comportamentos estranhos


nintressa

Recommended Posts

Boas…

 

Os meus peixes (alguns deles) estão com comportamentos estranhos… muito estranhos…

 

se os for ver ao meio da noite, alguns estão de barriga para o ar sem se mexer como se estivessem mortos, outros nadam de lado, outros ainda andam ao sabor da corrente como se não tivessem forças para nadar… parece ke andaram a fumar umas brocas :D

 

Durante o dia… estão completamente normais, nadam bem, alimentam-se bem… nada de estranho

 

Alguém sabe o ke se poderá passar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Usas CO2?

É caseiro? Sem possibilidade de desligar à noite?

É que pela descrição mais parece tratar-se de um caso de intoxicação por CO2, uma vez que, como disseste, durante o dia eles têm um comportamento normal.

Se não é reduzido (ou desligado) o fluxo de CO2 durante a noite, altura em que as plantas não o podem absorver, a quantidade de oxigénio na água vai diminuir (as plantas não o produzem de noite), o que leva os peixes a aproximarem-se da superfície, onde ocorrem mais trocas gasosas. Da mesma forma, aumenta a quantidade de CO2 na água, intoxicando a fauna, o que pode explicar esse comportamento meio anestesiado dos peixes.

Caso tenhas um sistema de CO2 caseiro não o podes interromper durante a noite (ou corres o risco de a garrafa explodir), mas podes diminuir a quantidade de CO2 injectado no aquário, colocando o difusor mais acima, próximo da superfície, ou num qualquer recipiente externo (um copo com água, por exemplo). Não convém é deixar o difusor "ao ar"; não que o CO2 que se escapa seja suficiente para te intoxicar como faz com os peixes, mas perante a ausência de pressão da água, ele escapa-se com muito mais facilidade e encurta a duração de vida de cada garrafa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então assim sem mais detalhes não faço ideia do que seja...

 

Exprimenta fazer o maior número possível de testes à água porque um comportamento desses será de certeza derivado de algum problema na química da água. O que eu acho estranho é a diferença de comportamentos entre o dia e a noite...

 

Ou isso ou tens um conjunto de peixes escotofóbicos (com medo do escuro)!! yikes lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb axo estranho…

 

Ainda ontem antes de me deitar, peguei num deles que estava de barriga para o ar com a mão e ele kuase nem se mexeu…

pensei ke não passasse a noite… hoje estava normal… alimentou-se bem… nada pelo aquário todo… parece feliz…

 

Quando chega a noite… parecem mortos vivos…

Eu acho é que os gajos fumam umas ganzas valentes durante e noite… lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais