David EC Costa Publicado Março 2, 2011 Publicado Março 2, 2011 bom dia pessoal alguem por aqui que ja tenha usado ou que use humus de minhoca como substrato? sabem me dizer se realmente é fiavel e se é bom para aquarios? obrigado Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
RACCAR Publicado: Março 2, 2011 Publicado: Março 2, 2011 (editado) boas, Eu já usei e aconselho o uso desse substrato fértil. Tens que ter cuidado com o tratamento e depois tem que ter uma boa camada inerte por cima. Procura por "Paradise Lost" neste forum que vês a minha experiência e o resultado que consegui obter com húmus e plantas. Alias a imagem do meu avatar e desse aquário com húmus. Boa sorte Editado Março 2, 2011 por RACCAR Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
David EC Costa Publicado: Março 2, 2011 Autor Publicado: Março 2, 2011 ok.obrigado raccar. ja tinha ouvido falar por alto,mas queria ter a certeza. vou entao dar uma vista de olhos aí. realmente nessa foto as plantas estao muito bonitas. cumprimentos Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
robintiago Publicado: Março 2, 2011 Publicado: Março 2, 2011 eu tambem utilizo em dois dos meus aquário e gosto do resultado. no inicio ficou turvo, mas rapidamente passou a turvação com as mudas de água. depende da limpeza/lavagem que efectuares antes de colocares no aquário, Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).
David EC Costa Publicado: Março 2, 2011 Autor Publicado: Março 2, 2011 ok robin. obrigado. visto as vossas respostas serem positivas,vou mesmo experimentar. tenho uns sacos de humus guardados,pois costumo usar em plantas de casa e é muito bom. daí estar tentado a usar no aqua. é já hoje k lavo e meto o humus no aqua. obrigado pessoal cumprimentos Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
RACCAR Publicado: Março 2, 2011 Publicado: Março 2, 2011 Atenção que tens que fazer contas à quantidade de húmus que colocas no aquário. O Húmus é um substrato muito forte que em doses excessivas estraga a montagem, daí haver pessoal que já experimentou e não ficou contente. Pesquisa por aqui no forum por Húmus que tens um tópico do Vasco que explica como trata-lo e as quantidades a usar, foi por ele que me segui, alias foi ele que me encomendou o húmus na florista do prédio dele e depois eu fui lá busca-lo. Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
David EC Costa Publicado: Março 2, 2011 Autor Publicado: Março 2, 2011 pois raccar,isso eu sei. acontece o mesmo com plantas de casa. mas obrigado a mesma Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
RACCAR Publicado: Março 2, 2011 Publicado: Março 2, 2011 Sendo assim e visto ja teres todos os conhecimentos do mesmo só me resta ficar á espera para ver os resultados. Boa montagem Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Jesus Osmar Publicado: Março 5, 2011 Publicado: Março 5, 2011 Aqui no Brasil é bastante comum o uso de humus de minhoca em aquarios como fertilizante. As plantas ficam lindas e saudaveis. Mas, atente para a preparação que deve ser bastante rigorosa quanto a fervura e lavagem varias vezes para remover o excesso biologico, ou entao, adeus aquario. Usamos aqui com laterita e uma camada inerte por cima que pode ser areia de filtro de piscina ou cascalho de rio bem abundante para a carga biologica do humus e da laterita nao ir para coluna da agua e infestar o aquario de algas indesejaveis. Espero ter podido ajudar.
Recommended Posts