Morreram 4 peixes seguidos :\


Recommended Posts

Boas pessoal,

Preciso da vossa opinião.

Ante-ontem ofereceram-me peixes para o meu aqua de 50l que estava bastante despovoado.

Até hoje já morreram 4 peixes.

 

Para começar a escolha dos peixes não foi muito bem feita.

 

Peixes no aqua depois de inserir os novos:

 

1Cory;

2Guppy (um macho e uma femea)

6Neons (oferecidos 6ª)

2Peixes elefante (oferecidos 6ª)

1Betta (oferecido 6ª)

 

 

Baixas:

 

1 peixe elefante atirou-se do aquário logo na primeira noite. Aparentemente era um peixe saudável, provavelmente por não ter abrigo e por ser um aqua demasiado pequeno.

1 betta, reparei ontem que estava doente e já sabia que hoje de manha já estaria morto, e assim foi. (tinha um género de fungo branco junto á barbatana de trás).

1 neon, tinha a cabeça branca, quando reparei já este estava a dar as ultimas.

1 guppy, está neste momento a morrer. Quando o coloquei no aquário, a fêmea que já tinha mordeu-lhe a barbatana uma ou duas vezes, nada de alarmante, uma reacção natural penso eu. O problema é que ontem reparei que ele ficou com manchas brancas, manchas essas que hoje estavam por toda a "cauda".

 

Não sei se as 3 ultimas mortes estão ligadas, mas deixo aqui um video para verem como está o guppy, e para me darem a vossa opinião.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pensei que o problema estivesse a surgir devido ao CO2 caseiro que introduzi 6ª também. (usei um garrafão em vez de uma garrafa de 1,5l, e dupliquei a receita) deixo aqui um video para que vejam e me digam se isto não é CO2 de mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pirate,

antes de mais lamento as perdas,

 

lembro-me de ter dito que co2 para a tua flora era completamente desnecessario, o que aconteceu muito provavelmente , foi que elevaste demasiado os niveis de co2 ao ponto de entoxicares os peixes e também o co2 tem a propriadade de baixar o ph, introduziste 9 peixes de uma vez o que provocou um pico de amónia tudo isto aliado ao stress do trasporte é uma sorte que não tenhas perdido mais, passa alguns peixes para o teu aqua de 160lts, mas não os mais debilitados, adiciona mais bacterias se tiveres e depois vai intruduzindo-os novamente um de cada vez tipo de dois ou de tres em tres dias, corta imediatamente esse co2 não te sei dizer se são muitas ou poucas bolhas, mas poso dizer com certesa que fetos de java dispensão por completo co2, esse guppy não tenho muito esperança mas gostava de estar errado, espero que corra pelo melhor,

 

boa sorte cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

foram cometidos alguns erros

1º muita fauna introduzida ao mesmo tempo

2ºesse co2 esta literalmente a envenenar a agua o normal seria 1 ou 2 bolhas por segundo mas pelo video da pra ver que esta a deitar muito mais

 

ja agora eu tirava esse guppy desse aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O guppy já morreu. No momento em que postei já não havia volta a dar.

De resto, a guppy femea que ontem parecia estar a ficar doente também, agora parece-me saudável, apenas há dois neons com uma coloração um bocado fraca e que não me parecem muito saudáveis, mas penso que vão recuperar.

 

Já retirei o CO2.

 

 

 

Quanto a retirar peixes no aqua, o que me parece que precisa mais de mudar de aquario parece-me ser o peixe elefante, mas será que fica bem no de 160l? é que tenho escalares... e quanto ao CO2, será que posso por no de 160l? deixo aqui um video do aqua de 160.

 

 

 

EDIT: Sim, já tinha colocado bactérias no aquário, mal vi que os peixes estavam a ficar doentes. Peço desculpa pelo dialogo no video! xD

 

 

Obrigado pela ajuda! ;)

Editado por lake_pirate
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh pá!

Está a envenenar a água porque certamente não leva uma boa dose de oxigénio durante o periodo de ausência do CO2. Não me parece que tenha sido isso.

No meu caso, nos primeiros dias de solução tenho também uma grande quantidade de CO2 na água e tudo se mantém normal, pelo menos ao ponto de não matar os peixes.

 

 

boas

foram cometidos alguns erros

1º muita fauna introduzida ao mesmo tempo

2ºesse co2 esta literalmente a envenenar a agua o normal seria 1 ou 2 bolhas por segundo mas pelo video da pra ver que esta a deitar muito mais

 

ja agora eu tirava esse guppy desse aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pirate,

já li relatos de peixe elefante mantidos junto com ciclidios, como discus e escalares, esse peixe e dificil de manter é bastante sensivel as condições da agua (ademira o teu ter aguentado, é sinal que é resistente)é noturno, é bom que o alimentes ao anoitecer ou fim do fotoperiodo(dizem que Color Bits da Tetra e exelente), é timido tens de ter um toca onde se possa esconder para diminuir o stress e precisa de um aqua de 200lts pois cresce bastante po iso senpre fica melhor nesse de 160 que no de 50.

 

aconselho te a fazeres uma pesquisa intensa sobre o teu novo peixe, relembro te que é um peixe dificil recomendado a aquariofilistas esperientes, não quer dizer que não consigas manter mas sem o minimo conhecimento estas a condena-lo.

 

Quanto aos teus "tetra qualquercoisa vermelho com um género de triângulo preto a meio", já imaginava e agora vi no video, são Rasboras Harlequim são dos meus peixes preferidos são asiaticos, tem um comportamento muito curtido quando mantido em cardume de pelo menos 6 e para tua sorte (ou deles) são peixes bastante resistentes que eu recomendo a iniciantes.

 

Pirate, desculpa mas tenho de te dizer, tu não podes ter no teu aqua um peixe "não sei que qualquer coisa", a menos que não tenhas sido tu a montar esse aqua ai tens desculpa, de outro modo não, é de estrema importancia conheceres as especies e as suas caracteristicas e necessidades de forma a dar-lhes a melhor qualidade de vida possivel e não deves compra-los so por serem giro , repara mete-te no lugar de um deles: tu vives feliz livre e selvagem com os teus amigos peixes num habitat natural e derepente es pescado por uma rede posto num caixa dentro de um camião onde fazes centenas de quilomentros até um avião onde voas milhares de quilometros com frio sem comer e depois de outras tantas cambalhotas ainda vais parar acasa de alguem que te mata por negligencia, bem digamos que não foi uma vida muito feliz, não é?

 

sei que e má altura para sermões visto teres perdido alguns peixes,eu não quero te fazer sentir mal nem que desistas, mas acho que esta na altura de mudares a tua atitude e começar a praticar o hobby de uma forma responsavel e consciente, se pensas que me acho o "Sr. todo perfeito que sabe tudo e nunca erra" enganaste pois também já tive a minha dose de má experiencia,novamente te peço que não leves a mal e que saibas que tens em mim um amigo,

 

Quanto a CO2 tu mal podes dizer que tens flora, não justifica para essas plantas basta uma fertilizaçao liquida para complementar os nutrientes que retiram da coluna de água.

repara quando tu começares a injectar Co2 vais tambem aumentar as necessidades de iluminação e fertilização das plantas, não adianta injectares CO2 se primeiro ajustares estes dois factores e sobretudo sem teres plantas,

 

o conselho que te dou é: arranja umas plantas com uma dificuldade média procura nas ofertas do site ficam mais em conta e começa então a fazer experiencias nesse teu aqua de 50lts sem fauna apenas plantas poem um substrato fertil e um inerte mais adequado a plantas e depois quando já dominares um pouco lanço-te o desafio de plantares o de 160lts pois não há nada mais bonito do que um bom plantado, os teus ciclidios, neons e até mesmo os teus "tetras qualquercoisa" iam não só curtir mais como se sentiriam mais em casa,

 

Pirate, vai com calma e boa aquariofilia

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

realmente nao faz sentido nenhum meteres co2 em nenhum desses aquas.

tu nao tens flora nenhuma.

eu uso o sistema de co2 caseiro,mas tenho o aqua cheio de plantas

desde varios fetos.hz com varios pes,cabombas,musgo christmas moss entre outras

mete aí mais uns quantos pes de plantas e aí sim,podes começar a intruduzir co2,mas aconselho-te a usares uma garrafa de 2 litros,nao mais.

 

boa sorte

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pirate,

já li relatos de peixe elefante mantidos junto com ciclidios, como discus e escalares, esse peixe e dificil de manter é bastante sensivel as condições da agua (ademira o teu ter aguentado, é sinal que é resistente)é noturno, é bom que o alimentes ao anoitecer ou fim do fotoperiodo(dizem que Color Bits da Tetra e exelente), é timido tens de ter um toca onde se possa esconder para diminuir o stress e precisa de um aqua de 200lts pois cresce bastante po iso senpre fica melhor nesse de 160 que no de 50.

 

aconselho te a fazeres uma pesquisa intensa sobre o teu novo peixe, relembro te que é um peixe dificil recomendado a aquariofilistas esperientes, não quer dizer que não consigas manter mas sem o minimo conhecimento estas a condena-lo.

 

Quanto aos teus "tetra qualquercoisa vermelho com um género de triângulo preto a meio", já imaginava e agora vi no video, são Rasboras Harlequim são dos meus peixes preferidos são asiaticos, tem um comportamento muito curtido quando mantido em cardume de pelo menos 6 e para tua sorte (ou deles) são peixes bastante resistentes que eu recomendo a iniciantes.

 

Pirate, desculpa mas tenho de te dizer, tu não podes ter no teu aqua um peixe "não sei que qualquer coisa", a menos que não tenhas sido tu a montar esse aqua ai tens desculpa, de outro modo não, é de estrema importancia conheceres as especies e as suas caracteristicas e necessidades de forma a dar-lhes a melhor qualidade de vida possivel e não deves compra-los so por serem giro , repara mete-te no lugar de um deles: tu vives feliz livre e selvagem com os teus amigos peixes num habitat natural e derepente es pescado por uma rede posto num caixa dentro de um camião onde fazes centenas de quilomentros até um avião onde voas milhares de quilometros com frio sem comer e depois de outras tantas cambalhotas ainda vais parar acasa de alguem que te mata por negligencia, bem digamos que não foi uma vida muito feliz, não é?

 

sei que e má altura para sermões visto teres perdido alguns peixes,eu não quero te fazer sentir mal nem que desistas, mas acho que esta na altura de mudares a tua atitude e começar a praticar o hobby de uma forma responsavel e consciente, se pensas que me acho o "Sr. todo perfeito que sabe tudo e nunca erra" enganaste pois também já tive a minha dose de má experiencia,novamente te peço que não leves a mal e que saibas que tens em mim um amigo,

 

Quanto a CO2 tu mal podes dizer que tens flora, não justifica para essas plantas basta uma fertilizaçao liquida para complementar os nutrientes que retiram da coluna de água.

repara quando tu começares a injectar Co2 vais tambem aumentar as necessidades de iluminação e fertilização das plantas, não adianta injectares CO2 se primeiro ajustares estes dois factores e sobretudo sem teres plantas,

 

o conselho que te dou é: arranja umas plantas com uma dificuldade média procura nas ofertas do site ficam mais em conta e começa então a fazer experiencias nesse teu aqua de 50lts sem fauna apenas plantas poem um substrato fertil e um inerte mais adequado a plantas e depois quando já dominares um pouco lanço-te o desafio de plantares o de 160lts pois não há nada mais bonito do que um bom plantado, os teus ciclidios, neons e até mesmo os teus "tetras qualquercoisa" iam não só curtir mais como se sentiriam mais em casa,

 

Pirate, vai com calma e boa aquariofilia

 

cumprimentos

 

Desde já tenho de te agradecer imenso.

Consegues ser exigente, bem educado e ajudar os outros sem ser arrogante, algo que acho que faz falta nos fóruns portugueses. Bom, em relação ao informar-me sobre os peixes, quanto ao de 50l, conheço todas as espécies, e conhecia inclusive o peixe elefante, até porque já tinha tido um exemplar no de 160l, mas sem escalares (dai ter perguntado se era boa ideia junta-lo lá). Apenas o tenho porque me foi oferecido e sei que na loja em que compraram não aceitam devoluções. E também não iria colocar tantos peixes ao mesmo tempo. Nem os neons colocaria pois penso que num aquário com guppys que rapidamente se multiplicam não iriam ter muito espaço, sendo uma espécie de cardume.

 

Quanto aos tetra qualquer coisa, o aqua de 160l foi o meu pai que comprou a fauna e a flora quando retiramos o filtro interno que estava colado dentro do aquário (4 anos atrás?), (o aquário já deve ter os seus vinte e muitos anos... portanto o gosto pela aquariofilia foi herdada do meu pai). Mas de qualquer forma, quando ele os comprou eu informei-me na Internet e verifiquei todos os parâmetros, requerimentos e conselhos que davam. Apenas não decorei o nome. É natural que não consiga decorar tudo, no meio de tantas centenas de espécies de peixes que tive e vi reproduzir naquele aqua...

 

De qualquer forma não tenho prestado muita atenção ao de 160l, isso é verdade, tem sido o meu pai a alimenta-los, e pouco mais fazemos além de limpar o vidro.

 

Obrigado, tens sido uma boa ajuda sabuguense!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal um dos neons que pareciam debilitados acabou por morrer, mas parece ter sido o ultimo, o aqua parece que já está a estabilizar (devagarinho...). Até já tive a feliz surpresa de ver o peixe elefante, pela primeira vez, sair da "caverna" que montei de propósito para ele!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pirate,

 

se me dou ao trabalho de te ajudar é porque vejo pela forma como intervéns que és bom rapaz e bem intensionado, e os teus erros tem a ver com o facto de seres novo e avido de esperimentar tudo, eu sei como é, descobrimos uma novidade e queremos logo por em practica por exemplo eu proprio comprei extintor, redutor e estava quase a fazer asneirada quando parei para pensar e percebi que tenho ainda muito a mudar no aqua até poder por CO2,

 

sei que esta má esperiencia te abriu os olhos e também tenho a certeza que de hora avante vais fazer tudo como deve ser, não isites em consultar o pessoal do forum e depreferencia o mais esperiente que eu XD, de qualquer forma dispoem sempre que precisare, desejo-te sucesso em todos os teus projectos e não te esqueças de ir postando a evolução dos teus aquas porque é bastante mais gratificante para quem te ajuda seguir o fruto das ajudas,

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pirate,

 

se me dou ao trabalho de te ajudar é porque vejo pela forma como intervéns que és bom rapaz e bem intensionado, e os teus erros tem a ver com o facto de seres novo e avido de esperimentar tudo, eu sei como é, descobrimos uma novidade e queremos logo por em practica por exemplo eu proprio comprei extintor, redutor e estava quase a fazer asneirada quando parei para pensar e percebi que tenho ainda muito a mudar no aqua até poder por CO2,

 

sei que esta má esperiencia te abriu os olhos e também tenho a certeza que de hora avante vais fazer tudo como deve ser, não isites em consultar o pessoal do forum e depreferencia o mais esperiente que eu XD, de qualquer forma dispoem sempre que precisare, desejo-te sucesso em todos os teus projectos e não te esqueças de ir postando a evolução dos teus aquas porque é bastante mais gratificante para quem te ajuda seguir o fruto das ajudas,

 

cumprimentos

 

Podes ter a certeza de que vão acompanhar os meus aquas! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais