Pelicula branca aquario


Akoja

Recommended Posts

Boa noite.

 

Montei o meu primeiro aquario (60 litros) há 3 meses.

Nos dois primeiros meses as coisas correram bem, até houve vários nascimentos de guppys. Tenho cerca de 15 guppys adultos, 20 que nasceram desde que tenho o aquario e 2 mollys.

Nas últimas 3 semanas começou a surgir uma pelicula branca, que começa por cobrir o areão, incluindo plantas e que depois passa para os vidros laterais. A água também começa a ficar turva passado 3 a 4 dias da TPA.

Hoje reparei que uma das plantas estava a ficar podre perto da raiz e que as folhas se estavam separando, acabei por retira-la por completo.

Durante estes meses morreram 5 peixes, mas não apresentavam nenhum sinal de doença, pelo menos visivel a olho nu. O meu irmão (o aquario foi-me dado por ele, incluindo os peixes) disse-me que alguns peixes já eram velhos, vou pressupor que os peixes não morreram pelo que está a acontecer no aquario...

A agua está à temperatura de 27º e os niveis de ph, nitratos e dureza estão dentro dos valores normais.

Alguem tem ideia do que possa estar a acontecer no aquario?

 

Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar.

 

Akoja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,serão algas?!

pela sua descrição deve de ser,mas brancas nunca vi...

Pode postar fotos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

A maioria das pessoas com quel falei disseram-me realmente que puderiam ser algas, mas também que nunca tinham visto brancas...

 

Quanto às fotos, existe um pequeno problema... Não sei como inseri-las!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faça o download das fotos AQUI ,depois clique em minhas imagens,ao lado das fotos tem varios circulos,clique no que tem um "i" e copie o link do rectangulo referente ao "Forums" .

esse link cole-o aqui na sua resposta.

Nada mais simples. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não consegui atraves do programa que me indicou, mas acho que vai dar ao mesmo.

 

http://milfotos.org/images/9913ff016424f4304aab3434cc2ea0ea.jpg

 

http://milfotos.org/images/343f1b9253bb936a5286eba3d2b69402.jpg

 

 

Entretanto ontem fui a uma loja de animais e expliquei o que estava a acontecer no aquario, aconselharam-me a colocar uma bomba submersa mais com mais potência.

 

Depois de uma grande limpeza e da bomba substituida o aquario ficou excelente. Agora é só aguardar alguns dias para ver se realmente o problema vinha da bomba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que seja da bomba...

Isso é-me muito estranho,nunca vi tal coisa...

vá actualizando para ver no que dá...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Não tenho dado noticias pois queria deixar passar alguns dias para ver o que acontecia... Ora, na 4ª começaram os pequenos indicios de que o assunto não estava resolvido e apôs uma semana com a nova bomba, continuo com o mesmo problema, mas agora em menor quantidade... Apenas cobriu um bocado do vidro lateral e da planta.

 

http://milfotos.org/images/8226646a10a5a8655f67670f08af07e7.jpg

 

Voltei à loja que me tinha aconselhado a mudar a bomba, saí de lá com uma mais potente (por empréstimo), para vermos se realmente é da bomba... Não estou muito convencida... Mas como não há mais ideias!!!!

Hoje voltei a limpar o aquario e mudei a bomba... Vamos ver o que acontece nos próximos dias.

 

Entretanto de alguém tiver alguma ideia do que possa ser, desde já agradeço a atenção.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As indicações que forneces são muito insuficientes. Mas em aquários de pessoas amigas que me pediram ajuda para problema identico, o PH estava anormalmente baixo, e os TPA's eram quase inexistentes ou de frequencia muito inferior ao necessário. É muito frequente encontrar estas situações em pessoas que compram aquarios porque acham muito bonitinhos e limitam-se a dar de comer, frequentemente em excesso, para compensar as vezes que se esquecem e em que os peixes ficam à fome.

Não estou e dizer que seja o teu caso, mas as indicações que dou poderão ajudar.

O equilibrio num aquario é obtido à custa de vários parametros que se compensam ou anulam. Sem falar no ciclo do azoto, se o sistema de filtragem é deficiente, e a alimentação excessiva, cria-se uma película de fungos no fundo do aquário. Estes fungos começam a aparecer quando o PH está abaixo de 6.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Como é obvio agradeço todas as ajudas, porque em matéria de peixes e aquários sou realmente leiga no assunto... Nunca tinha tido qualquer experiência com aquários de água quente e para falar a verdade nunca foi um grande desejo. Mas visto que o meu irmão queria desfazer-se do aquário, optei por ficar com ele. Não tenho os peixes apenas porque achar que um aquário fica bonito numa sala, para mim sejam peixes, gatos ou cães, são acima de tudo seres vivos e se os temos merecem ser bem tratados.

 

Em relação a mais dados...

Hoje fiz uma TPA de cerca de 50%. Faço TPA's todos os fins de semana, mas apenas neste mês de 50%. Nos 2 primeiros meses, como já tinha referido não tive este problema e fazia a cerca de 20 a 30%.

 

Valores de testes feitos hoje às 22.00

 

ph - 7,5

KH - 6º

gh - 10º

NO2 - 0,0 mg/l

 

Em relação à comida dou 1 colher de chá rasa, de manhã e à noite (não costumo esqueçer de lhes dar de comer), não sei se é muito ou não, mas em menos de 2 minutos eles limpam quase tudo e parece que estão sempre com fome!!! São cerca de 40 guppys, (já lhes perdi a conta, porque nasceram muitos no 1º mês), 2 mollys e 2 limpa fundos e tenho duas plantas (não faço ideia do nome delas!).

 

Agora, acho que tenho uma bomba potente demais para o aquario que tenho, mas foi-me aconselhado por alguém mais entendido do que eu, experimentar durante 4 a 5 dias para ver se a voltava a acontecer o mesmo, também não sei até que ponto pode fazer "mal" aos peixes, se é que faz!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ficaste um bocadinho zangada comigo por ter considerado a hipótese do um tratamento menos correcto dos peixes. Peço desculpa,se foi essa a interpretação, pois não era essa a intenção. Limitei-me e referir casos que conheço e em que pediram ajuda. Normalmente, não intervenho em foruns pois não me considero um expert. Mas como ninguem te respondia, resolvi dar a pouca ajuda que me é possível.

O ideal, seria passar todos os peixes para um hospital e fazer uma boa limpeza do aquário e substituição do material filtrante e tratamento com antifungos, mas parece-me que não tens essa possibilidade. Se morasses em Lisboa emprestava-te um aquario de 40 litros que uso como maternidade e que não está em uso neste momento, mas que serviria para a operação.

Salvo melhor opinião, tentava descobrir o proveniencia da praga que te assola e que continuo a pensar que são fungos. Será que a loja te impingiu flocos "velhos" que já perderam qualidade? Será que o recipiente que usas para os TPA's é utilizado para outras coisas? Os TPA's de 50% são exagerados. Os 20 ou 30% são mais adequados para não provocarem choques nos peixes e para não provocar quebra no ciclo do azoto. Para a quantidade de peixes que tens, também considero que TPA semanal é demais. De 15 em 15 dias (ou até mais) parece-me mais adequado. A insuficiencia de luz favorece o aparecimento de fungos (cuidado que o contrario provoca algas).

Não sendo possivel a limpeza total do aquario tentava aspirar o fundo. Os fungos reproduzem-se por esporos, e se conseguires aspirar uma boa quantidade, podes minorar o seu impacto até voltar a haver equilibrio e serem despistadas as outras hipoteses.

Por outro lado dizes que quando efectuas TPA's a agua fica turva nos dias seguintes. Essa situação é normal quando se arranca com um aquario novo (mudança total da agua), mas não deve acontecer nos TPA's. A turvação da agua deriva da proliferação de bactérias que se justifica se mudares 50% da agua mas não em trocas de 20 ou 30%. Essa é outra razão para aconselhar a aspiração do fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não posso dizer que fiquei zangada, talvez um bocadinho irritada... Achei que estavas a ser injusto, porque quem me conheçe sabe perfeitamente que adoro animais, mas como não me conheces, estás perdoado... Tal como disse, agradeço todas as ajudas.

 

Quanto ao meu "tormento", leia-se aquário...

 

Ainda não há sinais da tal película, mas hoje tenho OUTRO PROBLEMA.

 

Um dos guppys está a morrer, para além da sua letargia, noto que a cauda ou se está a desfazer ou foi roída. Será alguma doença? Pode pegar aos outros? Terá a ver com as condições do aquário?

 

Quando referes flocos "velhos", referes-te a que?

 

As TPA's tem sido feitas a 50% porque chega a um ponto que eu não consigo olhar para o aquário, com tanta película agarrada aos vidros e ao fundo. Tento limpar o máximo que consigo. Costumo fazer aspiração do fundo, aliás tarefa que não me agrada muito, porque volta e meia e lá bebo um bocadinho de água!!! Uso garrafões de água que encho na 5ª feira para depois mudar a água no fim de semana e uso Sera Aquatan. A água não fica turva nos dias seguintes, aliás é quando fica mais limpinha, começa a ficar turva é no 4º/5º dia após a TPA.

 

Quanto à luz, tenho cerca de 6 horas diárias e o aquário não apanha luz solar. Tendo em conta que referis-te que muita luz = fungos e pouca luz = algas, a verdade é que a aparecer verdete nos vidros, são algas, certo? Mas se são algas, é um contracenso dizer que a película é um fungo!?!

 

Tendo tudo isto em conta, o meu aquário mais parece um cenário de guerra!! Até fico admirada que não tenham morrido mais peixes!!!

 

Depois vou dando noticias... quanto ao desenvolvimento do estado do aquário. Quanto ao peixinho, infelizmente, acho que não vai dar tempo...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bazul.

 

Mas olha isso é muito estranho!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

PARECE QUE ESTÁ RESOLVIDO!!!

 

A tal pelicula branca esta semana não assolou o meu aquário, apesar de continuar sem saber o que era... Porque nunca ninguém tinha visto algo assim...

Agora até tou com medo de fazer uma TPA!!! Mas terá que ser.

 

Esperemos que se mantenha assim... :)

 

Obrigada a todos pelas dicas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais