Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos,

Tenho em mente um projecto DIY para uma calha para o meu aquário. Trata-se de um Aquapor Eco50 com as medidas 53 x 26 x 34cm .

No entanto como o aquário é dito "pequeno" não encontrei nenhuma receita de lâmpadas. O objectivo é criar um plantado com plantas "mais" exigentes e criar um tapete.

Tenho como substratos o JBL Aquabasis coberto com JBL manado. Fertilizo com ELOS planta 1 e CO2 caseiro. Possuo com espécies actualmente: Cryptocoryne Wendtii Green, Echinodorus Parviflorus, Limophila Sess..

Portanto a questão é: devo colocar lampâdas de que potência e espectros? Quantas?

Deixo uma foto do modelo 3D da tampa que imaginei:

gallery_44598_2558_38798.jpg

Cumprimentos

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Publicado: (editado)

Uma iluminação de 40w penso que seria já uma boa iluminação para esse aquario.

Quanto a lampadas, Setup possiveis:

t5 3 lampadas de 14w = 42w

pll 1 lampada 24w + 1 lampada 18w = 42

t5l8 2 lampadas de 24w = 48w

Quanto ao espectro isso depende da lampada em questão, só analisando caso a caso.

Os graus kelvin desde que sejam superiores a 5.000k está apto para plantas, convém ter sempre uma lampada de 6.000k.

Editado por Ruy M.
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!