como fazer co2


Recommended Posts

Quanto à receita de CO2 aqui vai:

 

1 - Encher de açucar branco ou amarelo o copo até à primeira marca interior. Ficará aí mais ao menos com 2 dedos de altura de açucar.

2 - Juntar meia colher de café de fermento de padeiro ao açucar.

3 - Encher de água até à 2ª marca interior do copo. Se juntar água ligeiramente morna terá o inicio de fermentação mais rápidamente.

Deve ficar com água quase até ao topo, sobrando cerca de 2 cm de copo no cimo.

4 - Fechar e agitar a mistura.... ligar o tubo e esperar até ver as bolhinhas a começarem a aparecer....e pronto....

 

Pode aumentar um pouco o açúcar. Se o fizer, aumentará a duração do processo de fermentação logo terá bolhas por mais tempo.

Se aumentar a quantidade de fermento, aumentará a velocidade do processo de fermentação, logo terá mais bolhas por minuto mas uma duração mais curta da reacção. Claro que a fermentação depende imenso da temperatura ambiente.

Eu noto que no verão começam a sair bolhas logo passado uma hora. Contudo a mistura tem de ser refeita semanalmente. Por outro lado no inverno, só refaço a mistura de 10 em 10 dias, mas tenho muito menos bolhas/minuto.

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem acho que percebi quase tudo so nao explicaste a parte das quantidades, para um aqua como o meu com 120 L qual e que deve ser o tamanho da garrafa?e as quantidades de açucar e fremento alteram?e depois como se põe isso a funcionar no aqua? :)

Alguem me explica? :)

cumps

Fábio Baião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio... essa tua receita é para o recipiente da nutrafin certo?

Olha que estás a fazer pelo menos 1 erro e por isso a mistura só te dura uma semana...

 

Quanto à receita de CO2 aqui vai:

 

1 - Encher de açucar branco ou amarelo o copo até à primeira marca interior. Ficará aí mais ao menos com 2 dedos de altura de açucar.

2 - Juntar meia colher de café de fermento de padeiro ao açucar.

Aqui falta uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Ele actua como tampão, mantendo a solução alcalina. É que o processo de fermentação gera ácido e o meio ácido mata as leveduras, parando a produção de co2.

Se juntares o bicabornato a mistura dura não uma mas pelo menos 3 semanas, com um débito agradável.

Quanto ao fermento de padeiro eu costumo usar uma colher de café cheia, mas daquelas mesmo dos cafés... é que há colheres de café que mais parecem de chá :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela correcção Nuno.

 

Esta receita foi-me fornecida por um user aqui do Fórum com que tive o prazer de travar conhecimento e que me fez o favor de fornecer a sua receita "caseira".

 

Fiz "Copy" "Paste" do mail e como o meu kit ainda se encontra a funcionar com recargas de origem, não experimentei ainda.

 

Fiquei/ficámos mais próximo de obter sucesso com esta tua dica.

 

Mais uma vez obrigado e as minhas desculpas ao user fabio_baiao por o ter induzido em erro, embora involuntário.

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com as informações erradas e...

 

Eu noto que no verão começam a sair bolhas logo passado uma hora. Contudo a mistura tem de ser refeita semanalmente. Por outro lado no inverno, só refaço a mistura de 10 em 10 dias, mas tenho muito menos bolhas/minuto.

 

Se usas as recargas da Nutrafin não dura de certeza só uma semana.

 

Para a próxima vez pensa um pouco antes de induzires alguém em erro.

OK, Todos nós erramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esclarecimento de todos os que consultam este fórum informo a parte copiada do referido mail:

1 - Encher de açucar branco ou amarelo o copo até à primeira marca interior. Ficará aí mais ao menos com 2 dedos de altura de açucar.

2 - Juntar meia colher de café de fermento de padeiro ao açucar.

3 - Encher de água até à 2ª marca interior do copo. Se juntar água ligeiramente morna terá o inicio de fermentação mais rápidamente.  

Deve ficar com água quase até ao topo, sobrando cerca de 2 cm de copo no cimo.

4 - Fechar e agitar a mistura.... ligar o tubo e esperar até ver as bolhinhas a começarem a aparecer....e pronto....

 

Pode aumentar um pouco o açucar. Se o fizer, aumentará a duração do processo de fermentação logo terá bolhas por mais tempo.

Se aumentar a quantidade de fermento, aumentará a velocidade do processo de fermentação, logo terá mais bolhas por minuto mas uma duração mais curta da reacção. Claro que a fermentação depende imenso da temperatura ambiente da sala! Eu noto que no verão começam a sair bolhas logo passado uma hora. Contudo a mistura tem de ser refeita semanalmente. Por outro lado no inverno, só refaço a mistura de 10 em 10 dias, mas tenho muito menos bolhas/minuto.

 

Diga se conseguiu produzir o CO2 com esta receita caseira. Comigo resulta muito bem. O kit da NUTRAFIN é o que eu ainda uso no aquário de 80cm que tenho aqui ao meu lado no emprego.

 

Não sentindo qualquer necessidade de justificar... pergunto?

 

Será científico afirmar uma duração de um kit da nutrafin? Posso adiantar que as minhas primeiras recargas levaram 72 horas a "borbulhar" e durou +/- 18 dias.

 

As segundas, estão a borbulhar presentemente já com muito pouca intensidade e tem apenas 8 dias em funcionamento?!?!?

 

Cumprimentos ao Fórum

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.