Peso de Aquários e Construção de Imóveis.


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Não sei se já foi abordado no forum (não encontrei nada) mas gostaria de lançar uma questão, provavelmente para construtores ou Eng. Civis.

 

Li algures que os pisos dos apartamentos são projectados para aguentarem 250KG/m2. Ora, há aquários que pesam bem mais que isso.

 

Que atenção ao comprar/construir um aquário deveríamos levar em conta? Existem lugares mais seguros que outros para colocar o aquário?

 

Obrigado

Marco Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Este assunto tem sido muito debatido aqui no Fórum. Havia um óptimo tópico que eu penso que com as sucessivas alterações de estrutura do Fórum que se possa ter perdido, pois eu também não o encontrei.

Mas indo directo ao assunto posso referir que tratando-se de um aquàrio de dimensões normais, e entenda-se por dimensões normais aquários até 1,50m de comprimento que pesarão à volta de 1000Kg, incluindo equipamento e móvel já em funcionamento, poderemos dispensar essas preocupações a não ser que estejamos a falar de um edifício antigo do tipo das construções pombalinas de Lisboa em que a estrutura dos pavimentos ainda são em madeira, ou de um edifício clandestino construído sem grandes cuidados em que haja suspeitas quanto à sua capacidade resistente. Para as construções mais recentes já com a estrutura em betão armado, devemos analizar apenas as situações de aquários mais pesados, com 2 metros ou mais de comprimento, ou com vários aquários mais pequenos juntos numa pequena área da casa.

Apesar das estruturas das habitações serem calculadas para uma sobrecarga de serviço de 200Kg/m2 nos pavimentos, são adoptados modelos construtivos em que essas sobrecargas são redistribuídas por uma área maior, o que permite que cargas concentradas relativamente significativas não introduzam esforços que ponham em risco a estabilidade das construções. Nestes casos temos apenas de ter cuidado com o contacto do móvel (pés) com o pavimento para não perfurar ou danificar o revestimento dos pavimentos (bastará aumentar a área dos pés ou a sua quantidade para reduzir a tensão de contacto), fenómeno a que chamamos punçoamento.

Apesar de tudo, numa casa há zonas com mais reserva de resistência onde, tratando-se de um aquário grande, preferencialmente deverá ser montado, como seja por cima de uma viga da estrutura, encostado a uma parede mestra, por cima de um pilar etc., evitando-se sempre a zonas de meio vão das lajes.

Se a intenção deste tópica era uma preocupação com um caso pessoal, se me forneceres alguns elementos posso dar-te uma ajuda pois esta é a minha área profissional e podes dispor à vontade.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sendo também a minha área, confirmo tudo o que disse o José. No entanto cada caso é um caso, e tudo depende de como foi dimensionada a estrutura, e de que tipo de estrutura estamos a falar... Pois há mtos edifícios correntes que são dimensionados com sobrecargas de utilização de 2 kN/m2, podendo este valor em certos edifícios variar até aos 5 kN/m2.

Qualquer duvida mais especifica, é só dizeres.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente essa era minha dúvida. Como o aquário que estou a pensar construir terá 120X40X50, terá cerca de 250Kg numa área inferior a 1m2, fiquei com uma certa dúvida se poderia fazer algum mal ao tecto do meu vizinho, e o meu chão, eh eh eh.

 

Já ouvi falar de casos em que um inquilino decidiu por no meio da sala dele uma estante para livros e passado algum tempo, o tecto do vizinho começou a ter fissuras.

 

Mas uma coisa também é certa, encostar um móvel a uma parede não é a mesma coisa que por no centro de uma sala.

 

Como se pode identificar uma viga da estrutura, uma parede mestra ou um pilar?

 

Com relação à mesa do aquário, é indiferente o peso estar assente em 4 ou 6 pés, ou seria melhor em vez de pés ser uma barra de uma ponta à outra (não sei se me expliquei bem) para distribuir o peso?

 

Obrigado pela explicação.

Editado por marcosantos

Marco Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Quando falamos de instalação de aquários, normalmente estamos a relacioná-los com edifícios de habitação, e, neste caso uma sobrecarga de 2kN/m2 (cerca de 200Kg/m2 para o RSA anterior) para as lajes dos pavimentos.

 

Quando pretendemos comprar um piano lá para casa curiosamente não temos este tipo de preocupações, e normalmente são cargas bem superiores.

 

Para o caso das bibliotecas, zonas de arquivo, etc estamos a falar de situações bem mais severas com sobrecargas da ordem dos 5kN/m2, (cerca de 500Kg/m2).

 

De qualquer modo para um aquário com 1,2m estas preocupações não se colocam.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, até porque por vezes há mobiliário em casa que não deve não andar muito longe destes valores de carga do aquário...

 

Em relação ao estar assente em 4 ou 6 pés, é diferente, pois aumentando a área de contacto com o chão diminuis a pressão que exerces neste. Logo quantos mais pés

 

tiveres, maior será a tua área de contacto. ;)

 

Cumprimentos

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como se pode identificar uma viga da estrutura, uma parede mestra ou um pilar?

 

Com relação à mesa do aquário, é indiferente o peso estar assente em 4 ou 6 pés, ou seria melhor em vez de pés ser uma barra de uma ponta à outra (não sei se me expliquei bem) para distribuir o peso?

 

Não é fácil identificar uma viga se junto ao tecto não tiveres uma saliência ou em linguagem simples, se a parede ficar mais grossa junto ao tecto. Mas se a ideia for por o aquário na sala, muito provavelmente as 4 paredes terão vigas embebidas portanto não deve haver problema.

 

Eu tenho um aquário com 70x70cm em planta (0,5m2) que com estrutura, vidro e água deve pesar quase 400kg, ou seja, 4 vezes a carga para a qual a laje foi dimensionada (o meu vizinho de baixo ainda não se queixou!!) e em vez de ter posto pés no móvel, as 4 barras de ferro estão junto ao pavimento.

 

Também é importante teres atenção qual o tipo de pavimento na divisão em que colocas o aquário. Se for em pedra natural ou artificial não há problema, mas se for em pavimentos de madeiras ou flutuantes é necessário ter atenção porque o aquário pode ficar desequilibrado porque o pavimento "abateu".

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica a minha experiência e exponho-a como minha pois está fora dos parametros de segurança.

 

Tenho um aqua que leva aprox. 950lts brutos mas deve levar uns 700/800 lts reais - o peso deve ser de uns 1000/1500 kgs (móvel, filtros, vidro, substrato, pedras, ect....)

 

Tem uma área de 1,2m2 (150 * 80 cm) logo será tomando em conta a média de 1250kg ou arredondando para os 1200kg - 1000kg por m2 aprox.

 

Está junto a uma parede que tem traves mestras e está montado à quase 3 anos - até hoje não tive qualquer tipo de problemas - o móvel tem seis pés reguláveis (by António Violante) e o chão é mármore ajudando na distribuíção uniforme do peso.

 

Cumps

 

 

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.