarias (brancas), atenção que as calcarias sobem o ph da agua.  

 

Para testares as rochas podes usar vinagre sobre a rocha e se fizer bolhinhas é calcaria.

Acho que o user bigode já disse tudo. Só não concordo totalmente numa coisa. Nem todas as pedras calcárias reagem a esse teste com o vinagre. Ainda para mais algumas rochas calcárias podem não ser só CaCO3 (calcário) e terem mais componentes, que podem assim, "disfarçar" a libertação do CO2 por esse processo.

O que te aconselho a fazeres, é que no início do teste, se conseguires, parte uma pedra com um martelo ou qualquer coisa, e aí sim, deita-lhe umas gotas de ácido em cima, na parte que acabaste de abrir. Se puderes usa ácido muriático que é muito mais forte que o acético. Como é óbvio, toma atenção quando o fizeres :oops:

 

O "problema" com as rochas calcárias, é que fazem subir o pH devido a libertarem iões carbonato e cálcio em solução. E consequentemente, aumentam a dureza da água. O "problema" é que há muitas espécies que não se dão bem em águas duras, tipo os discus e loricarídeos.

Em todo o caso deixo-te aqui um link de um site excelente para iniciantes neste mundo da aquariofilia.

 

http://faq.thekrib.com/pt

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Que eu saiba o quartzo é totalmente inerte, em termos de utilizações para aquários. Ou seja, não te vai interferir no pH nem na dureza, nem libertar quaisquer componentes que possam ser malígnos para a fauna e flora existente no aquário.

Contudo espera por mais opiniões.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas! Hoje apanhei dois tipos de xisto... um é preto, bastante compacto ( no fundo era a unica ideia que eu tinha do xisto) mas tambem encontrei outro tipo de xisto que mais parecem diferente camadas de pedra muito fininha mesmo, cinzenta, unidas por barro seco... este ultimo tipo desfaz-se com bastante facilidade e apos uma boa escovadela e uma boa fervura continua a desfazer-se quando raspada... agora a duvida é: a primeira qualidade de xisto é prejudicial de alguma forma para o meu aqua tropical de agua doce? (ja nem pergunto pelo segundo uma vez que aquilo deixa a agua acastanhada)... e o segundo é xisto ou é outro tipo de rocha? lamento não ter fotos para vos mostrar :wink: Agradeço desde ja qualquer possivel esclarecimento :D

 

Abraço

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.