aquario 85L - principiante ajuda bem vinda


Recommended Posts

Boas, estou a iniciar-me na aquariofilia, adquiri um aquário de 80x30x48 para 85 litros de água. Tem Bomba de 260L/h, aquecedor de 100w e esponja filtrante mecâniaca de 30 PPI.

Neste momento apenas lhe pus uma camada de 1 cm de areão, uma camada de 3-4 cm de substrato e outra camada de 3-4 cm de areão novamente, está tudo a funcionar a temperatura da água está nos 26-27 graus, a água já está límpida. Ainda não fiz testes, só vou fazer ao fim de 4 dias.

As minhas primeiras perguntas são:

Que plantas aconselham.

O ciclo do azoto só começa a contar depois de colocar algumas plantas, não é?

O que posso fazer para acelerar, controladamente o mesmo?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dá uma pesquisadela na barra de procura do forum e pesquisa sobre o Ciclo do Azoto, vais encontrar muita informação, acerca disso, senao usa o motor de busca do google, vais encontra milhares de informação acerca do que pretendes.

 

perde tempo a ler, aprendes muito, e evitas fazer muita asneira.

 

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, mas já tenho pesquisado e lido muito, senão nem sequer estava a falar em ciclo de azoto, a minha dúvida relacionada com isto:

Se o ciclo começa mal pomos a água no aquário ou se começa só depois de colocar mais vida no aquário, pois neste momento a vida no meu aquário resume-se ao "bichos" que vieram no areão, substrato e água.

Acho é que se não sabes a resposta, não deves dar palpites de pesquisa aqui ou ali, não me conheces de lado nenhum, eu pedi ajuda e não contributos desse género "pesquisa e lê...", se calhar nasceste ensinado não foi...

Já agora este é em portugues:

FAQs Portuguesas de Aquariofilia

Obrigado na mesma.

Editado por pmvalente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, mas já tenho pesquisado e lido muito, senão nem sequer estava a falar em ciclo de azoto, a minha dúvida relacionada com isto:

Se o ciclo começa mal pomos a água no aquário ou se começa só depois de colocar mais vida no aquário, pois neste momento a vida no meu aquário resume-se ao "bichos" que vieram no areão, substrato e água.

Acho é que se não sabes a resposta, não deves dar palpites de pesquisa aqui ou ali, não me conheces de lado nenhum, eu pedi ajuda e não contributos desse género "pesquisa e lê...", se calhar nasceste ensinado não foi...

Já agora este é em portugues:

FAQs Portuguesas de Aquariofilia

Obrigado na mesma.

 

Se calhar é por estas respostas que ainda ninguém te respondeu!!!???

 

aprende a ser mais humilde...

 

hasta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

pmvalente,podes plantar já as plantas que queres por no

aquário,o aquário a trabalhar como se peixes já tivesse,

e todos os dias colocas um niquinho de comer dos peixes

no aqua,para asim ajudár a criár baqueterias nitrificantes

e o ciclo do azoto se conpletár,isto leva +ou- 3 semanas

vais medindo os parametos,e se tudo correr bem findo as três

semanas podes colocar um peixito,e vêres como corre,todos os

outros peixes vais pondo com intervalos de dias e poucos de cada vez.

Comp: Álvaro Silva :sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pmvalente,

 

O Ciclo do Azoto se inicia após a evaporação do cloro da água (falando em termos rústicos). Monte o aquário, coloque a água e ligue os motores das bombas de ar (se tiver) e filtro. No dia seguinte inicie os devidos procedimentos de início ao Ciclo do Azoto, basta adicionar pouca quantidade de comida de peixe todos os dias no aquário, fazendo isto a comida irá para o fundo do aquário e se decompor, liberando na água as substâncias necessárias ao início do ciclo.

 

Para saber quando é seguro adicionar peixes ao aquário, compre em qualquer loja de aquarismo os testes de Amônia, Nitrito e Nitrato. Após as primeiras adições de comida no aquário, faça o teste de Amônia, este deverá afirmar que os níveis de Amônia estão em grande quantidade. Siga adicionando comida todos os dias e ao final da primeira semana o teste de Amônia deverá indicar uma queda súbita da mesma. Então estará completa a primeira etapa da ciclagem. Logo na próxima semana, aumente um pouco a quantidade de comida e prossiga com testes de Nitrito, deve ocorrer o mesmo processo ao longo da segunda semana: aumento considerável dos nitritos e logo em seguida queda brusca da quantidade de nitritos. Completando-se assim a segunda etapa. Faça o mesmo durante a terceira semana, utilizando o teste de nitratos.

 

Ao fim de 1 mês (4 semanas), será seguro proceder com uma troca parcial de água e logo em seguida a adição de poucos peixes no aquário. Comece com poucos, não mais que 2, assim as bactérias iram se acostumar com a carga massiva de amônia produzida pelos peixes, adicione os peixes em pares semanalmente até que se tenha o número de habitantes desejado dentro do aquário.

 

O ciclo do azoto e início de um aquário é mais ou menos assim, mas claro que minha explicação é muito resumida. Desde o início da ciclagem é aconselhável ter as plantas naturais introduzidas no aquário.

 

Espero ter ajudado,

 

SmylleAndré.

 

Edit: conselhos como "leia bastante" e "procure estudar bastante" são comuns. Nem todos gostam de escrever resumos, como o que acabei de fazer, pois tais resumos estão em grande quantidade no fórum, basta digitar "ciclo do azoto" na barra de pesquisa e todas as dúvidas seram respondidas. Não entenda mau o membro libermar, vamos manter o fórum como está: um ambiente agradável, informativo e útil.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá libermar,

 

O Ciclo do Azoto se inicia após a evaporação do cloro da água (falando em termos rústicos). Monte o aquário, coloque a água e ligue os motores das bombas de ar (se tiver) e filtro. No dia seguinte inicie os devidos procedimentos de início ao Ciclo do Azoto, basta adicionar pouca quantidade de comida de peixe todos os dias no aquário, fazendo isto a comida irá para o fundo do aquário e.......

 

não sou eu que estou interessado em saber...mas sim "pmvalente"

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, e as minhas desculpas ao libermar, mas vocês já uma vez também começaram, o que menos queremos ouvir, é pesquisa.

 

Porque muitas vezes esses manuais ou instruções estão muito bem explicados, mas como são escritos por quem já cá anda á muito tempo, falham em aspectos mais pequenos que o iniciado não conhece.

 

De qualquer maneira, já tenho neste momento 3 espécies de plantas (anubias, valisneras e hemiographis exotica), tenho posto comida (pouca) e bacterias (nitridac).

 

Tenho o PH a 7.2, a amónia a 0, os nitritos a 0.1 e os nitratos a 0.

 

Obrigado e desculpa mais uma vez libermar.

 

Cumprimentos

 

Pedro Valente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, e as minhas desculpas ao libermar, mas vocês já uma vez também começaram, o que menos queremos ouvir, é pesquisa.

 

Porque muitas vezes esses manuais ou instruções estão muito bem explicados, mas como são escritos por quem já cá anda á muito tempo, falham em aspectos mais pequenos que o iniciado não conhece.

 

De qualquer maneira, já tenho neste momento 3 espécies de plantas (anubias, valisneras e hemiographis exotica), tenho posto comida (pouca) e bacterias (nitridac).

 

Tenho o PH a 7.2, a amónia a 0, os nitritos a 0.1 e os nitratos a 0.

 

Obrigado e desculpa mais uma vez libermar.

 

Cumprimentos

 

Pedro Valente

 

de nada, só tentei dar uma opinião...

 

o maior inimigo de quem está a dar os primeiros passos neste hobby é a pressa, ou como um pouco de tudo na vida, temos de pensar, pesquisar e depois fazer as coisas com calma.

Acredita que deves estar desejoso que o ciclo acabe, para por fauna no aquário, isso acontece com muita gente, ate a mim...por isso é que devemos respeitar à risca o ciclo do azoto, enquanto isso podemos aproveitar para dar uma "pesquisada" sobre tipo de fauna que gostaria-mos de ter e compatibilidades de cada, acredita que vale bem a pena o bom tempo perdido a estudar um pouco de cada espécie. "O saber não ocupa lugar." :)

 

Podes fazer coisas muito bonitas, é um "Quadro Vivo" que temos para Apreciar x sem conta em nossa casa.

 

Se puderes coloca uma foto do Aquário montado, vais ver que aparecerá pessoal ajudar-te sobre isto, sobre aquilo, o que está bem, o que está mal, onde poderás melhorar, etc...

 

e espécies já tens alguma ideia do que gostarias de colocar?

 

cumps.

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho mais uma questão, como tenho 3 anubias, devo começar a pensar num fertilizante liquido, ou os nutriente da água vão ser suficientes?

 

Obrigado

 

Pedro Valente

 

Iluminação tens?

Se tens que tipo é?

 

As Anubias são plantas de fácil manutenção aguentam-se bem sem nada. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Libermar,

 

Bem, pesquisar tenho eu pesquisado, mas falta a experiencia.

Bem especies ainda não sei bem, vou esperar pelos resultados do PH, dureza e outros, para melhor decidir. Mas devo por umas corydoras, e talves uns peixes de cardume.

Quanto à iluminação, a que tenho é fraca, uma lampada de 18w, como comprei ste aquario num kit (estou bem arrependido), tive que trazer uma biobox e um iluminação fraca, futuramente vou fazer um upgrade para filtro externo e uma calha com mais iluminação, mas isso só daqui a uns meses, depois de ganhar mais experiencia.

E também vou colocar uma foto.

 

Obrigado

 

Pedro Valente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Quanto à iluminação, a que tenho é fraca, uma lampada de 18w, como comprei ste aquario num kit (estou bem arrependido), tive que trazer uma biobox e um iluminação fraca, futuramente vou fazer um upgrade para filtro externo e uma calha com mais iluminação,...

 

pesquisa a secção DIY do forum, podes encontrar boas sugestoes para alteração da tua iluminação, sem teres que adquirir coisa nova, digo isto, pq tb podes conceber um canister caseiro, sem despenderes de muito dinheiro.

 

alguma coisa dispõe.

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.