Problema com algas castanhas


eduardo_msc_gomes

Recommended Posts

Caros foristas,

 

Gostava desde já de dizer que tenho ficado bastante impressionado com o nível e especificidade da informação que neste fórum é transmitida.

Tal leva-me a crer que potencialmente encontrarei aqui a solução para o meu problema.

 

Tenho um aquário Juwel Rio 240 montado desde o início de Março (medidas 121x55x41cm) com capacidade real de aprox 200litros.

Há aproximadamente 3-4 semanas (mais ou menos um mês após a montagem) comecei a ter um problema de sobre-crescimento de algas castanhas que estão a ocupar tudo o que é ocupável no aqua. Inclusivamente as plantas estão nitidamente a crescer com menos intensidade.

 

Utilisei 6kg de Tetra® Complete Substrate coberto com areão inerte de forma a obter uma camada de cerca de 7cm.

 

Termostato 200W Juwel , tento manter a temperatura a 26ºC.

 

Iluminação com 2 lampadas Juwel:

Juwel T5 “high lite”, 54w, 9000K

Juwel T5 “high-lite”, 54w, 4100K

(durante um mês fiz ciclos de iluminação de 12 horas, mas desde há 3 semanas estou a fazer apenas 8horas de luz por dia)

 

Esteve a ciclar uma semana e meia sem peixes nem plantas apenas com a adição de Tetra® AquaSafe e Waterlife® BacterLife.

 

Utilizo água de companhia (em Coventry, UK). A informação que tenho dessa água conforme ela sai da torneira é:

Dureza em graus alemães: 8

pH: 7,26

Ferro: 18 ug/L

(se acharem necessário saber o valor de mais algum parâmetro posso colocar)

 

Após esse período de 10 dias coloquei 6 espadas e algumas plantas (2 tipos diferente de Hygrophila, Valsinerias e uma planta com folhas grandes que não me recordo do nome [poderão ver nas fotos]).

 

Ao mesmo tempo comecei a utilizar:

Easy-Life® Easycarbo: 2ml por dia

Easy-Life® ProFito: 20ml por semana

 

Entretanto, com o passar do tempo fui, gradulamente, adicionando mais peixes. De momento estão presentes os 6 espadas, 2 ancistrus, 2 cobalt blue trichogasters, 3 escalares pequenos.

 

Também foram adicionadas plantas flutuantes há uma semana: Salvinia natans.

 

À medida que fui introduzindo os peixes levava sempre uma amostra de água para ser analisada na loja. Verificam pH, nitratos, nitritios e fosfatos gratuitamente. Foi-me sempre dito que estes valores estavam bons. Sei que o pH está por volta dos 7,5 mas os valores concretos dos outros parâmetros não sei. Sei que nas escalas colorimétricas nitritos, nitratos e fosfatos estavam sempre nos valores próximos dos mínimos.

 

Hoje obtive umas mudas de Feto de Sumatra (3 pequenos pés) e um Feto de Java.

 

A minha grande dúvida é: como dar cabo destas malditas algas?

 

Desde já agradeço toda a atenção e ajuda prestada…

 

Um abraço

 

Eduardo Gomes

 

Aqui ficam as fotos (peço desculpa pela fraca qualidade)

 

Lado esquerdo do aqua

aqua_esq.JPG?psid=1

 

 

Lado direito do aqua

aqua_dto.JPG?psid=1

 

Planta não identificada

planta.JPG?psid=1

Editado por eduardo_msc_gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu tive um problema semelhante que foi resolvido de maneira muito simples:

 

4 Otocinclus!

 

Eles eleminam as algas castanhas de um dia para o outro:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive um problema semelhante que foi resolvido de maneira muito simples:

 

4 Otocinclus!

 

Eles eliminam as algas castanhas de um dia para o outro:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica...

 

Tenho 1 ancistrus...contudo as algas parecem querer ganhar a batalha...e nunca vi o ancistrus limpar a superfície das plantas...anda, na maior parte das vezes, nos troncos e vidros.

Também já encomendei alguns neritina. Respeitante a otocinclus, vivo em Coventry (UK) e não encontro esses pequenos fish tank maid em lado nenhum...aparentemente não são muito usados por aqui...

 

Acham que poderão ser diatomáceas? Deverei adicionar ao filtro algo como Sera marine silicate clear? (eu sei que é algo para água salgada...alguém tem experiência com este produto em aquários de água doce?)

 

E relativamente a cianobactérias? Acham que existe a hipótese de ser essa a causa do problema e não algas?

 

Obrigado por toda a ajuda prestada.

 

Cumps,

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como é o plano de manutenção desse aquário? TPA's de quanto em quanto tempo e que quantidade? O que se passa é que tens um desequilíbrio de nutrientes no aquário. Deverás testar o quanto antes Nitratos e Fosfatos. As proporções ideais dos macronutrientes são K=2*N e N=10*P. Isto é, por exemplo, K=20 ppm ; N=10 ppm ; P=1 ppm. Deves seguir um plano de fertilização que garanta este equilíbrio. Para saberes as quantidades vais fertilizando e testando N e P até saberes as quantidades diárias de fertilização.

 

Os otocinclus ou os SAE de facto podem ajudar no combate a essas algas.

 

A lampada de 4100K é demasiado amarela. Deves optar por lampadas de pelo menos 6500K. Isto porque as algas aproveitam comprimentos de onda menores para sobreviverem.

 

Na minha opinião os fetos não são boa opção por agora. No início o que se quer são plantas de crescimento rápido. Enche mais o aquário com plantas de crescimento rápido. Se ainda não tiveres, adiciona CO2.

 

Verás que estas medidas irão dar bons resultados. Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tive o mesmo problema com diatomáceas. Aparece uma manchinha e quando damos por isso ja estão pegadas a tudo e n há ottos q lhes dêm luta. O que fiz foi remover os silicatos com seachem phosgard durante um ou 2 dias e elas nunca mais apareceram. A causa deve ser o excesso de silicatos na água.

Não faço tpas para nao estar a introduzir silicatos. Os nitratos e fosfatos consigo que sejam consumidos pelas plantas. Se alguma vez tiver q os baixar serei obrigado a fazer tpa e meter phosgard.

 

Não esqueças que o phosgard tb remove os fosfatos importantes para as plantas, por isso não deve permanecer no aqua muito tempo.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais