Kribensis identificação de sexos com video


Recommended Posts

Tenho dois Kribensis que é suposto serem um casal so que eu reparo nos dois e parecem-me duas femeas, ambos tem a barriga avermelhada mas um tem mais carregado com o outro, mas quando estao juntos e parece que andam a dançar um fica na mesma com a barriga avermelhado enquanto o outro o vermelho desaparece, andei a tirar fotos e fiz um video na altura em que se juntaram.

 

 

kribensis 1 mais pequeno e com uma mancha na barbatana caudal:

65209868.jpg

20297542.jpg

70377538.jpg

68892684.jpg

99191046.jpg

20372153.jpg

50903859.jpg

57599561.jpg

19484605.jpg

51908640.jpg

37105103.jpg

 

kribensis 2 maior e mais avermelhada na barriga:

59508419.jpg

12875463.jpg

92440809.jpg

29911344.jpg

27477469.jpg

83790490.jpg

23052437.jpg

78275461.jpg

53276123.jpg

77209582.jpg

28527303.jpg

 

os dois:

28038511.jpg

74194142.jpg

82439357.jpg

11112968.jpg

20068445.jpg

 

espero que me consigam ajudar

 

obrigado

Editado por Gonthy

Gonçalo Afonso

 

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quase pela certa que tens ai um casal.

Vê o teu video e mesmo ao 1 minuto certo consegues ver os 2 em paralelo. O da direita é a femea e o da esquerda o macho.

 

O macho quase parece identico eu sei, mas uma das formas de ter a certeza é a cor amarela que a femea tem na cabeça e se estende pelo corpo, o tamanho de ambos ser diferente e as formas das barbatanas.

A cor rosada na barriga é quase identica, fica mais rosada forte nela, quando a femea fica cheia.

 

1ª foto é a femea para ver a cor amarelada que falo no corpo dela.

O macho tem amarelo na cabeça, mas bem menos pelo corpo.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não visse o video, diria que duas femeas, mas vi o video, e apesar de jurar que há primeira me pareciam duas femeas. no video dá para ver que são uma coloração de kribensis que por vezes vejo por cá diferentes dos meus. A primeira femea esta com o cio, pronta a desovar e seguia o segundo que se mostrava maior com barbatana roxa (caracteristica do macho). parece que tens casal, nem que seja um casal de lesbicas... lol

 

 

 

Ou seja, o segundo apesar de nas fotos parecer-se muito com uma femea krib, pode ser um macho bastante jovem dessa estirpe mais colorida e com mais pintas, daí ter parecenças com uma femea, pois nos kribensis comuns, a maioria dos machos perde as pintas, e só as femeas mantem.

 

Já agora, a sexualidade nos ciclideos é mais complexa do que muitas vezes se julga... é preciso ter atenção a esse facto.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amigos quais são as caracteristias principais para saber o sexo deles? Já agora alguém sabe ver o sexo dos ramirezis?

Editado por Gonthy

Gonçalo Afonso

 

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos kribensis:

  • a femea é mais pequena e corpo arredondado, o macho maior e corpo mais esguio.
  • a fêmea no cio ganha quase que uma bola vermelha no ventre, enquanto o macho ganha no máximo um tom vermelho leve.
  • a fêmea é mais amerelada e o macho mais esbranquiçado
  • a femea tem mais pintas o macho ou tem poucas ou nenhumas. atenção: os machos juvenis têm pintas.
  • a femea tem a barbatana trazeira arredondada (meio circulo) e o macho (maduro) a barbatana termina em seta. atenção: Nos machos juvenis a barbatana é como nas femeas.
  • a femea tem cores mais bem definidas nas barbatanas, o macho (no cio, agressivo e muito bem ambientado) tem roxas e tons diversos. Depois nas barbatanas de cima tem tons laranja ou avermelhado (conforme a alimentação).

nos ramirezi é uma historia diferente e um assunto diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que o meu suposto casal de kribensis sao duas meninas, ambas ficam sempre com a bola muito vermelha igual uma a outra e agora ja andam separadas agora, cada um no seu lado.

 

estive a reparar no ovopositor e ambos estavam meios saidos para fora.

 

tenho de postar mais fotos.

Gonçalo Afonso

 

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais