Praia Verde


Quo

Recommended Posts

Dados

Dimensões 100x30x40 ca.120L

Filtro Eheim 3L 440L/H:

- limpeza de 2 em 2 meses

- matérias filtrantes: esponjas brancas, esponjas azuis, ceramicas, ceramicas biomax, areão de lava

Luz diurna: T4 64W

Luz nocturna: calha 20xLED 2W

Termoestato 200W

Areia Fina de Sílica ca.18kg

Xistos avermelhados

conchas escondidas e/ou enterradas na areia, algum areao de lava enterrado junto ás raizes

produtos adicionados: Decalcit, KCL, fertilizante líquido e em pastilhas

 

Flora:

Vallisneria spiralis

sagittaria subulata

Anubias barteri var. coffeefolia

Bacopa caroliniana

Rotala Macrandra

Lysimachia nummularia

Ludwigia palustris red

Hygrophila polysperma

Cryptocoryne crispulata var. balansae

e várias outras plantas...

 

Este aquário foi montado em Junho de 2010. É, hoje, um comunitário com fauna diversificada, mas centra-se sobretudo em fauna do Sudoeste Asiático e Oceania, em especial Sumatra e Papua-Nova Guiné, para além de pequenos peixes da América do Sul. Também tem vários invertebrados: moluscos e crustáceos. Este aquário está ao lado do aquário Praia Azul, e juntos dão a ilusão de serem um unico aquário de 2m.

 

 

 

 

Vista lateral

vidro um "bocado" sujo... se calhar o aquário precisa de um reforço de moluscos para a limpeza... isto porque meti mais luz recentemente e retirei plantas...

vistalateral2.jpg

 

 

 

 

 

Mikrogeophagus altispinosus

altispinosa.jpg

 

 

 

 

são um casal com várias desovas.

altispinosa2.jpg

 

 

 

 

Um enquadramento

ludwigiabacopa.jpg

 

 

 

 

Neritina delessertii

abalonex.jpg

 

 

 

 

 

Melanotaenia boesemani

nem parece, mas são...

arcoirisboeseman.jpg

 

 

 

 

Paracheirodon innesi

néon junto às bacopas.

bacopaneon.jpg

 

 

 

 

 

Puntius tetrazona

Barbos tigre ou de Sumatra. Faltam aquários para fazer um grande cardume com estes peixes... seria interessante...

barbostigre2.jpg

 

 

 

 

 

Clithon souleyetana

clithonsol.jpg

 

 

 

 

 

Vittina semiconica

Stiphodon atropurpureus

conjuntopeixesemoluscos.jpg

 

 

 

um dos góbios azuis na pestaninha

gobiopedra.jpg

 

 

 

 

Stiphodon sp. "red neon"

Uma espécie de góbio semelhante, mas ligeiramente diferente.

rotalamontanhalateral.jpg

 

 

 

Cambarellus patzcuarensis "Orange"

Tylomelania sp. Poso "Yellow"

conjuntopeixesemoluscos.jpg

 

 

 

 

dois dos meus lagostins anões. Já vi uma fêmea ovada por duas vezes, mas nada nasceu, também não intervencionei...

lagostimano.jpg

 

 

 

 

 

 

Farlowella amazonum

o meu peixe-galho mais antigo está cada vez maior. Tenho um par.

farlowella.jpg

 

 

 

 

 

o peixe-galho disfarçado de galho...

ludwigia.jpg

 

 

 

 

Pangio kuhli

kuhli.jpg

 

 

 

 

 

lysimachiakuhli.jpg

 

 

 

 

 

sagitariakuhli.jpg

 

 

 

 

Um enquadramento

ludwigiarotala.jpg

 

 

 

 

 

Melanotaenia praecox

arco-íris anão (ou néon)

rotalaarcoirisanaofemea.jpg

 

 

 

 

arco-íris fêmea

rotalaarcoiris.jpg

 

 

 

 

arco-íris macho

rotalaludwigiaarcoirisa.jpg

 

 

 

 

 

Vista lateral

vistalateral.jpg

 

 

 

 

Vista do lado direito

vistadireita.jpg

 

 

 

 

Vista do lado esquerdo

vistaesquerda2.jpg

 

 

 

 

 

Vistas gerais

 

 

vistageral.jpg

 

 

 

 

vistacentrodireita.jpg

 

 

 

 

vistagerallado.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho mais um "igual", no meu quarto, focado nos ciclideos americanos e peixes-gato. :animal_fish:

 

Os altispinosa não estavam muito bonitos na imagem, estava o casal sozinho, mas hoje pus um altispinosa rival do casal, e começaram logo todos a ter cores mais garridas e haver mais interacção.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um evento para registar.

 

desova

Os meus altispinosa desovaram hoje (já previa o acontecimento). Nascem dentro de 3 dias, vamos ver se é desta que consigo criar altispinosa. Já comprei um aquario de 5 L, bomba de ar e ovos de artémia para isso. Além de ter o aquário de invertebrados preparado.

 

fotos de hoje.

 

aspecto geral

 

aspectogeral.jpg

 

 

Vista sobre o canto do casal

aspectolateraldireito.jpg

 

 

 

Mikrogeophagus altispinosa

o casal. Macho à frente, fêmea atrás junto aos ovos. Uma grande desova.

altispinosacasal.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado. vai dar trabalho, mas vou tentar.

 

Quanto a distinguir, praticamente, só pelo comportamento... sei que a outra é a femea, porque é a que fica mais tempo em cima dos ovos e o macho em lutas contra o outro altispinosa, mas por norma, não consigo diferenciar. Há diferenças minimas no rabo e na tonalidade do corpo, tudo muito minimo, quase imperceptivel e provavelmente pouco fiável. Com a desova, também se vê o ovopositor da femea de fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito da 'parede' de valisnérias. Está muito bonito!

Boa sorte com a criação!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado aos dois. De momento algumas das fotos não são as melhores. Mas em breve penso conseguir melhores fotos. Também estou á espera de desenvolvimentos de plantas.

 

Quanto à criação: são peixinhos mais exigentes no que toca a criar. E, neste momento não tenho muito tempo de sobra. Mas sei exactamente o que vou fazer e quando fazer, friamente, sem deitar tudo a perder. Se correr mal, depois tiro as devidas elações.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Alguns peixes sairam deste aquários, tais como os Altispinosa, que foram para o aquário de Loricarideos e Ciclideos Americanos. Outros entraram... :) quis dar um feeling mais asiático, se bem que continua a ser, por causa das circunstâncias um comunitário geral.

 

 

 

 

Este aquário estava muito descuidado por falta de tempo. Aproveitei o dia de ontem para o arranjar, visto que isto me relaxa... Os peixes adoraram pois agora têm mais espaço para nadar.

 

Começo pelos Góbios

 

Um góbio neon vermelho, ve-se na imagem um clithon abelha e uma ampulária dourada

pvgobiomoluscos.jpg

 

 

 

 

 

 

ao fundo um dos kribs que criei no aquário ao lado, mas tive que os remover de lá e por aqui.

pvgobioneon2.jpg

 

 

 

 

 

 

Os góbios são peixes fascinantes e tal como os ciclideos são descendentes de peixes marinhos.

pvgobioneon3.jpg

 

 

 

 

 

 

adoro quando um góbio fica todo atiçado, fica lindissimo!

pvgobioneonkrib.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas imagens mais gerais do aquário

 

 

 

Retirei outras plantas mais complicadas e estou a apostar mais nas bacopas, é uma planta fácil, relativamente estável e dá um feeling natural e relaxante.

pvcentro.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vallisnérias e não só...

pvlateral.jpg

 

 

 

 

 

 

Os peixes principais do aquário são os fabulosos arco-iris (Vermelho-salmão, de Boesman e Anão), estou a resistir não por mais (quero mais vermelhos e anões), as fotos não apanham minimamente o brilho destes peixes que chega a ser mais resplandecente que muitos de água salgada.

pvlateralgeral.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kryptopterus minor

Uma das novas espécies do aquário, se bem que já os tenho há um mês ou dois. São os peixes vidro que é um tipo de peixe-gato. Ao contrário do que li na net, não me parecem tímidos, nocturnos ou demasiado frágeis. comprei cinco e continuo a ter cinco... só nos primeiros dias é que se comportavam como dizem as fontes na Internet, de resto... nada a ver.... fiquei fã. Muito activos sempre de lado para lado, e em pleno dia, circulam pela parte debaixo do aquário, encardumando, mas longe dos peixes de cardume. Chegam de tal forma a ser quase invisiveis que ontem ao sinfonar sinfonei um sem querer, e por pouco não ia pela sanita abaixo, eu por acaso tenho o hábito de espreitar sempre para a água... mas se estivesse muito turva....

 

pvcardumepeixevidrokrib.jpg

 

 

 

 

 

 

 

pvpeixevidrorelvado.jpg

 

 

 

 

 

Garra hughi

Estes peixinhos já os tenho há um ano sensivelmente, e estavam no aquário que é de ciclideos africanos, ficou por lá escondido meses, até, sem querer os encontrar, o ultimo, apanhei-o por muita sorte quando andava à cata de kribensis. Neste aquário, sem ciclideos robustos, não são reservados e andam bem à vista.

pvgarrahughi2.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora um pouco pelos moluscos, que dão sempre riqueza ao olhar e relaxamento pela forma como circulam pelo aquário.

 

A famosa Ampulária Dourada

pvampulariadourada.jpg

 

 

 

 

 

 

 

pvdireitaampularia.jpg

 

 

 

 

 

Clithon souleyetana

variedades: Abelha e Sol

pvclithons.jpg

 

 

 

 

 

Tylomelania patriarchalis "Yellow Antenna"

vieram recambiadas do meu aquário Praia da Lagoa, onde deixaram dois filhos, chegadas à nova casa, comemoraram com o nascimento de mais um filho. Até o Krib respeita bichos tão grandes.

pvtylomelaniapatriarcha.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Badis badis

O peixe-camaleão a espreitar entre as plantas para a neritina obscura.

pvcenagobyneritinabadis.jpg

 

 

 

 

 

 

O peixe-camaleão, que em tempos foi visto como um ciclideo, isto porque tal como os ciclideos é reservado e curioso por natureza, e também puxa pelas cores. Não consegui ainda apanhar um a puxar pelas cores. Mas há-de chegar o dia...

pvbadis.jpg

 

 

 

 

 

 

Sewellia Lineolata

Peixe-lapa Tigre

pvpeixelapatigre.jpg

 

 

 

 

 

 

 

mais uma dos peixe vidro

pvpeixevidro.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quo, eu fico sempre fascinado com os teu aquários,e teus peixes

e moluscos,e sempre aconpanhado com uma boa entrudução muito boa,

então sobre moluscos ou caracois,tu és 5*,obrigada,adorei.Boa sorte.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alvaro,

 

Obrigado pelas tuas palavras. Fico contente que tenhas compreendido o objectivo dos meus posts, que é mostrar a magia da natureza, se bem que uso técnicas de aquascaping para isso, tenho em vista os animais que ali dentro habitam e não apenas a fotografia. Mas, como se vê, a fotografia resulta muito bem. é a magia da natureza.

 

Este aquário estava meio abandonado por muito, mas não merecia, pois é o aquario onde posso fazer um pouco de jardineiro naturalista, nos meus outros estou bastante mais limitado. Planeio fazer um video em HD do aquário assim que possa. Depois coloco aqui.

 

falta ainda umas imagens da sessão fotográfica de ontem.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso do destino esqueci de sair na paragem de autocarro que saio regularmente e sai no Norteshopping, tinha que apanhar metro para a Póvoa, e fui lá visitar a loja de animais pela primeira vez. Não tinha nada de peixes, mas de plantas pareciam bem apetrechados, e achei lá uma das mais famosas plantas de aquário da aquariofilia actual e que procurava há muito e tinha acabado de chegar à loja: Staurogyne Repens

 

 

 

Pus uns fertilizantes de resina de durança longa por baixo e plantei neste aquário. Vamos ver se a planta se adapta.

A Staurogyne usei para criar profundidade e riqueza ao dividir as vallisneria spiralis das sagittaria subulatta pois como são plantas com aspecto parecido.

 

pvjunesquerda2.jpg

 

 

 

 

 

 

irei trabalhar futuramente a parte da direita com podas, assim que as plantas cresçam.

pvjunesquerdaprox1.jpg

 

 

 

 

 

 

até ajuda a realçar a montanha.

pvjunesquerda.jpg

 

 

 

 

 

 

e de muito perto

vittina semiconica / turrita

pvjunesquerdaprox2.jpg

 

 

 

 

 

 

Comprei também uma Echinodorus Bleheri, era barata... mas no aquário ainda não achei bem o sítio onde quero colocar.

Ficou mal. Caso se adapte a pouca luz ainda coloco no aquário de loricarídeos.

pvjundireito.jpg

 

 

 

 

Umas imagens gerais

 

pvjungeralcima.jpg

 

 

 

 

 

 

pvjungeral.jpg

 

 

 

 

 

a ampulária vai-se embora :)

E, pronto ficamos por aqui para já...

pvjunmeio.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Pus uns fertilizantes de resina de durança longa por baixo e plantei neste aquário. Vamos ver se a planta se adapta.

A Staurogyne usei para criar profundidade e riqueza ao dividir as vallisneria spiralis das sagittaria subulatta pois como são plantas com aspecto parecido.

 

 

Pois tens toda a razão, eu também acabei com uma mistura entre valls e sagittarias, :busted_red:

explica lá isso dos ferts de resina?

ah, gosto muito dessa montanha :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São um fertilizantes da Crystal Red:

http://crystalred.eu/categoria/22/190/fertilizantes-de-substrato/ (os primeiros com as moedas na imagem), estou a usar para facilitar o enraizamento e a promessa da longa duração.

 

Quanto à montanha foi pura sorte ter apanhado aquela pedra. Há pessoal interessado nestas pedras, mas isto não são pedras comerciais. Na parte de trás da Montanha, fiz uma toca para os peixes e para reduzir o pedo e ao fazer a toca parti um pouco da base. Mas encaixei e pus a crescer feto de java, ficou bem. É uma pedra grande, tem para aí 30 cm de altura e outros tantos de largura na base. Não sei ao certo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ontem aproveitei novamente para comprar lá plantas, trouxe:

 

Hygrophila salicifolia

Hydrocotyle Leucephala

Gymnocoronis spilanthoides

 

vou verificar as que precisam de menos luz para irem para outros aquas, pois este aquário já tem plantas a mais. Mas em principio e para já vou por neste aquário. A mais promissora é claro a Hydrocotyle Leucephala, ao que li precisa de pouca luz e é boa a remover nitratos e pode ser usada como flutuante, planeio usá-la aqui e no aquário de loricarídeos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Quanto ao aquário nada a declarar, simples, harmonioso, muito espaço para a fauna esticar a barbatana. Mais uma vez uma excelente variedade de invertebrados, tenho a impressão que são as mulheres com as bugigangas e tu com os caracóis :P

Quanto a esses barbo sumatra penso que são uma espécie bastante subvalorizada, derivado ao comportamento. Mas acho que só uns 10-15 nesse aqua ficariam a matar.

Continuação de bons relatórios acerca deste e dos outros aquas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso gostava de aumentar o número de Barbos tigre. Neste momento tenho apenas 4. Mas não é possivel, o aquário tem um filtro de fraco debito (Eheim 2213) e está muito povoado, especialmente os arco-iris que são grandes e vários kribensis. Este é o meu aquario mais povoado... apesar de outros aquas terem peixes mais possantes. A população tem vindo a ser reduzida e estou à espera de vender alguma criação de kribensis para poder aumentar o numero de outros peixes.

 

Quanto aos moluscos gastropodes, acho que adicionam biodiversidade ao aquário e a sua presença dá um ar mais natural... a minha mania começou por causa da sua raridade nas lojas, antes eram muito dificeis de encontrar, agora é mais facil... e porque sempre vi muitos nos rochedos da praia... fazem parte do meu imaginario das praias e do mar.

 

hoje até retirei dois clithon "abelha" do meu aquario de invertebrados e juntei aos outros tres daqui, é que o amerelo as riscas dá mesmo uma ideia de floresta e de abelhinha... e planeio retirar daqui as neritinas de aspecto marinho para por no aquario de invertebrados. Resumindo, os gastropodes adaptam-se e ajudam a dar o ar que queremos aos aquarios, aqui quero um ar mais de bosque (com a ajuda dos clithon) e no outro um ar mais marinho (com ajuda das neritinas de delessertiii). tenho muitos para nascer... especialmente ampularias... vai ser bonito. lol

 

Fiz algumas alterações paisagisticas no aquário.... depois mostro.

 

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas dos meus góbios. Os góbios do género Stiphodon spp. só têm um defeito é a sua reprodução em aquário, necessidades de oxigénio, logo boa filtragem e filtro em cascata são essencais. Tal como os ciclideos, os gobios são territoriais e eriçam as barbanas e tornam-se mais escuros e coloridos para mostrar dominio, e adoram fazer toquinhas na areia por baixo das pedras de onde espreitam. Para peixes tão pequenos, são bastante complexos.

 

pvjul3gobios2.jpg

 

 

 

 

 

 

 

pvjul3gobios.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.