Iluminação


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um aquário de 120*60*55 ainda em fase de planeamento e preciso de saber se 4*54w são suficientes...

 

Pretendo ter Eleocharis Parvula apenas...Entre outras de fácil de manutenção...

 

Cumprimentos,

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens 200w para 400ltr.

 

Para plantas de baixa exigencia dá, agora com a altura que tens sinceramente penso que não seja suficiente para plantas de tapete. Depende também do tipo de lampadas que coloques, este também é um factor importante.

Mesmo que ela se adapte a esta iluminação vai ter tendencia para crescer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

São as 4 lâmpadas de 10000k...Apenas quero mesmo só o tapete de Parvula e talvez ums mas de fácil manutenção...Como sou novo neste andamento de iluminação, gostaria que me ajudassem a pensar numa solução e quais as lojas que vendem calhas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perdão enganei-me...As lâmpadas que falo são as da minha actual calha que é 4*39w com cada uma de 10000k...

 

Como eu sei que é pouco, vi uma calha com 4*54w e antes de comprar primeiro aconselho-me...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ambas dão-te uma iluminação fraca, o aquario como é alto o problema é ainda agravado.

 

Eu no teu caso pensava numa calha pll/compactas, são mais pequenas e concentram mais potencia. Uma lampada de 80w tem apenas 56cm e custam +- 15 eur cada.As t5 54w têm 114cm e custam entre os 6 e 12eur.

Apenas com 3 lampadas Pll ficavas com 240w, tinhas já uma iluminação média.

Com 4 lampadas ficavas com 320w, é já uma boa iluminação, perto do intensivo.

Com 4 lampadas t5 54w ficas apenas com 216w.

O problema com as pll é a fraca escolha de lampadas que há e de seres tu a ter que montar, uma vez que as calhas de marca são caras. Podes sempre falar com alguma loja do genero para te fazerem uma calha.

 

A meu ver 4 lampadas de 10000k foi uma pessima escolha, para a iluminação de peixes é boa, mas para plantas não.

Tens que ter pelo menos as lampadas principais, as de 10000k são um complemento ao espectro principal por assim dizer. Tens o complemento mas não o principal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.