1º Aqua der agua salgada


Recommended Posts

Muito boas tardes caros amigos aquarofolos

 

tou a pensar em montar um aqua de agua salgada mas nao tenho ideia do que vou fazer

preciso de ajuda

tenho um cubo com 50X40X50 e era este que queria montar

de agua quente ja tenho esperiencia a pelo menos 12 anos queria tentar um pequeno salgado

emtao o que nececito

para este aqua que equipamentos devo ter

isto e mais tambem para ter uma nocao do que vou gastar

 

agradecia a bela ajuda

e que se este correr bem o tanque de 400lts que tenho com discos ira se transformar em salgado

abraço a todos

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas para ja precisas de escumador , termoestato , bomba de circulação , a luz , que vai depender se queres ter so peixes , corais , qual o tipo de corais. axo que deves primeiro defenir o que queres fazer e ter , e consoante isso entao sim dizermos-te o que comprares , mas para ja uma sugestao é um bom escumador isso vais precisar de certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom como sou muito verde a minha ideia era ter uns palhaços uns camaroes e uns corais de facil manutenção

depois com a experiencia irei progredir

agora nao sei se corais moles ou rijos o que me aconselhas

quais os mais resistentes

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas os mais faceis de manter sao os corais moles, os sps (duros) ja requerem algum cuidado extra se é que se pode dizer assim.

vais ter sump no aquario ? é que isso vai depender tambem para o pessoal te aconcelhar no escumador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo.

 

Por mais que digam que não, mas o essencial é o €, por isso pergunto qual a sua ideia de gastos possiveis, ou seja a verba disponivel para iniciar com tudo?

 

Assim sabemos que material, tamanhos, etc, devemos indicar.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo.

 

Por mais que digam que não, mas o essencial é o €, por isso pergunto qual a sua ideia de gastos possiveis, ou seja a verba disponivel para iniciar com tudo?

 

Assim sabemos que material, tamanhos, etc, devemos indicar.

 

Cumps.

 

Boas

Nao tenho verba definida

o que pretendo fazer e para fazer minimamente

se nao der para comprar tudo numa virada vaise comprando

em relação a sump nao sei pois o aqua nao ta furado mas inda vai a tempo de o furar

se me disserem que sump e o ideal emtao vamos a isso

tambem nao quero gastar uma fortuna para se me der mal ficar tudo na gaveta se e que me compreendem

para o cubo 50 X 40 X 50 que tamanho se sump e aconselhavel

abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de sabermos se podes ou não colocar sump, como é o móvel do aquário? É totalmente aberto por dentro, sem qualquer prumo/reforço a meio?

Já leste alguma coisa sobre os salgados?

 

 

Bons dias

sim ja andei a ler mas a minha duvida e que um diz uma coisa e outro diz outra

uns dizem que se pode usar filtros outros sump nao a um pantamar especifico

do tipo

aqua X nececita do equipamento Y W Z

depois de saber isso e que parto para a acção

fazer movel sump se necessario etc etc

agora enquanto nao souber o que preciso e dificil

e uma simples resposta

p meu aqua tem 50 de altura 50 de largura 40 de prefundudade

 

abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,para um aquario dessas dimensoes não creio que seja preciso uma sump,já tive um nano de 50L não tive sump e tive sucesso,tinha sim um bom escumador,um filtro exterior so com carvao lá dentro (nada de lãs,esponjas etc...)e uma bomba de circulaçao,começa com isso.

Quanto à iluminaçao duas T5 chegarão para corais moles (uma actinica e uma branca faz uma boa combinaçao).Não esquecer as rigorosas TPA`S semanais de 10%,isso vai te ajudar muito a não ter problemas.

 

Abraçp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,para um aquario dessas dimensoes não creio que seja preciso uma sump,já tive um nano de 50L não tive sump e tive sucesso,tinha sim um bom escumador,um filtro exterior so com carvao lá dentro (nada de lãs,esponjas etc...)e uma bomba de circulaçao,começa com isso.

Quanto à iluminaçao duas T5 chegarão para corais moles (uma actinica e uma branca faz uma boa combinaçao).Não esquecer as rigorosas TPA`S semanais de 10%,isso vai te ajudar muito a não ter problemas.

 

Abraçp

 

antes de mais obrigado

a agua e da torneira das tpa ou tem que ser algo de especial tenho lido que tem que ser de osmose

abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como ja referi anteriormente o aqua tem 50alt x 40perf x 50larg

tou entao a pensar colocar

Escumador TMC V2 Skim 400

2 Bomba de Circulação SunSun JVP-101 3000lts hora

ou

1 Bomba de Circulação SunSun JVP-102A 5000lts hora

 

em relação ao filtro acho que vou optar pelaa sump

sempre fica dentro do movel com o restante equipamento

termoestato escumador etc

 

digao de voca justiça

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como ja referi anteriormente o aqua tem 50alt x 40perf x 50larg

tou entao a pensar colocar

Escumador TMC V2 Skim 400

2 Bomba de Circulação SunSun JVP-101 3000lts hora

ou

1 Bomba de Circulação SunSun JVP-102A 5000lts hora

 

em relação ao filtro acho que vou optar pelaa sump

sempre fica dentro do movel com o restante equipamento

termoestato escumador etc

 

digao de voca justiça

 

uma bomba de circulação jvp-101 chega bem para esse aquario... de resto nada a apontar parece-me bem....

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,se puder ter uma sump melhor,sempre esconde o equipamento, os detritos acumulam se lá em vez no aquario e é so aspira-la de vez em quando,quanto ao escumador posso dizer que é um bom escumador,tenho um v400 tambem e dá conta do recado.

Prefiro duas bombas de circualaçao porque se pode por uma em cada lado e fazer um "mix" de corrente mais apropriado do que uma sempre a mandar o fluxo para o mesmo lado visto que os polipos dos corais é para andarem de um lado para o outro simulando a corrente oceanica,quanto ao resto tudo bem,força.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci me de referir em relaçao à agua a ser utilizada,SEMPRE osmose,a agua da torneira com o tempo vai acumulando tudo o que não é preciso num aquario e vai dar em bloom de algas,(nitratos,silica,sais etc...)também utilizei a agua da torneira e tive dissabores ao fim de um tempo,comecei co osmose e tudo mudou,até os corais mudaram para melhor.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias

sim ja andei a ler mas a minha duvida e que um diz uma coisa e outro diz outra

uns dizem que se pode usar filtros outros sump nao a um pantamar especifico

do tipo

aqua X nececita do equipamento Y W Z

depois de saber isso e que parto para a acção

fazer movel sump se necessario etc etc

agora enquanto nao souber o que preciso e dificil

e uma simples resposta

p meu aqua tem 50 de altura 50 de largura 40 de prefundudade

 

abraço

 

Penso que tens algumas dúvidas, mas também precisas de estudar os salgados um pouco mais.

 

Tendo Sump ou não, precisas sempre de móvel. Se fizeres sump, fazes o móvel aberto por trás, e tens de ver depois as tubagens.

 

Em relação ao material, gostas de olhar para um aquário e ver tudo enfiado lá dentro? Aumentando a litragem do aquário com a sump, será eventualmente até mais fácil para a estabilização dos parâmetros. Mas há muitos aquários sem sump. Ou seja tu é que sabes.

 

Em relação ao material, depende do orçamento. Depende. Um bom escumador pode ir de 150 e a 500 euros. O mesmo para as calhas, ou para o resto do material que irás adquirir.

 

Eu sei que todos nós temos muitas dúvidas que estamos a iniciar, podes ler um pouco mais nestes post que aqui estão

 

My link

 

Cumps

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sempre existem muitas experiências que variam de aquário para aquário.

Pela minha experiência acho sempre bom ter sump, tanto para aquários grandes como par os pequenos.

No teu caso, e sabendo os defeitos dos V2Skim, o 400 acho que ajusta-se, apesar de ser um pouco grande em tamanho.

O móvel é uma parte igualmente fundamental. Terá de ser forte e resistente à água salgada e salitre. Normalmente é feito em ferro, seja galvanizado ou inox ou em alumínio. Eu opto mais pelo alumínio dado que até o inox tem tendencia a ganhar ferrugem a longo prazo. O alumínio é igualmente forte, não ganha ferrugem e é leve. Assim o móvel é aberto por baixo de forma a poder maximizar o espaço para a sumo e equipamentos.

A circulação optava por 2 bombas. Pode ser 2 com cerca de 1500 a 2000lts/h, de forma a teres 2 circulações diferentes e não só uma. No mar tens várias correntes ao contrário dos rios que normalmente é só uma corrente.

 

Mais dúvidas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sempre existem muitas experiências que variam de aquário para aquário.

Pela minha experiência acho sempre bom ter sump, tanto para aquários grandes como par os pequenos.

No teu caso, e sabendo os defeitos dos V2Skim, o 400 acho que ajusta-se, apesar de ser um pouco grande em tamanho.

O móvel é uma parte igualmente fundamental. Terá de ser forte e resistente à água salgada e salitre. Normalmente é feito em ferro, seja galvanizado ou inox ou em alumínio. Eu opto mais pelo alumínio dado que até o inox tem tendencia a ganhar ferrugem a longo prazo. O alumínio é igualmente forte, não ganha ferrugem e é leve. Assim o móvel é aberto por baixo de forma a poder maximizar o espaço para a sumo e equipamentos.

A circulação optava por 2 bombas. Pode ser 2 com cerca de 1500 a 2000lts/h, de forma a teres 2 circulações diferentes e não só uma. No mar tens várias correntes ao contrário dos rios que normalmente é só uma corrente.

 

Mais dúvidas?

 

 

mas achas que este escumador nao e um bom inestimento e que inda vou a tempo

so para a semana e que vou começar a comorar as coisas

so fui para esse devido ao caudal preço

aguardo sujestoes

as bonbas de circulação 2 da sun sun de 3000lhora achas que e muito

abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O esccumador deve dar. Tens 100lts de aquário e escumador para 400lts, segundo a marca, que para mim é 200lts.

As 2 bombas de circulação vai fazer 6000lts/h, representando 60x o volume do aquário...acho um pouco demais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em relação a areia de coral existe alguma regra de quantidade ou e mesmo so para tapar o fundo

a rocha viva tem que ser muita quantidade ou com o tempo a morta rescucita

abraço

 

 

em relação ha areia depende ha quem ponha muita para criar uma pequena dsb, ha quem apenas coloque o suficiente para tapar o fundo. lembra-te que com o tempo a maior parte de cedimento irá ficar no fundo do aquario o que vai acumular imensa porcaria no areiao. eu pelo menos e pela experiencia que tenho tido prefiro pouco areiao no fundo do aquario. em relação ha rocha viva podes poder pouco pois com o tempo a morta vai voltar a ter vida , ela nao recucita , as bacterias que estao na viva é que vao aumentar e voltar a povoar a rocha morta. lol se quiseres acelarar um pouco o ciclo e como vais colocar pouca rocha viva, podes sempre optar por areiao vivo que ajuda no ciclo do aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom em termos qe equipamento ja estou esclarecido

vamos agora a fauna

digao o que achao

 

Peixes

2 Amphiprion ocellaris

1 ou 2 Paracanthurus hepatus

1 Heniochus acuminatus

1 Zebrasoma Flavescens

 

equipa de limpeza

1 ou 2 Lysmata amboinensis

1 Stenorhynchus seticornis

e uns turbos

 

em termos de corais aguardo ajuda mas teem que ser de facil manutenção de preferencia

 

o que me dizem deem as vossas opinioes o aqua tem 100l aprox

abraço

Editado por portugal29
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom em termos qe equipamento ja estou esclarecido

vamos agora a fauna

digao o que achao

 

Peixes

2 Amphiprion ocellaris

1 ou 2 Paracanthurus hepatus

1 Heniochus acuminatus

1 Zebrasoma Flavescens

 

equipa de limpeza

1 ou 2 Lysmata amboinensis

1 Stenorhynchus seticornis

e uns turbos

 

em termos de corais aguardo ajuda mas teem que ser de facil manutenção de preferencia

 

o que me dizem deem as vossas opinioes o aqua tem 100l aprox

abraço

 

amigo desses peixes todos que referiste so os ocellaris que dá para o aquario com a litragem que tens. o resto esquece muito pouca litragem para o tamanho que os peixes atingem e do que necessitam. teras de optar por peixes mais pequenos, tipo six line , centropyges , okinoawe , magnificas , peixes assim deste genero que em tamanho adulto ficam com tamanho pequeno. outra questão que vais ter de ter em atenção é o tipo de peixes pois como a litragem é pequena o espaço é pequeno entao atenção aos peixes que sao extremamente territoriais. falo isto por experiencia propria, aprendi com os erros neste casso a morte de 3 peixes. em relação ha equipa de limpeza podes tambem colocar uns nassarios.

 

bom em corais tens muita variedade , desde sarcophinton , actinodiscos , ricordeas , zoanthus , green star polyps , entre outros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As DSB são boas para desnitrificar, no entanto em cerca de 2 ou 3 anos atingem o seu ciclo de vida e tudo o que absorveram acaba por libertar provocando um grande desiquilibrio.

Pode ser utilizada em refúgios independentes do aquário, apesar de ter um circuito de circulação de água de e para o sistema do aquário. Só assim podemos parar esse circuito sem afectar o aquário, de forma a procedermos à devida manutenção da DSB para não termos problemas.

Uma altura de 2 a 3 cms de areia chega.

 

Sobre os peixes, existem várias escolhas como o nosso amigo rakiki_gti disse, no entanto não deves escolher mais que 2 a 4 peixes, dependendo da escolha, dado que uns peixes são maiores que outros, e quanto maiores menos peixes podes colocar.

 

Corais não existe limites, tudo depende do tipo de cuidado queres ter com o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom vamos la dar mais uma pequena evoloção do meu primeiro reef

entao ca vai

Aqua 50X50X40 ja tenho

escumador comprei um no forum da red sea berlim que da ate 500lts deve dar

rocha 10kg de rocha morta que vai para o aqua de um amigo para se tornar viva

areao inda ando a ver

 

so mais uma questao

em relação ao escumador e bombas de circulação trabalhao 24 horas por dia ou em intrevalos

abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais