raizes no caule


rgccvieira

Recommended Posts

Olá.

 

Não deves fazer nada... isso são raízes adventícias que servem para a plantar retirar nutrientes da coluna de água, e não somente do substracto.

 

Podes cortá-las, mas daqui a uns dias vão voltar a aparecer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luis, eu pensei que se pudessem cortar a baixo dessas raizes e plantar a poda. é que´fica um pouco feio quase todas as plantas estarem assim. qual será a razao (se posso alterar alguma coisa) para isto acontecer, falta de nutrientes no solo?

 

o aqua é de 100*30*40 e tem subtrato e akadama,

110 w luz 2 pll

co2 caseiro

guppys

neons, red cherrys etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A resposta é apenas a minha interpretação do fenómeno... não tem qualquer fundamento científico.

 

Eu creio que as plantas de caule na forma aquática desenvolvem raízes adventícias quando não conseguem retirar nutrientes a um ritmo elevado. Isto, usando somente as raízes subterrâneas. As raízes adventícias costumam surgir em duas situações (que eu tenha presenciado, ou me tenham referido): em condições de boa/muita luz e em casos de ausência de substractos férteis. Sinceramente, acho que estás no caso da primeira.

 

Quanto a ficar inestético, já respondi no último post... podes podar as raízes adventícias, mas mais tarde ou mais cedo elas vão voltar a aparecer. Não precisas de podar o caule entre 2 nós. Basta-te mesmo podar as raízes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis muito obrigado pela explicação. realmente a luz deve ser muita. mas pela primeira vez e com a grande ajuda deste forum e dos seus utilizadores consegui ver o processo de manutenção de plantas e observar a fotossintese, o que é fantastico ver o crescimento das plantas.

 

Muito obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais