Mistérios florais


Duarte

Recommended Posts

Oi:

de a algum tempo pra ca, a minha dracena verde tem criado um especie de pintas verdes escuras nas partes superiores das folhas, pensei que fosse só a dracena, mas reparei que o meu feto de java tb tinha, mas em menos número do que as da dracena, e hoje de manhã, reparei que a minha anúbias anã tb tinha, mas muito poucas.

não sei o que é, eu tenho injeção de co2 no aquário, ponho tetraplanta min nas mudanças de água e quando reponho a evaporada, debaixo do areão tenho duas pequenas barras de ferro enferrujadas(ñ acho que seja disto, pois quando as pus as plantas começaram a CRESCER mais rapidamente e ficaram masi verdes). como o aqua é muito populado, elas têm muita fertelização por parte dos peixes. o que serão as pintas? têm pra ai 2/3 mm de diâmetro, o ph tá por volta de 6.8/6.9, a temp.:28ºC.

O que será? (o aqua tem uma iluminação razoável, as cabombas necessitam de muita luz e elas crescem de dia pra dia)

 

Outra pergunta: quando podo as minhas cabombas, a planta original ficou muito débil, com as folha encolhidas, mas a muda da planta cresceu BUÉ e bem saudável, pq é que a original fica assim? a muda é sempre mais pequena do que a que fica.

 

Desculpem o testamento, mas é que estou preocupado, pois as plantas não são baratas e eu queria por algumas plantas do aqua pequeno no de 200L quando o montasse.

 

Cumps

 

Duarte :arrow:

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

tens a certeza que as pintas verdes escuras não são algas ?

 

quanto à cabomba principal começar a morrer embora apareçam novos rebentos, acho que é mesmo natural assim, porque o stress do transporte,e da adptação às novas condições faz isso às plantas. Alias, achoq ue todas as plantas têm esse comportamento, por isso é que se diz que antes de introduzir uma planta deves cortar as raizes as folhas já velhas.

 

mas deves esperar a opinião de outras pessoas também :arrow:

de algum especialista, porque eu não o sou de certeza :arrow:

 

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Inclino-me para que as pintas sejam algas a formar-se embora pareça estranho. Tens comedores de algas?experimenta e ve o que acontece...

 

As cabombas precisam de muita luz sim... mas aguentam-se com uma lluz razoavel: quantos watts tens? e quantos litros? O facto de as cabombas morrerem quando as mudas pode ser um indicador de que a iluminação não seja o suficiente. é natural que a zona mais nova da planta ao ser mudada resista com maior facilidade... é nela que se situam os meristemas apicais que fazem crescer a planta.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os pontos verdes deverão de facto ser Algas como já foi dito.

 

Em relação às cabombas estas são podadas cortando a parte inferior e replantando a superior. A inferior vai para o lixo (embora seja possível aproveitar pois podem aparecer novos rebentos noutras zonas da planta, visto que a zona de corte deixa de ser zona de crescimento.

 

As barras de ferro não estão a fazer nada no aquário, as plantas não conseguem assimilar o óxido de ferro (ferrugem).

 

A dracena ou Dracaena não é uma planta de aquário, se a mantiveres dentro do aquário acabará por morrer. Esta planta é uma planta de interior muito conhecida e muitas vezes vendida para aquário pois aguenta-se durante uns meses submersa.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais