285l para Discus


BV79

Recommended Posts

Olá,

 

Agradeço a todos que lerem este post, sendo todos os comentários bem vindos e agradecidos.

 

Os meus conhecimentos de aquariofilia não são muitos. Na adolescência tive bastantes aquários pequenos, gupys, espada, etc. e recentemente tenho lido bastante sobre Discus e o seu habitat, no entanto o que me traz aqui é precisamente poder receber opiniões e ajudas que possam melhorar, quer os procedimentos quer a escolha dos restantes equipamentos de que vou necessitar.

Passados talvez 15 anos afastado deste fantástico hobby, após longo namoro decidi adquiri um aqua de 285l +-(120x50x60).

O aqua é branco, e o areão gostava que fosse preto.

A ideia será vir a poder dar a alguns Discus as melhores condições e companheiros possível e é aqui que aceito as experientes opiniões que me possam ir deixando.

 

Depois de tudo o que li, do espaço de que disponho e dos recursos possíveis, decidi comprar o aqua que indiquei acima.

Agora pretendo iniciar a aquisição dos restantes equipamentos, começando pela filtragem, aquecimento, areão, etc e só depois a flora e fauna.

 

Julgando ser a melhor opção, por diversos motivos que fui lendo, pretendo colocar 2 filtros externos, e aqui começam as duvidas…

 

Quais as características que ambos deverão ter, para que a filtragem seja garantida e em simultâneo a movimentação da agua não seja em excesso para os Discus?

Quais as materias filtrantes que devo colocar nos filtros?

Um equipamento UV é importante, com que potencia aconselham?

Sendo 2 aquecedores, qual a potencia ideal de cada um?

Antes de colocar o areão, devo colocar algum substrato?

 

Estas são as questões que neste momento pretendo ultrapassar para adquirir e poder iniciar a montagem do aqua.

 

Caso se lembrem de outras questões importantes, são sempre bem vindos!

 

Obg e abc

 

PS: Tinha este post noutra subcategoria deste foum, que talvez fosse melhor apagar. Se me podrem ajudar a faze-lo agradecia que não consigo perceber como apagar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Espero que o teu regresso tenha o maior sucesso possivel = )

 

Em relação a discas.. faz bem as contas 1º, isto é, 120*50*60 dá um aqua com 360 lts brutos e não 285lts = ) o que te deixa uma maior espaço de manobra para os discus.

Filtragem.. o ideal é sempre 5x o volume total do aqua, 5x360 = 1800 Lts/h.. quanto a UV's não te posso ajudar, nunca usei e não tenho qualquer info acerca, quanto ao caudal do filtro nada que os chuveiros não resolvam..

Aquecimento.. 2 termos de 300W serão suficientes.

O resto é puro gosto teu.. areão ou so o vidro para ajudar nas limpezas?? fica ao teu critério.

 

Boa Sorte!

Cumps

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pela ajuda.

 

Não percebo muito disto mas sei que o Aqua tem as seguintes medidas exactas: 120x48x62 (segundo o fabricante serão 285l)

Estou a pensar em 2 aquecedores de 200w, será pouco?

Sobre o chuveiro, encontro facilmente nas lojas?

O fundo será areão preto.

Depois daqui por 1 mesito ou 2 pretendo iniciar a aquisição de alguns Discus. Caso saibam alguém de confiança a quem possa recorrer, agradecia.

Mais opiniões são bem-vindas!

Obg e abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pela ajuda.

 

Não percebo muito disto mas sei que o Aqua tem as seguintes medidas exactas: 120x48x62 (segundo o fabricante serão 285l)

Estou a pensar em 2 aquecedores de 200w, será pouco?

Sobre o chuveiro, encontro facilmente nas lojas?

O fundo será areão preto.

Depois daqui por 1 mesito ou 2 pretendo iniciar a aquisição de alguns Discus. Caso saibam alguém de confiança a quem possa recorrer, agradecia.

Mais opiniões são bem-vindas!

Obg e abc

 

Boas

 

Dá para ver pelos teus comentários que precisas de ler um pouquinho mais acerca da montagem de aquários e de Discus. E aconselho-te isto porque, senão o fizeres, irás cometer muitos mais erros que darão origem a problemas na manutenção do teu aquário.

Dá uma vista de olhos ao meu tópico - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=139209 - lá explico passo a passo a montagem do meu e pode ser que te dê uma ajuda, ainda por cima tem as mesmas dimensões do que pretendes montar.

Aquecedor - aconselho-te a investir em dois de 300W e de uma boa marca, que consiga realmente manter a temperatura nos 29º/30º. Há alguns em que, apesar de seleccionares essa temperatura, eles nunca a atingem realmente, originando gastos energéticos desnecessários.

 

A filtragem nunca é demais. 2 Filtros externos com bom caudal e, sobretudo, com um bom volume de massas filtrantes é essencial. Se eu pudesse colocava 2 Eheim 2075.

 

A questão so substrato é interessante e merece atenção. Se quiseres ter boas plantas, com bom crescimento, aposta num bom substrato da ADA/ELOS ou Oliver Knott. São caros, mas valem o que custam.

Por cima do substracto podes colocar o areão que quiseres. Eu escolhi o preto, mas já li algures que isso não é o melhor para realçar as cores dos discus, e que estes mostram melhores cores em substractos claros. Dá uma vista de olhos nos vários aquários publicados no forum para escolheres o tipo que mais te agrada.

 

Eu considero o projecto, uma das partes mais interessantes, desafiantes e importantes da montagem de um aquário. Aproveita para estudar tudo até ao pormenor!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelas ajudas. Acredita que vou tê-las em consideração.

 

Estive a ver com atenção o teu tópico, e tal como muitos outros que ando a ler nos últimos meses, já o tinha lido, bem como os link das filtragens que nele se encontra entre muitos outros em muitas horas de pesquisa aqui na net :smile2: .

 

Por saber que existem factores imprescindíveis a considerar para podermos dar uma boa hospitalidade aos Discus é que tenho, desde há uns meses a esta parte, tentado aprofundar o meu conhecimento das exigências destes peixinhos, através deste e de outros locais onde existe informação preciosa de forma fazer as melhores opções.

 

Sobre o substrato, vou procurar os que indicas, espero encontrar cá por Aveiro ou nas lojas online. Os 7,5Kgs de substrato que indicas no teu tópico são a quantidade ideal para este aqua? Podes ajudar onde encontrar?

 

Os aquecedores, comprei 2 de 200W, pq li que para a litragem em causa, seriam 2 de 150w, comprei 2 de 200w já para deixar margem, pelos vistos seria melhor mais 100W em cada um.

 

Os filtros e de forma a garantir os caudais reais e o volume de filtragem, optei por um Fluval 305 e um Sunsun de 1000 l/h, além do filtro UV com bomba de 300 l/h independente. Bem sei que o que indicas é de facto bastante superior, mas os valores em causa são enormes… Como disse acima pretendem dar as melhores condições possíveis aos meus futuros discus, mas dentro de valores que julgo ser aceitáveis e 2 filtros dos que indicas representam uma despesa muito avultada. Espero que estas minhas opções não tenham sido descabidas e que me obriguem a troca para ter discus com saúde e sem os percalços que infelizmente tiveste que ir ultrapassando.

 

 

O areão vou copiar-te, será preto!

 

Obrigado e abraço

Editado por BV79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas BV79 espero que nao te importes de "usar" o teu tópico para as minha duvidas, tenho as mesmas duvidas,

 

eu estava a pensar em por como substrato akadama e depois queria por areia sílica e usar um pouco de areiao preto tbm, este tipo de substratos e areiao é compativel?

tenho duvidas também em relação ao layout do aquario, o meu aquario tem as medidas de 150x50x50, visto que nao tenho muita criatividade.

 

obrigado

 

BV79 espero que nao te importes que use o teu tópico

Gonçalo Afonso

 

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao substracto, o meu aquário tem as mesmas dimensões que o teu, por isso acho que será suficiente. Sobretudo se optares por um bom substrato. Se colocares um substracto "menos bom" o risco que corres é ele esgotar os nutrientes no prazo de um ano/ano e meio e teres de mudar...Isto também depende das plantas que queres manter e da manutenção...

 

Relativamente aos aquecedores, acredito mesmo que deverias ter comprado dois de 300W. Podes manter sempre um ligado dentro do aquário e o outro servir para acondicionar a água para as TPA's...

 

Os filtros que indiquei são uma óptima escola, mas concordo que são caríssimos... Espero que os teus te resolvam a situação igualmente bem.

 

Filtro UV nunca tive...

 

Quanto aos precalços, desejo-te a melhor das sortes mas... eles acabam sempre por aparecer eheheh Isso também torna a manutenção do aquário mais desafiante e interessante.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tenho um 300L com 300W ligados para aquecer.

se pretendes os dois dentro do aqua 2*200W estas bem servido.

 

filtros e longa historia, nao é preciso dizer mais.

Eheim é valor seguro. Chinocas entram no mercado a força toda e parecem ser eficazes.

 

UV aconselho, tenho um 14W ligado 24/7 a um eheim de 1000L/h. ficou com muito menos caudal, mas os Discus estao sempre brilhantes!!!

estou a pensar reduzir o tempo de UV... outra guerra.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

olha para te orientares um bocado deixo te aqui o que meu contem e ja te podes regular por aqui

 

aqua:240l brutos

 

2x aquecedores de 250watts cada mantendo o aqua a 30/31 graus sem problema

 

substrato: jbl aquabasis muito bom a meu ver

 

areao:jbl manado e bom em termos de ser escuro o que os discus gostao mas para aspirar o fundo e muito leve portanto dores de cabeca

 

filtragem: 1xfiltro externo da all pond solution 1400l/h com lampada uv tenho a agua cristalina sem problemas

 

co2:um kit da aquagro com 2 difusores

 

com este equipamento todo nao tenho tido problemas agora tu e que ves se queres mais mas menos do que isto nao te aconselho muito.

 

cumps

 

gil vicente

Um peixe nao e so pelo natal e para toda a vida................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas BV79 espero que nao te importes de "usar" o teu tópico para as minha duvidas, tenho as mesmas duvidas,

 

eu estava a pensar em por como substrato akadama e depois queria por areia sílica e usar um pouco de areiao preto tbm, este tipo de substratos e areiao é compativel?

tenho duvidas também em relação ao layout do aquario, o meu aquario tem as medidas de 150x50x50, visto que nao tenho muita criatividade.

 

obrigado

 

BV79 espero que nao te importes que use o teu tópico

 

 

Olá Gonthy,

 

Claro que não me importo. As tuas duvidas tb me ajudam!

 

Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao substracto, o meu aquário tem as mesmas dimensões que o teu, por isso acho que será suficiente. Sobretudo se optares por um bom substrato. Se colocares um substracto "menos bom" o risco que corres é ele esgotar os nutrientes no prazo de um ano/ano e meio e teres de mudar...Isto também depende das plantas que queres manter e da manutenção...

 

Relativamente aos aquecedores, acredito mesmo que deverias ter comprado dois de 300W. Podes manter sempre um ligado dentro do aquário e o outro servir para acondicionar a água para as TPA's...

 

Os filtros que indiquei são uma óptima escola, mas concordo que são caríssimos... Espero que os teus te resolvam a situação igualmente bem.

 

Filtro UV nunca tive...

 

Quanto aos precalços, desejo-te a melhor das sortes mas... eles acabam sempre por aparecer eheheh Isso também torna a manutenção do aquário mais desafiante e interessante.

 

Cumprimentos

 

Olá Apoxyomenos,

 

Obrigado pelas dicas.

 

 

Vou tratar do substrato!

Vou ficar com estes dois aquecedores de 200W e comprar mais um de 300w. Vou meter 1 de 200w para as TPA e os outros 2 no Aqua.

Já sobre os filtros, um é de facto chinoca , o outro será um Fluval 305 que julgo me garantir alguma qualidade.

 

Percalços, certamente irei ter, vou continuar a ler com atenção a informação que pdoer para os minimizar ao máximo, mas bem sei que mais dia menos dia os virei aqui relatar e gritar ajuda!

 

Obg e abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UV nao depende propriamente do tamanho do aqua mas sim da bomba que força a agua a passar por ele.

qto maior o caudal, mais potencia é necessária, senão a agua passar pela lâmpada sem ser "limpa".

 

para mim não há duvidas que é uma grande ajuda.

 

nunca mais tive qualquer problemas com parasitoses externas... nada de medicações na agua, nem sequer azul de metileno.

 

só comida e antiparasita da tripa de longe a longe....

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que essa questão dos aquecedores é muito relativa.

Alias se formos a ver os aquecedores mais usados e eficazes (JAGER) 300w indicam aquários até 600L, e agora?

A questão de os dois aquecedores de 200w chegarem ou não depende simplesmente do local onde se encontra o aquário, se houver sempre uma boa temperatura nesse local é mais que suficiente. no meu caso por exemplo de verão um jager de 250w chega para os meus 370L já de inverno tenho de ter lá dois de 250w.

Quanto à questão dos filtros, o melhor já se sabe o que é, mas dentro dos orçamentos possíveis acho que não vais ter problemas com as escolhas, um factor muito importante que tiveste em conta foi comprar dois e não optar apenas por um com um caudal enorme, assim dificilmente se algo correr mal vai ser nos dois ao mesmo tempo. UV também nunca usei não te posso ajudar...

A iluminação acho suficiente também, até porque os Discus não são muito adeptos de Luz, eu tenho apenas duas de 36w e chega-me perfeitamente. :)

Vai actualizando ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais