[DIY]Maternidade/enfermaria/aquario de camarões com sump super facil e económico c/ caixas da vodafone


paka23

Recommended Posts

Boas venho apresentar o meu 1º post com um trabalho que fiz com um amigo. Depois de passar hora a fio a "babar-me" para os DIY aqui apresentados no forum decidi fazer um aquario minimo de 5 L cm uma caixa da vodafone ligada a uma sump s com o uso das leis da física (efeito cifão que foi uma ideia dum amigo meu e que está neste forum pelo username de cavalomaluco). Bem vamos começar:

 

Materiais necessários:

 

1- dois cotovelos de pvc (estes custaram 0,55 euros cada)

 

2- um bocado minusculo de mangueira transparente (nem sei quanto custou mas foi um preço ridículo ^^)

p1003112038.jpg

 

 

 

3- duas caixas da vodafone que pedi numa loja (custo zero)

p1003112039.jpg

 

 

 

4-A cabeça de um filtro sicce micron 220L/h que tinha para aqui

p1003112043.jpg

 

Agora passando á prática:

 

1-unir os 2 cotovelos em U

p1003112041.jpg

 

 

2-Colocar a mangueira (bem apertada)no lado mais amplo

p100311204101.jpg

 

 

3-Submergir completamente e tapar o lado mais fino do "U" com a mão e gentilmente passa-lo para dentro da segunda caixa sem que o lado mais grosso saia de agua (criando um cifão)

p1003112042.jpg

 

 

4-Tirar o "dispersor" de agua do filtro e colocar uma mangueira mais fina no orifício de saída de água

p100311204303.jpg

p1003112044.jpg

 

 

5- Montar o filtro e ligar tendo a mangueira de saída de água a verter agua para o cubo oposto ao do filtro e voila! ^^

p1003112033.jpg

p100311203301.jpg

p100311203302.jpg

p1003112034.jpg

Espero ter ajudado com esta ideia que achei super pratica e económica eu talvez crie um pouco de musgo de java aqui ou meta uns camarões :drool3: :drool3:

 

Peço desculpa pela qualidade das imagens mas não havia outro meio senão o telemóvel e nao sei como por correctamente imagens

Editado por David Cabete
Uma ajuda nas fotos.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda nas fotos eu daqui a mais uns dias devo terminar o projecto e faze-lo "mais bonito"^^

Depois eventualmente carregarei mais fotos :laugh:

Alguma duvida ou conselho sobre o projecto será bem vinda :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta que o nível de água dos aquários não é igual visto não estarem ligados não há o risco de encher demasiado um deles, isto porque a bomba de água envia uma quantidade de água para o outro áqua diferente daquela que recebe ou estou errado?

 

Espero que me possam elucidar,

 

Cumprimentos e continuação de bom trabalho :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta que o nível de água dos aquários não é igual visto não estarem ligados não há o risco de encher demasiado um deles, isto porque a bomba de água envia uma quantidade de água para o outro áqua diferente daquela que recebe ou estou errado?

 

Espero que me possam elucidar,

 

Cumprimentos e continuação de bom trabalho :D

 

Sim estão ligados uzando o efeito "cifão" do tubo de pvc que vai sempre nivelar a agua dos 2 aquarios ou seja quando a cabeça do filtro tira dum e passa para o outro o tubo automaticamente nivela a agua e como o tubo de pvc é varias vezes mais largo que a saida do filtro faz desta tecnica mais eficiente :medieval_mace:

Agora é só esperar por silicone que me estão para arranjar para colocar um sistema de filtragem na sump dpois mete-se uma rede mosquiteira no tubo monta-se um termostato Elite 50W k cabe na perfeição e ja tenh um nano pa por uns CRS biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é boa mas vais ter de andar de olho no nível da água pois com a evaporação o nível vai descer e, se não deres por isso, vai-te desferrar o circuito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é boa mas vais ter de andar de olho no nível da água pois com a evaporação o nível vai descer e, se não deres por isso, vai-te desferrar o circuito.

 

Sim de facto esse é um inconveniente mas tambem ainda vou fazer a tampas a medida para as ligações que vai me poupar muito trabalho de repor agua :flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais