Diogo Amaral Publicado Fevereiro 18, 2011 Publicado Fevereiro 18, 2011 Boas pessoal, Tenho um aquário de 120*60*55 ainda em fase de planeamento e preciso de saber se 4*54w são suficientes... Pretendo ter Eleocharis Parvula apenas...Entre outras de fácil de manutenção... Cumprimentos, Diogo Amaral Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 18, 2011 Publicado: Fevereiro 18, 2011 tens 200w para 400ltr. Para plantas de baixa exigencia dá, agora com a altura que tens sinceramente penso que não seja suficiente para plantas de tapete. Depende também do tipo de lampadas que coloques, este também é um factor importante. Mesmo que ela se adapte a esta iluminação vai ter tendencia para crescer. Citar
Diogo Amaral Publicado: Fevereiro 19, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2011 Boas Rui, São as 4 lâmpadas de 10000k...Apenas quero mesmo só o tapete de Parvula e talvez ums mas de fácil manutenção...Como sou novo neste andamento de iluminação, gostaria que me ajudassem a pensar numa solução e quais as lojas que vendem calhas... Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 19, 2011 Publicado: Fevereiro 19, 2011 (editado) 4 lampadas de 10.000k? Alguma razão em especial para essa escolha? Editado Fevereiro 19, 2011 por Ruy M. Citar
Diogo Amaral Publicado: Fevereiro 19, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2011 Perdão enganei-me...As lâmpadas que falo são as da minha actual calha que é 4*39w com cada uma de 10000k... Como eu sei que é pouco, vi uma calha com 4*54w e antes de comprar primeiro aconselho-me... Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 19, 2011 Publicado: Fevereiro 19, 2011 Ambas dão-te uma iluminação fraca, o aquario como é alto o problema é ainda agravado. Eu no teu caso pensava numa calha pll/compactas, são mais pequenas e concentram mais potencia. Uma lampada de 80w tem apenas 56cm e custam +- 15 eur cada.As t5 54w têm 114cm e custam entre os 6 e 12eur. Apenas com 3 lampadas Pll ficavas com 240w, tinhas já uma iluminação média. Com 4 lampadas ficavas com 320w, é já uma boa iluminação, perto do intensivo. Com 4 lampadas t5 54w ficas apenas com 216w. O problema com as pll é a fraca escolha de lampadas que há e de seres tu a ter que montar, uma vez que as calhas de marca são caras. Podes sempre falar com alguma loja do genero para te fazerem uma calha. A meu ver 4 lampadas de 10000k foi uma pessima escolha, para a iluminação de peixes é boa, mas para plantas não. Tens que ter pelo menos as lampadas principais, as de 10000k são um complemento ao espectro principal por assim dizer. Tens o complemento mas não o principal. Citar
Recommended Posts