Recommended Posts

Publicado

Boas.. peço desculpa se estiver a postar no lugar errado mas foi o que me pareceu mais apropriado.. Alguem me sabe dizer se em alguma praia da zona de setubal existe basalto preto?estou a pensar meter no meu aquario mas nao sei onde apanhar.. abraço

Publicado:

Olá mouzinho

Nas praias da zona de Setúbal/Arrábida seguramente que não irás encontrar pedras de basalto pois essas zonas são de margas e calcáreos, a não ser que tenham sido levadas para lá por alguém.

Na zona de Lisboa/Oeiras/Amadora tens muito por onde escolher. Em Monsanto, Caxias, Estádio Nacional é muito fácil encontrar pois existe bastante.

Em Setúbal só se for nalguma empresa que trabalhe com cantarias para a construção civil e que tenha por lá alguns desperdícios, o que é frequente.

Cumprimentos

Publicado:

Boa noite Mouzinho,

Como muito bem disse, José M. M.Sousa, em Setúbal não se encontram Basaltos porque estas rochas são eruptivas afaníticas. Na região de Setúbal temos rocha de origem sedimentar, ou seja, calcários, Margas, Brejas (mais conhecido por conglomerado ou mármore da Arrábida), arenitos calcários, etc.

Na região de Lisboa, tal como o José referiu, podes encontrar as rochas pretendidas, até na Praça de Espanha as encontras. Mas se queres saber mais sobre a localização de algumas rochas, vai a este site do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (http://e-geo.ineti.pt/maps.aspx). Aqui tens a cartografia geológica de Portugal. É claro que a escala não é das melhores, mas ficas com uma ideia.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Joaquim Nunes

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!