Nano 12 L


Linus

Recommended Posts

Setup do meu nano:

 

Data de montagem: Finais de Agosto de 2010

Dimensões: Comprimento 34 cm - Largura 19 cm - Altura 24 cm

Capacidade: aprox. 12 litros reais

Iluminação: Lâmpada T5 6W

Filtro: Interno Elite Mini (regulado para o mínimo)

Aquecedor: Elite 25W (temperatura - 26ºC)

Substrato fértil: Sera FloreDepot

Substrato inerte: Cascalho castanho do rio aprox. 1 cm de diâmetro

Flora: Eleocharis Parvula

Fauna: 3 Guppy's machos, 2 Otocinclus e 1 Neritina natalensis

 

med_gallery_206_2720_484363.jpg

 

med_gallery_206_2720_1346730.jpg

 

Opiniões, dicas, sugestões, críticas? :rolleyes:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já há algum tempo que, no meio da vegetação da E. parvula, estão umas "bolas" castanhas... O que será? :confused4:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Linus!

 

Quanto á tua pergunta, o mais provável é ser algas.

 

Quanto ao aqua, está giro, e gostaria de que o reproduzisses numa escala maior. Isto porque 12L é claramente insuficiente para manter qualquer tipo de peixe. É estar a aprisionar seres vivos num espaço diminuto, o que é moralmente errado.

 

Eu sou da opinião de que a palavra "nano" devia ser abolida do mundo da aquariofilia. Por lei, não deviam ser vendidos aquários com menos de 50L de água.

 

Desculpa Linus, não é nada pessoal, é apenas a minha opinião! Mas estou certo que a tua visão de futuro passa por adquirires um aquário maior.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Linus, não é nada pessoal, é apenas a minha opinião! Mas estou certo que a tua visão de futuro passa por adquirires um aquário maior.

 

Sim, sim! Estou a pensar em comprar um de 200 litros. Mas até lá tenho que me contentar com este...

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sim! Estou a pensar em comprar um de 200 litros. Mas até lá tenho que me contentar com este...

Sim, 200L é um aquário que pode proporcionar aos teus peixes um bem-estar diferente!

 

Quanto ao teu nano, essas bolas parecem-me uma alga chamada Cladophora aegagrophila. Não compraste uma bolas verdes numa loja? Parece que ficaram castanhas por falta de luz.

 

Mesmo essa Eleocharis parvula não se vai aguentar ai, tens muito pouca luz e não colocaste substrato fértil. Para esse aqua, devias colocar uma lâmpada de 25W, e como substrato arranjares por ex. Sera Floredepot, pores uma camada por baixo, e por cima akadama (por ex.). Cascalho de rio não é bom para plantados.

 

O conselho que te dou é juntares uns trocos e comprares um aqua grande, uns baldes de substrato fértil do estilo Sera Floredepot, um saco de Akadama, e investires numa calha (para 200 litros eu colocaria uns 140W), e numa botija de CO2 pressurizada. Terias tudo para te iniciares com o pé direito no mundo dos plantados. Eu também sou de Lisboa, se quiseres ajuda diz qualquer coisa!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao teu nano, essas bolas parecem-me uma alga chamada Cladophora aegagrophila. Não compraste uma bolas verdes numa loja? Parece que ficaram castanhas por falta de luz.

Não comprei. O que aconteceu foi o seguinte: no filtro coloquei bolinhas de cerâmica Siporax Mini da marca Sera. Ao longo do tempo notei que a vegetação estava povoada por algas tipo cabelo. Conseguia retirar bastantes algas, quando fazia TPA's, mas inevitavelmente elas cresciam... Notei que o filtro fazia barulho quando as bolas tocavam no motor. Retirei todas as bolas e constatei que as algas cabelo desapareceram (porquê? :bs_quesexclaim: ). Possivelmente as bolas castanhas são as antigas algas cabelo que apodreceram :eusathink:

Mesmo essa Eleocharis parvula não se vai aguentar ai, tens muito pouca luz

A iluminação de origem é esta

 

4_12jun08.jpg

Foto de Luís Amaral

 

Fiz esta montagem para melhorar a iluminação

med_gallery_206_2721_1075301.jpg

 

Calha T5 6 W, será pouco? É que não encontro lâmpadas do mesmo comprimento e com mais potência...

 

como substrato arranjares por ex. Sera Floredepot, pores uma camada por baixo, e por cima akadama (por ex.). Cascalho de rio não é bom para plantados.

Se vires no meu tópico inicial uso Flore Depot com cascalho por cima. Akadama é também substrato fértil? Ao introduzir àgua, o aqua não vai ficar todo sujo? Eu uso cascalho para fixar as plantas e não levantar o substrato fértil...

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vires no meu tópico inicial uso Flore Depot com cascalho por cima. Akadama é também substrato fértil? Ao introduzir àgua, o aqua não vai ficar todo sujo? Eu uso cascalho para fixar as plantas e não levantar o substrato fértil...

Desculpa Linus, não reparei que tinhas substrato fértil. Eu também costumo usar esse nas minhas montagens, também uso o da ADA, mas esse serve perfeitamente.

 

A akadama pode com o passar do tempo dar alguns nutrientes às plantas, mas quanto a mim não é um substrato fértil no verdadeiro sentido da palavra, serve mais para colocar por cima de um substrato fértil.

A akadama é boa porque tem uma textura rugosa, o que faz com que as raizes das plantas se agarrem facilmente. O cascalho de rio é liso, e a sua superficie não facilita a aderência das raizes. Mas se tivesses plantas como a Glossostigma ou a Hemianthus "Cuba" era pior, ai o areão de rio não dava mesmo.Como tens Eleocharis as raizes dela andam a "passear" no Floredepot.

 

Agora a luz é que acho insuficiente.Eu colocaria uns 20 a 25W.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se tivesses plantas como a Glossostigma ou a Hemianthus "Cuba" era pior, ai o areão de rio não dava mesmo.Como tens Eleocharis as raizes dela andam a "passear" no Floredepot.

 

Então o melhor é colocar FloraDepot e mais nada. Assim as plantas enraizavam melhor. O meu problema é a coluna de água ficar turva não usando um substracto inerte...

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 

A iluminação de origem é esta

 

4_12jun08.jpg

Foto de Luís Amaral

 

Fiz esta montagem para melhorar a iluminação

med_gallery_206_2721_1075301.jpg

 

Calha T5 6 W, será pouco? É que não encontro lâmpadas do mesmo comprimento e com mais potência...

 

 

ALTAMENTE!!!

 

Não te preocupes com isso... está muito bom de luz...

 

Como é que fixaste a calha atrás?? E como resolveste a questão da ligação??

 

 

Quanto ao solo... pessoalmente n gosto nada desse areão... mas agora já está feito... a n ser que tires a àgua toda e voltes a montar... (guardando esta água para n teres de ciclar...) vê aí outro areão... os bichinhos merecem melhor... ;)

 

Espero que corra tudo bem... Boa sorte!!

 

:evilbat:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lâmpada foi comprada nos chineses. Tirei a antiga lâmpada e coloquei esta. Está fixa por uns parafusos atrás que vêm no kit da lâmpada. Mas já abandonei esta calha. Comprei uma PL 18 W da Boyu para utilizar num aqua de 33 litros. Este aqua vou desactivar em breve. A deia é fazer um plantado bonito e dar espaço à fauna.

Já aprendi quanto ao areão inerte. Já comprei areia castanha! O unico cascalho vão ser as pedras!

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.