Transformação para Apistos


formigalx

Recommended Posts

Boas

Tenho um Aqua de 80 cm/40 cm/50 cm , que neste momento é um comunitário com muitos Guppys , Platys , 2 Molly balão , 2 Corys e 1 Pleco.

A minha ideia é acabar com ele e começar do zero um novo projecto para Apistos.

A principio quero meter somente um casal ou um trio de Apistos ainda a escolher e gostaria de ter a vossa opinião em relação a que mais fauna posso ou devo meter , também para o aqua não ficar muito vazio.

Tenho um filtro externo TurboJet 400 Lt/h e um termostato 150 W , de momento a gravilha é grossa mas preferia meter areia fina branca , algumas plantas , 2 ou 3 troncos , umas cascas de côco e uma folhas de catappa de maneira a ficar simples.

Atrás do vidro tenho um poster de vegetação que vou tirar e pôr um fundo preto.

Agradeço todas as opiniões que me ajudem a montar um bom Aqua.

De momento ele está assim...

130ky.jpg

116mj.jpg

http://img26.imageshack.us/i/130ky.jpg/

http://img181.imageshack.us/i/116mj.jpg/

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

de forma rápida... se pretenderes reprodução claro.

 

- apostava num trio de Apistos, nota que existe risco de perderes um dos elementos devido a agressividade mas com essas dimensões parece-me possível arriscar.

- layout, muita planta, pessoalmente gosto de ver as plantas mais na parte de traseira do aquário para ficar com a frente livre para se observarem os peixes... depois 2 grandes focos de hardscape (troncos, pedras, cascas de coco), um a direita e outro a esquerda para as fêmeas definirem 2 territórios em zonas afastadas...

- água, se desses alguma informação sobre as características da água à saída da torneira seria bom, para se entender o que precisas de adicionar ao aqua para se obter água ligeiramente ácida, que é a preferência dos apistos.

- eu não colocava mais peixes nenhuns... mas isto é a minha opinião apenas. aprende-se facilmente a gostar de um aqua mais 'despido' de peixes só com apistos lá dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

de forma rápida... se pretenderes reprodução claro.

 

- apostava num trio de Apistos, nota que existe risco de perderes um dos elementos devido a agressividade mas com essas dimensões parece-me possível arriscar.

- layout, muita planta, pessoalmente gosto de ver as plantas mais na parte de traseira do aquário para ficar com a frente livre para se observarem os peixes... depois 2 grandes focos de hardscape (troncos, pedras, cascas de coco), um a direita e outro a esquerda para as fêmeas definirem 2 territórios em zonas afastadas...

- água, se desses alguma informação sobre as características da água à saída da torneira seria bom, para se entender o que precisas de adicionar ao aqua para se obter água ligeiramente ácida, que é a preferência dos apistos.

- eu não colocava mais peixes nenhuns... mas isto é a minha opinião apenas. aprende-se facilmente a gostar de um aqua mais 'despido' de peixes só com apistos lá dentro.

Boas

A agua aqui na zona (Barcarena) sai da torneira com o PH 7.8 , sei que tenho que meter turfa no filtro , co2 , etc...

Tenho um outro Aqua de 240 Lt , também com Apistos , no qual estou a ter muita dificuldade em baixar o PH , mas estou com esperança de como vou refazer este de raiz , que seja mais facil....

Já agora em relação ao Substrato , no outro AQUA tenho AquabasisPlus da JBL , poderá ter alguma influencia no PH ?

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há muita coisas que pode influenciar o ph... para o descer é optar por ir adicionando turfa de forma gradual para quebrar o efeito tampão e consequentemente baixar o ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra maneira de baixar o ph é o substrato mas assim nao podes por areia fina ou entao ate podes colocar as duas.

 

 

Boas, tambem me estou a iniciar nos Apistos, quinta feira recebo o casal agassizi.

 

Mas se queres baixar o PH, a maneira nais simples e económica é efectuares TPA's com agua destilada.. gradualmente vais substituindo e ela baixa que é uma maravilha.. PH 5 nas garrafas de venda nos supermercados.

 

Cumps

André_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra maneira de baixar o ph é o substrato mas assim nao podes por areia fina ou entao ate podes colocar as duas.

Boas

Á conversa com o dono de uma loja de aquariofilia , acabei por mudar de ideias em relação á areia branca , a minha ideia inicial era por areia branca fina , mas como também quero por substrato fértil para ter bastantes plantas acabei por aceitar os argumentos dele quando ,"me chamou á razão" que em 1º lugar no habitat original dos Apistogrammas o fundo não é branco mas sim mais escuro , e para por substrato fértil não se pode por uma areia tão fina por cima , além de ser dificil de manter o substrato sem se misturar com a areia , sendo a areia fina não deixa o substrato "respirar". Além de que com um areão mais escuro , os Apistos subresaem mais , ainda para mais querendo eu meter 1 trio de Agassizi Fire Red.

Como tal estava a pensar em meter JBL Aquabasis Plus + Manado de modo a abter um substrato castanho.

De qualquer maneira continuam a ser bem vindas todas as opiniões para todo o Aqua , em relação a fauna , plantas , outros tipos de substrato , etc..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

embora caros... bons substratos que tenho usado sao, ADA Amazonia e ELOS Terra, podes ver ambos nos tópicos da minha assinatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Apos bastante pesquisa , optei por utilizar Humus , um resto de AquaBasis da JBL que me sobrou de outra montagem e Akadama por cima.

Em relação ao Humus já sei como preparar , agora em relação á Akadama , é preciso algum tratamento especial ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Deixo aqui as fotos da transformação do meu comunitário de viviparos para trio de Apistos Agassizi Fire Red :

Como ele era

dscf1509o.th.jpg

O vazamento

dscf1510h.th.jpg

dscf1511s.th.jpg

dscf1512l.th.jpg

Vazio

dscf1513j.th.jpg

Completamente Limpo

dscf1515s.th.jpg

O bocado de Aquabasis que aproveitei do antigo (misturado com um pouco de gravilha)

dscf1518p.th.jpg

Substrato AquaBasis Plus da JBL

dscf1519c.th.jpg

Colocação da Akadama

dscf1520p.th.jpg

Plantação da Flora

dscf1523m.th.jpg

O enchimento

dscf1525s.th.jpg

dscf1526w.th.jpg

Já cheio

dscf1528.th.jpg

Passada uma semana e já com 8 Red Cherry´s e 2 Cory´s

dscf1571y.th.jpg

dscf1573z.th.jpg

 

Vou actualizando á medida que vá inserindo a fauna , pois meti 2 Cory e passado um dia elas meteram ovos , como tal vou esperar mais 3 dias para ver se nasce algum (para ter tempo de os retirar para a maternidade) e só depois vou inserir os Apistos.

Estejam á vontade para opinar e criticar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno.

Bem, posso-te dizer que passou do 8 para o 80, isto na minha opinião

Está com um óptimo aspecto e tenho a certeza que agora não terás problemas com o PH.

Um abraço e vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais