Recommended Posts

Publicado

Boas…

Os meus peixes (alguns deles) estão com comportamentos estranhos… muito estranhos…

se os for ver ao meio da noite, alguns estão de barriga para o ar sem se mexer como se estivessem mortos, outros nadam de lado, outros ainda andam ao sabor da corrente como se não tivessem forças para nadar… parece ke andaram a fumar umas brocas :D

Durante o dia… estão completamente normais, nadam bem, alimentam-se bem… nada de estranho

Alguém sabe o ke se poderá passar?

Publicado:

Boas!

Usas CO2?

É caseiro? Sem possibilidade de desligar à noite?

É que pela descrição mais parece tratar-se de um caso de intoxicação por CO2, uma vez que, como disseste, durante o dia eles têm um comportamento normal.

Se não é reduzido (ou desligado) o fluxo de CO2 durante a noite, altura em que as plantas não o podem absorver, a quantidade de oxigénio na água vai diminuir (as plantas não o produzem de noite), o que leva os peixes a aproximarem-se da superfície, onde ocorrem mais trocas gasosas. Da mesma forma, aumenta a quantidade de CO2 na água, intoxicando a fauna, o que pode explicar esse comportamento meio anestesiado dos peixes.

Caso tenhas um sistema de CO2 caseiro não o podes interromper durante a noite (ou corres o risco de a garrafa explodir), mas podes diminuir a quantidade de CO2 injectado no aquário, colocando o difusor mais acima, próximo da superfície, ou num qualquer recipiente externo (um copo com água, por exemplo). Não convém é deixar o difusor "ao ar"; não que o CO2 que se escapa seja suficiente para te intoxicar como faz com os peixes, mas perante a ausência de pressão da água, ele escapa-se com muito mais facilidade e encurta a duração de vida de cada garrafa.

Publicado:

Então assim sem mais detalhes não faço ideia do que seja...

Exprimenta fazer o maior número possível de testes à água porque um comportamento desses será de certeza derivado de algum problema na química da água. O que eu acho estranho é a diferença de comportamentos entre o dia e a noite...

Ou isso ou tens um conjunto de peixes escotofóbicos (com medo do escuro)!! yikes lol

Publicado:

tb axo estranho…

Ainda ontem antes de me deitar, peguei num deles que estava de barriga para o ar com a mão e ele kuase nem se mexeu…

pensei ke não passasse a noite… hoje estava normal… alimentou-se bem… nada pelo aquário todo… parece feliz…

Quando chega a noite… parecem mortos vivos…

Eu acho é que os gajos fumam umas ganzas valentes durante e noite… lol

Publicado:

ontem à noite estive a observá-los e foi depois de terem comido que começaram a ficar com este comportamento… será da comida?…

é a mesma de sempre…

comida a mais não é pk é devorada em menos de 5 minutos…