Tentativa de Nano Reef Salgado Panoramico


Recommended Posts

Boas,

 

Como diz o tópico, irei tentar dentro em breve um Nano Reef.

 

Já andei a ler sobre os diversos equipamentos, habitantes mas mesmo assim ando com muitas duvidas.

 

Primeiro estou a pensar neste setup:

 

Setup:

- Aquário panorâmico: 70cX40lx45a = 120l aproximadamente

- Bomba de 1500l/h

- Escumador: que aconselham?

- Iluminação 3 x T5-8W Lâmpadas 2 x 10000k + 1 actínia (sei que é pouco mas é o que tenho neste momento)

- Areia: Não sei se meto areia viva ou morta, e não sei qual a quantidade a meter... (algo que ainda não entendi.

- Rocha Viva: estou a pensar em uns 15kg para perfazer os 10% da capacidade do aquário

 

Relativamente aos seus habitantes estava a pensar num casal de Amphiprion ocellaris, uns turbos, 2 Lysmata debelius, 1 Salarias fasciatus.

 

Em relação aos corais estou a pensar em meter corais moles, mas não sei bem quais hei-de meter neste eco-sistema.

 

Aguardo a vossa opinião, pois conforme a mesma irei avançar para o meu novo aquario (isto se a maria não me :flick_tongue: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o aquario vai ter sump ? é que dependendo da tua resposta vao te mencionar escumadores diferentes. mas em todo o caso pensa assim , o teu aquario é de 120 litros logo um escumador que no minimo seja para aquarios de 200 ou 300 litros. irá fazer diferença na escumação. em relação ao areao basta colocares ate criar 1 ou 2 cm de areao no fundo , mas conta ai com pelo menos uns 8 kils de areao..

sobre os corais moles tem uma imensa variedade ai seras mesmo tu a ter que decidir pois so tu é que sabes qual a vista e a beleza que queres criar no teu aquario. em termos de especies , aconcelho-te , zhoanthus , xenias , green star , sarcophniton , actinodiscos , ricordeas , entre muitos outros.. lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não pretendo ter nenhuma sump porque não tenho espaço para tal. Por isso que aconselham de escumadores? Mochila? Queria algo com a relação barulho/qualidade e que como dizes e bem seja para no minimo 300lts.

Em relação a areia estou a pensar em comprar 1 saco de 9kg de NATURE'S OCEAN BIO-ACTIV LIVE ARAGONITE WHITE - 0.5 > 1.7 MM - 9KG 31.23 € que dizes?

Onde posso arranjar Rocha viva e a bom preço?

Existe muita diferença entre manter corais moles e os outros?

 

Ate a data a Maria não se chateou com os planos :)

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim em termos de areao esta optimo. escumador visto ser de mochila opta por um deltec mce300 tem um preço bacano e sao excelentes.

em termos de rocha viva nao precisas de colocar tudo em rocha viva podes optar por colocar rocha viva e morta sempre poupas uns euros. podes arranjar por aqui no forum ve na secção de vendas custuma haver pessoal a vender.

para os corais , sim existe uma diferença em termos de teres so moles ou teres lps e sps , isto começa logo pela quantidade de luz que necessitam, depois alguns teras de os alimentar , colocar na agua elementos traco , calcio , magnesio. consegue-se ter bem num nano mas temos de estar mais em cima do aquario e ter um cuidado maior. mas algo que se faz na boa so terás um investimento um pouco maior terás por exemplo de colocar uma calha de 6xt5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

Só tenho uma coisa a dizer, estás a ajudar-me imenso :)

Sobre a luz que tipo de lampadas tenho de ter? Que tipo de lâmpadas/potencias tenho de ter?

Agora duvida em relação aos TPAS, como devem ser feitos?

Com agua da companhia e algum produto?

Terei de fazer sempre com agua do mar?

A agua como evapora, posso meter da companhia ou terei de usar a mesma dos TPAS?

Que tipo de sal de usa e como terei de preparar a agua?

Esse escumador Deltec fica na borda do aqua? Será que faz muito barulho? Como é feita a manutenção do mesmo?

Abração ;)

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a luz que tipo de lampadas tenho de ter? Que tipo de lâmpadas/potencias tenho de ter?

as lampadas existem varios tipos , leds , hqi e T5 sendo estas ultimas as mais utilizadas pois consegues ter um espetro de luz muito bom para os corais e jogar com as cores das lampadas puchando assim pelas cores do corais. por experiencia do que tenho vindo a utilizar as t5 neste momento para mim e maioria dos casos é as lampadas a utilizar.

 

Agora duvida em relação aos TPAS, como devem ser feitos?

as tpas deves fazer uma vez por semana isto sendo um nano nao poderas ou nao deves falhar essas tpas pois devido e teres pouca litragem os picos de parametros ou mudanças de parametros sao mais bruscos do que num aqua grande. mas pacifico se fizeres tudo direitinho é na boa uma tpa todas as semanas e corre as mil maravilhas.. o que tu trocas na tpas é agua salgada por agua salgada

Com agua da companhia e algum produto?

nao deves usar agua da companhia pois contem imensos produtos e coisas que nao interessam no aqua o que te vai levar a ter uma explosao de algas no aquario tendo depois dificuldade em retira-las. deves comprar um aparelho para fazer agua de osmose e mesmo na loja em que adquirires os productos ele podem te vender a agua de osmose que será perfeita para a mudança de agua. a esta agua adicionas o sal marinho , aqui existem varios uns melhores que outros mas isso vai depender tambem da nossa carteira. compras um de gama media que ja ficas bem servido mistura com a agua de osmose deixas ficar ate teres uma salinidade de 1024 e ai sim depois trocas pela do aquario deves trocar 10% do volume do teu aquario.

 

Terei de fazer sempre com agua do mar?

podes ou nao fazer com agua do mar é como te referi em cima ou com agua do mar. sendo que prefiro a agua de osmose pois controlas melhor o teu aquario em termos de parametros.

 

A agua como evapora, posso meter da companhia ou terei de usar a mesma dos TPAS?

a agua evaporada trocas repois com agua doce. porque o que evapora é a agua o sal fica la na mesma, entao so colocas agua doce. neste caso agua de osmose apenas. pois com agua da torneira podes ter aquele e teras o problema das algas.

 

Que tipo de sal de usa e como terei de preparar a agua?

usas sal marinho e misturas 33 gramas por cada litro de agua, deixas de um dia para o outro e a agua fica pronta medes salinidade se estiver okapa é so trocar.

 

Esse escumador Deltec fica na borda do aqua? Será que faz muito barulho? Como é feita a manutenção do mesmo?

sim fica na parte de fora do aquario pendurado , barulho nao faz muito alem que tem um regulador da entrada do ar. a manutençao é vazar o copo quando tiver cheio e pelo menos um vez por mes desmontares a bomba e limpares tudo por dentro.. garantes um bom funcionamento do equipamento e uma boa escumação.

 

 

espero ter respondido as tuas perguntas e tirado as duvidas. com o tempo vais percebendo melhor como funciona as coisas e vais verificar que nao é nada do outro mundo e ate é facil , tens é de fazer as coisas com calma e sem stress..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais as melhores marcas de sal amrinho para ser utilizado? Tive a ver o escumadores que aconselhas e ainda e um bocado carote:)

Não há assim nada mais acessível lol?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sal tens o da tmc o da elos , sao sais fixes , eu pelo menos gosto. sim os escumadores sao um bocadinho carotes mas acredita que compensa. sempre podes optar pelos da tmc sao mais baratitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

 

Ainda ando com o bichinho de montar um salgado, só não sei qual será agora mais vantajoso, ou seja, tentar este panorâmico ou comprar um kit Sera Marin Biocube 130L completo e pronto a operar.

Que sugerem?

 

Para o panorâmico já tinha comprado Um V2Skim 200...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda ando com o bichinho de montar um salgado, só não sei qual será agora mais vantajoso, ou seja, tentar este panorâmico ou comprar um kit Sera Marin Biocube 130L completo e pronto a operar.

Que sugerem?

 

Para o panorâmico já tinha comprado Um V2Skim 200...

 

 

isso do pronto a operar não é bem assim... tb já comprei um que está a 4-5 meses na caixinha a espera do resto do equipamento, sendo que na minha prespectiva a iluminação será a sua principal falha, é mesmo faquita mas nada que não se resolva com uma expansão para o mesmo tipo de luzes ou como espero fazer, com um retrofit de leds na propria tampa..

O sera (ou boyu) é bastante bom para iniciar pois os mods para ambos os modelos são bastante simples e não saem assim tao caros. Comprei o Sera por impuls se fosse hj escolhia o boyu que é uns euritos mais baratito e praticamente igual!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso do pronto a operar não é bem assim... tb já comprei um que está a 4-5 meses na caixinha a espera do resto do equipamento, sendo que na minha prespectiva a iluminação será a sua principal falha, é mesmo faquita mas nada que não se resolva com uma expansão para o mesmo tipo de luzes ou como espero fazer, com um retrofit de leds na propria tampa..

O sera (ou boyu) é bastante bom para iniciar pois os mods para ambos os modelos são bastante simples e não saem assim tao caros. Comprei o Sera por impuls se fosse hj escolhia o boyu que é uns euritos mais baratito e praticamente igual!

 

Boas,

Estas a falar do Boyu TL 550?

Também o andei a sondar mas pelo nome julguei que o SERA fosse superior.

Que tipo de lâmpadas costumam trazer quer o Boyu ou o Sera?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estas a falar do Boyu TL 550?

Também o andei a sondar mas pelo nome julguei que o SERA fosse superior.

Que tipo de lâmpadas costumam trazer quer o Boyu ou o Sera?

abraços

 

Eu tenho o sera mas como te digo se sabia o que sei hj tinha comprado o boyu, as diferenças são muito muito poucos.. o Sera e de facto um boyu em esteroides mas so por ter o logotipo sera..

O boyu pelo que me quis parecer na loja em que o vi trás as mesmas lampadas que o Sera, são duas T5-pl 24 W cada, uma actinica e outra "normal".. :) estou a pensar adaptar uma calha led da tmc á tampa de modo a manter o look original, isto se não ganhar coragem pra me arriscar a desperdiçar uns euros e tentar fazer eu a minha calha ja mais adaptada ao espaço disponivel.. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou mesmo muito reticente neste projecto, porque às vezes chego a estar 5 dias fora de casa :(

Acham que é muito tempo sem um salgado ter manutenção?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou mesmo muito reticente neste projecto, porque às vezes chego a estar 5 dias fora de casa :(

Acham que é muito tempo sem um salgado ter manutenção?

Abraço

 

De facto deves pensar bem para não colocares em risco nenhum dos maravilhosos seres vivos no teu aqua. Há muitos automatismos hoje em dia que facilitam as mais triviais tarefas de controlo de um aqua, salgado ou doce pelo que não e impossível manter um aqua nessas condições.

Ainda assim é um sistema totalmente dependente de ti pelo que por mais automatismos que tenhas e ainda por cima em tão pouco litragem nunca arriscaria tantos dias sem ter alguém bem treinado que pudesse fazer manutenção básica ao aqua e pelos menos desenvoltura suficiente para em caso de urgência pelo telefone seguir as tuas recomendações!

Se não tens niguém que encaixe nesse perfil então não sei, mas eu com tão pouca água no teu lugar não arriscaria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vai ser mesmo muito complicado...

Tipo se esse alguem me conseguisse repor a agua que evapora e alimenta-se os habitantes do aquario não seria o suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vai ser mesmo muito complicado...

Tipo se esse alguem me conseguisse repor a agua que evapora e alimenta-se os habitantes do aquario não seria o suficiente?

 

 

Os peixes, penso eu, sao animais de sangue frio e como tal, ao algunsmuitos restos de comida, consequente decomposicao e aparecimento de materias indesejaveis (phosfatos, nitritos, nitratos...). Mas atencao que ha peixes que pelo seu metabolismo sao obrigados a comer frequentemente. teras que ser cuidadoso na introducao dos peixes e ler muito sobre eles antes.

 

Tambem tens os alimentadores automaticos. Ainda ha dias comprei varios no LIDL a 19,99Euros e ja com pilhas incluidas.

 

O pior de tudo sera mesmo manter a salinidade constante. Tens mesmo que comprar um sistem repositor automatico. Nem penses em evitar isso se passas tempo fora de casa e com um sistema tao pequeno. Mais importante do que estar 3 ou 4 dias sem alimentar os peixes sera garantir que a salinidade esta sempre constante.

 

Caso contrario, evapora-se a agua, fica o sal e ao fim de alguns dias podes ter nao um aquario de recife mas um aquario do "Mar Morto" como ha entre Israel e a Jordania.

 

E depois ha todo um conjunto de circunstancias e azares que deves ter presente. Atencao que, segundo as "Leis de Murphy", se houver a hipote se algo correr mal certamente que correra... Conheco o caso de um Membro que foi de ferias para o Algarve e deixou a cunhada a tratar do aquario, duas vezes por semana durante duas semanas. Ela esteve la uns 2 ou 3 dias antes dele regressar para alimentar os peixes e estava tudo bem. No dia do regresso, mal entrou em casa sentiu um cheiro pessimo e tudo as escuras. O fio electrico da bomba do escumador tinha aberto e fez "curto-circuito", o que deitou o quadro electrico abaixo, pelo que o aquario esteve algumas horas ou dias sem luz e principalmente sem circulacao. Em quase 20 peixes salvou-se um e um ou outro coral mole.

 

O mais seguro sera um sistem de monotorizacao electronica, tipo "Aquatronic", "GHL Profilux" ou outro do genero e comprar o modulo de SMS que enviara uma mensagem para o telemovel sempre que algum paramentro passe os limites de seguranca informados ao equipamento. Depois sera preciso alguem com a chave de casa e que saiba la ir ver o que se passa e solucionar o problema ou resolver o problema com indicacoes pelo telemovel.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como diz o tópico, irei tentar dentro em breve um Nano Reef.

 

Já andei a ler sobre os diversos equipamentos, habitantes mas mesmo assim ando com muitas duvidas.

 

Primeiro estou a pensar neste setup:

 

Setup:

- Aquário panorâmico: 70cX40lx45a = 120l aproximadamente

- Bomba de 1500l/h

- Escumador: que aconselham?

- Iluminação 3 x T5-8W Lâmpadas 2 x 10000k + 1 actínia (sei que é pouco mas é o que tenho neste momento)

- Areia: 9kg de NATURE'S OCEAN BIO-ACTIV LIVE ARAGONITE WHITE

- Rocha Viva: estou a pensar em uns 15kg para perfazer os 10% da capacidade do aquário

 

Relativamente aos seus habitantes estava a pensar num casal de Amphiprion ocellaris, uns turbos, 2 Lysmata debelius, 1 Salarias fasciatus.

 

Em relação aos corais estou a pensar em meter corais moles, mas não sei bem quais hei-de meter neste eco-sistema.

 

Aguardo a vossa opinião, pois conforme a mesma irei avançar para o meu novo aquario (isto se a maria não me :flick_tongue: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao comprimento do aquário, e tomando as lâmpadas T5 mais usuais como referencia, eu iria para um aquário com um comprimento de 60cm no mínimo e o máximo possível de largura usando lâmpadas T5 de 24W (aproximadamente 55cm) ou então um aquário com 90 a 100cm de comprimento e o máximo de largura possível usando lâmpadas T5 de 39W (aproximadamente 85cm).

 

Quanto à circulação importa saber se será com caixa depuradora (vulgo “sump” ) ou não. Com caixa depuradora, recomendável, iria para uma bomba de reposição com um mínimo de 2000l/h (tipo a Compac da Eheim ou uma Aquabee ou outra do género) mas este valor depende da capacidade de escoamento da coluna seca ou “overflow”. Propriamente para a circulação (a anterior era para reposição) usaria uma Tunze Turbelle nanostream 6055 ou Vortech MP10 com fluxo variável. Sendo caras, pelo menos duas bombas de fluxo posicionadas em lados opostos (algo tipo WaveMarea 2400 ou as Tunze Turbelle nanostream 6025 e 6065 para variarem um pouco a circulação uma vez que uma é supostamente de 2500l/h e a outra supostamente de 6500l/h. Para uma solução mais barata e mais económica em termos de consumo poderia pensar na 6015 e na 6025 que podes ver aqui:

http://www.tunze.com/149.html?&L=10&C=PT&user_tunzeprod_pi1%5Bpredid%5D=-infoxunter052

 

Havendo um bom fluxo na bomba de reposição e por exemplo a variar com recurso a um “SCWD - Switching Current Water Director” (que podes ver aqui: http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?cPath=161&products_id=817) então talvez pudesses ficar com apenas uma bomba de circulação. Mas tudo dependerá sempre do tamanho do sistema.

 

Quanto a escumadores, vai depender muito do tamanho do sistema e dos animais introduzidos. Para corais moles poderá ser mais simples, barato e económico.

 

No que respeita a corais moles para iniciar, talvez Xenias e Sarcophytons. Mais tarde poderias fazer um belíssimo aquário cheio de cores com Ricordeas como as que podes aqui ver:

http://www.ricordea-farm.com/english/index-eng.html

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

Tenho mais uma duvida, como nunca fui muito de ver os parâmetros da agua nem sequer nos meus discus (saudáveis à anos), neste momento tenho esta caixa de testes:

JBL Test Combi Set -

pH (3 - 10), KH, NO2, NO3, Fe

 

A minha duvida é quais os testes a adquirir no mundo dos salgados?

Qual o sal que aconselham do site da Aquaristik?

Em termos de osmose inversa, posso encher um bidon de 100lts com agua de osmose e ter lá a agua parada quanto tempo? Devo introduzir logo o sal nesse mesmo bidon para estabilizar os parâmetros?

Devo gastar vou gastar cerca de 15litros por semana...

Abração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "tuning_sound“.

 

Não tenho ideia de quanto tempo a água de osmose pode ficar parada dentro do bidão. Eu, encho garrafões de 5l (dos da agua mineral) e deixo às escuras na garagem por tempo indeterminado. Nunca testei a água antes de a usar. O mesmo acontece com a água salgada. Tenho um aquário de 2m onde mudo 50l por semana e ai uso a agua salgada feita no momento mas para os mais pequenos também guardo em garrafões de 5l e depois dou mudando 15l por semana. Penso que quer na água de osmose quer na salgada não haverá problema uma vez que não há vida para se decompor. Quando muito, no caso da salgada, poderá perder alguma qualidade em termos de certos minerais.

Não te esqueças da água de osmose para reposição da evaporada. Quanto à salgada para as trocas parciais de água, uma vez que vives perto do “Cabo Raso” porque não vais lá buscar a água salgada como fazem muitos outros Membros? Procura falar com alguns para saber qual o melhor ponto de recolha em termos de acesso e qualidade da agua.

 

Quanto aos testes, tens que manter a salinidade em valores correctos e com o mínimo de variação. Podes usar os densímetros para medir ou refractómetro que te dá o valor com maior precisão. Se tiveres um sistema de monitorização automático melhor mas são caros embora muito eficientes.

Depois tens que te preocupar muito com o Ph e a sua manutenção estável. Terá sempre variações entre o período de luz e o nocturno mas convém minimizar essas flutuações. Durante o período de luz as algas consomem CO2 e libertam O2 (fotossíntese) o que ajuda a combater a acidificação e aumenta o “Potencial Redox” que por sua vez ajuda a manter o Ph elevado. De qualquer modo poderás ter que usar algum tipo de tamponador/”buffer” para elevar o Ph até ao valor desejado, por volta do 8,1. Se tiveres um sistema de reposição a funcionar só durante o período nocturno e com “KalkWasser” consegues alguma ajuda para estabilizar o Ph nesse período porque se não terá tendência para baixar um pouco.

Além da salinidade e Ph tens ainda que te preocupar com a dureza da água, Kh, Cálcio e Magnésio. Depois tens ainda que te preocupar com o que precisas de evitar e também convém medir para saber se estão controlados ou não. Neste caso falamos do tradicional, ou seja: Amónia, Fosfatos, Nitritos, Nitratos… Se começarem a aparecer algas no aquário significará que tens estes parâmetros demasiado elevados.

De momento não sei se me faltou alguma coisa mas certamente que outros Membros vão dar a sua opinião e podem abordar algo de que me tenha esquecido.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quanto tempo posso ter agua de osmose guardada num bidon?

Estou a pensar em comprar uma destas bombas:

 

Turbelle® nanostream® 6045

(6045.000)

 

Para aquários com 40 a 500L

Rendimento de corrente: 1.500 l/h até aprox. 4.500l/h

Consumo de energia: 5 - 7W

Tensão / Frequencia: 230V/50Hz (115V/60Hz)

Comprimento do cabo: 2m

Medidas: ø70, Saída: ø40/15mm

Magnet Holder com dispositivo de aperto Silence até espessura de vidro de 12 mm

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Turbelle® stream 6065

(6065.000)

 

Para aquários de 250a 800 L

Rendimento de corrente: aprox. 6.500 l/h

Consumo de energia: 12 W

Tensão / Frequencia: 230V/50Hz (115V/60Hz)

Comprimeto de cabo: 2 m

Medidas: ø90mm

Descarga: ø50 mm

Magnet Holder com dispositivo de aperto Silence até espessura de vidro de 15 mm

 

Qual acham deve ser melhor para um aqua da dimensão do meu?

 

Abração

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A água de osmose, guardada num sítio seco e sem luz, pode durar muito tempo (umas largas semanas). De qualquer maneira, para o uso que fazemos, penso eu que não irás necessitar de água guardada tanto tempo.

 

Abraço e boa sorte no projecto,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Estou a pensar em comprar uma destas bombas qual acham melhor tendo em conta os cerca de 100 lts do meu aqua? Ou deva usar 2 bombas?

 

Turbelle® nanostream® 6045

(6045.000)

 

Para aquários com 40 a 500L

Rendimento de corrente: 1.500 l/h até aprox. 4.500l/h

Consumo de energia: 5 - 7W

Tensão / Frequencia: 230V/50Hz (115V/60Hz)

Comprimento do cabo: 2m

Medidas: ø70, Saída: ø40/15mm

Magnet Holder com dispositivo de aperto Silence até espessura de vidro de 12 mm

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Turbelle® stream 6065

(6065.000)

 

Para aquários de 250a 800 L

Rendimento de corrente: aprox. 6.500 l/h

Consumo de energia: 12 W

Tensão / Frequencia: 230V/50Hz (115V/60Hz)

Comprimeto de cabo: 2 m

Medidas: ø90mm

Descarga: ø50 mm

Magnet Holder com dispositivo de aperto Silence até espessura de vidro de 15 mm

 

Qual acham deve ser melhor para um aqua da dimensão do meu?

 

Abração

Esta mensagem foi editada por tuning_sound: Yesterday, 17:38

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais