Recommended Posts

Publicado

Boa tarde.

É possível cortar manualmente vidro laminado? Tenho uma quantidade enorme disponível... É que nem sei o que fazer com ele :)

Cumprimentos,

Carlos.

Publicado:

É possível cortar manualmente vidro laminado?

Olá Carlos, sim, é possível. Não é fácil, mas possivel.

Primeiro, o que é um vidro laminado:

"O conjunto de duas ou mais chapas de vidro que tenham sido submetidas a um processo de laminação-onde são unidas por uma película plástica ou acrílica-passa a ser chamado de vidro laminado"

Fonte: http://www.vidrolaminado.net/

Video do processo de fabrico

Agora como se corta:

Com um cortador de ponta de diamante, passas primeiro petróleo no vidro e depois cortas um dos lados, viras o vidro ao contrário e com a ponta de trás do cortador, dás uma pancadas devagar e fazes um pouco de força para cima. Depois de cortado tens de fazer o mesmo do outro lado do vidro, com o cuidado do corte ser exactamente no mesmo sitio do outro vidro.

Atenção, não faças muita força a tentar cortar o segundo vidro, pois ao fazeres o corte e a fazer a força podes estragar as arestas do outro vidro.

Depois de ter cortado os dois vidros, tens de queimar a película, penso que usei petróleo, colocas um fio de petróleo e acendes, depois vais abanando o vidro para cima e para baixo devagar parar queimar. Se não funcionar com petróleo, tenta álcool (desculpa mas não me lembro o que usei).

Para limar as arestas usas uma pedra de afiar facas e água ao mesmo tempo, ou então uma lixa com água.

Como tens muito vidro, podes brincar à vontade, mas com cuidado :)

Boa aventura.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

VC

Ps: O cortador que falei:

cortadorcv11ve3.jpg

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Publicado:

Viva.

Obrigado pelas vossas respostas. A necessidade de ser eu a fazer o trabalho passa por não ter forma de transportar as placas de vidro.

Vou aventurar-me, tenho ai ums 20 metros quadrados para treinar...

Se tiver oportunidade tiro umas fotos.

Cumprimentos,

Carlos.

Publicado: (editado)
Vou aventurar-me, tenho ai ums 20 metros quadrados para treinar...

Tens ai muita vidro... podes fazer uma Room Fish :D

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Publicado:

Boa tarde.

Comprei um no AKI por 7€. Acho que não é grande coisa mas dá para brincar.

Já comecei a treinar num pedaço pequeno. E Consegui cortar com razoável precisão. Usei álcool em gel para derreter a película que une os dois vidros, o petróleo que comprei deve ser foleiro porque simplesmente não arde.

Encontrei dois problemas. O primeiro corte é difícil de fazer naquela parte em que tenho que rachar o vidro com a “pancadinha de amor”, 8mm de vidro laminado é bem mais duro do que parece. Depois é difícil atinar com o sitio exato onde fazer o corte do outro lado.

Estou a pensar cortar em peças que me permitam o transporte e pedir a uma vidraria que faça os cortes restantes e me afine as arestas.

Com calma isto vai lá…

Desde já obrigado, sem vocês não teria arriscado.

Abraço.

Publicado:

Tens de dar uma margem de 2mm para o diamante do cortador (centro do cortador).

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.