Não sei o que fazer com as peças que vêm no KIT do Continente


pp44

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Como o título indica comprei um kit no Continente que trazia o respectivo aquário juntamente com:

 

- Bomba de ar Ecoair 9800 da Aquapor

 

- Placa Biofil 23x14cm que consiste numa placa branca com cortes longitudinais finos e duas peças para encaixar em duas aberturas da placa juntamente com um tubo numa delas que suponho que seja para ligar a superficie (tipo respiradouro não sei).

 

20.jpg

 

- Uma válvula de cor verde

 

- Um tubo fino transparente que suponho seja para ligar a bomba de ar ao filtro pois numa das tampas deste tem uma saida das dimensoes do tubo.

 

 

Ora o meu problema é que é o meu primeiro aquário e não faço ideia de como o montar XD

 

Depois de pesquisar encontrei as imagens do aquário

eco40_thumb.gif

 

 

embora tenho o filtro na imagem e no que comprei venha antes uma bomba de ar.

 

O Kit acho que é o ECO : KIT Aquapor

 

Esqueci-me de referir que traz também um reflector

 

21.png

 

 

As medidas do aquário e restantes informações são:

 

Medidas: 42 x 21 x 30cm

Capacidade: 18L

Volume: 23dm3

 

 

Já agora a bomba é parecida com esta

 

134096000_thumb.gif

 

 

P.s.: Sim já li aqui no forum (depois de ter comprado) que se calhar os kits não são a melhor opção x)

Editado por pp44
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá pp44,Esse kit vem com um filtro de fundo accionado a ar.Consiste em ligares um bomba de ar ao tubo fino e transparente, no qual deverás inserir a peça verde (válvula anti-retorno da água) e por fim na outra extremidade a pedra difusora dentro do tubo transparente grosso que se eleva da placa branca do filtro.Este filtro fica debaixo do areão - é um sistema muito rudimentar e não aconselhado a aquários plantados devido ao enraizamento das plantas, além de acumular muitos detritos e matéria orgânica no solo.O que este filtro faz é o seguinte:O ar faz a água subir pelo tubo puxando a que está debaixo do filtro e areão - assim o areão serve de matéria filtrante mecânica e biológica.Aconselhava-te a investires num filtro interno ou de mochila se não quiseres investir num externo - reparei que não flas nas dimensões do aqua, que peixes tencionas ter,..., portanto também não sei o que te aconselhar a nível de filtragem.Qualquer dúvida não hesites em colocar,RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela resposta :)

 

Primeiro gostava de perceber melhor como monto o filtro.

Ligo a bomba de ar directamente ao tubo e na outra extremidade a válvula verde e depois? Não percebi muito bem o esquema da coisa xD (Tenho aquela placa com os dois buracos tapo um deles com a tampa que vem e na outra ligo o cone com o mesmo efeito e depois ligo a essa es+ecia de cone aquela especie de canudo que chega até à superficie do aquario? XD)

 

O aquário tem de dimensões 40x20x20 sensivelmente.

 

Quanto aos peixes e tendo em conta que devem conseguir aguentar o fim de semana, isto é, conseguirem sobreviver com pouco alimento durante 2 a 3 dias visto que são para ficar onde moro durante a semana (sou estudante universitario e ao fim de semana venho a casa), tendo em atenção esses aspectos tou aberto a sugestões de preferência que não sejam muito dispendiosas e que me possibilite dar um mínimo de qualidade de vido aos animais.

 

Mais uma vez obrigado pela pachorra!

Cumprimentos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O teu aquário vai ter a capacidade aproximadamente de 16litros, acho que podes adoptar por camarões? agora em relação a peixes, aguarda alguém com mais experiência.

Já ouvi dizer que existem unas pastilhas que podes dar, para quando vais viajar.

Tive a investigar e obtive só este nome "holiday da alcon", não sei se existe algo parecido em Portugal, dizem que é preciso ter certos parâmetros na água para isso funcionar.

 

Um novato

Boa sorte

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estranho ser 40x20x20.., dizes isso por alto, certo? mas penso estares errado e nao tens um aquario de 16 L (algo já microscopico, mas que dá para camarões e moluscos) mas sim um aquario de 5 Litros, parece-se com um nano que comprei para criar artémia no Modelo. Comprei-o porque queria uma bomba de ar e um recipiente para criar artemia salina (mini-crustáceos) para alimentar filhotes dos peixes.

 

Mas no momento mantenho lá um caranguejo e é capaz de albergar dois caranguejos. Isto porque os caranguejos nao precisam de filtração e respiram ar, basta-lhes apenas um bocado de água salobra e ambiente humido. Quanto a camaraoes um aquario tao pequeno, nao é grande ideia, muito menos peixes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de pesquisar encontrei as imagens do aquário

 

97.png embora tenho o filtro na imagem e no que comprei venha antes uma bomba de ar.

 

O Kit acho que é o ECO : KIT Aquapor

 

Esqueci-me de referir que traz também um reflector

 

21.png

 

 

As medidas do aquário e restantes informações são:

 

Medidas: 42 x 21 x 30cm

Capacidade: 18L

Volume: 23dm3

 

Já agora a bomba é parecida com esta :)

 

134096000_thumb.gif

 

 

Não é mesmo possível ter algo mais "mexido"? tipo peixes mais pequenos não sei... x)

Editado por pp44
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Talvez isto ajude para perceberes como funciona um filtro de fundo:

filtro_de_fundo_com_cabeca.JPG

filtro_de_fundo.JPG

 

Mas eu se fosse a ti esquecia a ideia do filtro de fundo e optaria por um filtro dito normal, consegues arranjar para esse aquário algo em conta;)

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo que pelos vistos é mesmo melhor outro tipo de filtro LOL podem aconselhar-me algum em conta? E já agora que se possa encontrar no Modelo ou Continente ou algo assim do gênero.

 

Ou então as características que devo ter em atenção para o escolher :)

 

Já agora depois de ter tudo o idela é deixar o aquário a trabalhar antes de lá colocar os peixes não é? Isto se não houver problema em ter peixes num aquário destas dimensões, que como já disse seria para passarem o fim de semana sozinhos visto que aos fins de semana vou a casa.

 

Já agora a Flora pode ser artificial tipo aquelas rochas de plástico com imitações de algas agarradas etc?

 

E o substrato basta areão?

 

Obrigado a todos pela ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já sei que modelo é! já dá para fazer umas coisas mais engraçadas, se bem que nao te podes esticar muito. tenho um aquario um pouco maior que isso (38L vs o teu de 23L) da aquapor onde mantenho invertebrados, camarões, moluscos e gobios (peixes). fica bem fixe... como filtro é complicado, esse filtro de fundo não é muito comodo... eu usaria filtro de cascata, se desse para pendurares uma cascata, mas se calhar nao dá porque isso é tapado. em alternativa usaria um pequeno filtro externo.

 

interno é eficiente e barato, mas fica feio dentro do aquario.

 

filtros so externos ou cascata. eu tenho 5 filtros internos em casa parados. A bomba de ar guarda-a para quando fores mais experiente na aquariofilia, serve para aquilo que disse, criar artemia e umas coisitas mais, mas é inutil num aquario normal, alem de fazer barulho.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma ideia em relação aos peixes? :)

 

- Resistentes (que aguentem o fim de semana sozinhos)

- Água Fria

- Indicados para um novato :)

 

Obrigado pela ajuda :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Descobri isto sobre como alimentar peixes durante a tua ausência.

 

http://www.pet4you.n...cao/ferias.html

 

Peixes de agua fria só os kinguios, mas não recomendo devido ao teu tamanho do teu aquário.

Espera por mais resposta, faz com calma e espera que o ciclo termine.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também estava a pensar em kinguios mas como disses-te e pelo que pesquisei podem atingir dimensões demasiado grandes para o aquário. Há alguma alternativa não muito dispendiosa aos kinguios?

 

Em princípio não será para fazer criação mas gostava que os peixes fossem para durar e não apenas temporários dai ser interessante que fosse uma espécie resistente.

 

Já agora essa comida de fim de semana só mesmo comprando online ou é possível encontrar nalguma superfície comercial? Pareceu-me interessante.

 

O que aconselham em relação à flora? Tem mal se for tudo artificial?

 

Para terminar, podem dar-me algumas especificações sobre as características que deve ter um filtro e já agora em que é que consiste fazer o ciclo?

 

Se for preferível podem dizer algum post no forum onde possa ver isso que embora já tenha lido alguma coisa ainda há muita matéria estranha para mim XD

 

Obrigado pela atenção :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais certo e comprares um termo(aquecedor) e ficas com mais opções, podes arranjar um por 10 ou 15 euros.

(exemplo: http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/aquecedores/boyu-aquecedor-ht.html )[/b]

 

 

Já agora essa comida de fim de semana só mesmo comprando online ou é possível encontrar nalguma superfície comercial? Pareceu-me interessante.

 

(acho que consegues em qualquer loja de animais)

 

O que aconselham em relação à flora? Tem mal se for tudo artificial?

 

(Podias apostar em plantas naturais, artificial pode aleijar o peixe.

Podias comprar um côco e fazer uma gruta. Em relação as plantas, não sei se o musgo de java precisa de substrato. Com o côco e o musgo de java, podias agarrar o musgo de java ao côco que depois ia te cobrir o côco com musgo de java e é de fácil manutenção

 

Para terminar, podem dar-me algumas especificações sobre as características que deve ter um filtro

 

(deve fazer 5 vezes mais que a capacidade do teu aquário, se teu aquário é de 18litros podes arranjar, exemplo:http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-de-cascata/elite-hush-filter.html. Digo este de cascata porque não vai ocupar espaço internamente no teu aquário e tenho lido que para limpar e mais fácil, mas como o teu aquário vem com tampa, talvez tenhas que apostar num interno..

 

e já agora em que é que consiste fazer o ciclo?

 

(ciclo e montares o aquário com termo, filtro, areia, plantas e durante cerca de duas semanas e aguardares até introduzires os peixes, depois mando -te o artigo para leres com mais detalhes

 

 

Se for preferível podem dizer algum post no forum onde possa ver isso que embora já tenha lido alguma coisa ainda há muita matéria estranha para mim XD

 

(http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=173885&st=0&p=1027055&hl=ciclo&fromsearch=1entry1027055 sobre o ciclo)

(http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=132096 sobre o musgo de java)

 

Espero que te ajude.

Já passa da hora

 

Ps: não faço publicidade a nada.

Editado por artas8125
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Peixes de agua fria só os kinguios(...)

 

boas

 

deixa-me discordar de serem apenas kinguios para agua fria, podes ter Tanichthys albonubes (aka neon chines/White Cloud)

tenho 3 num aqua como o teu com red cherries a quase 1 ano, com filtro de cascata da elite e bastante vegetaçao, so falta reproduzirem-se mas acho q e tudo machos

 

boa sorte com o aqua

 

cumps

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado pelas dicas :D

 

Talvez esses peixes que sugeriste sejam engraçados devido às suas dimensões, pelo menos agradou-me bastante a ideia xD são muito caros?

 

Quanto ao coco e ao musgo de java também não me pareceu mal há alguns exemplos de cavernas feitas a partir de cocos?

 

A título de curiosidade um aquário gasta muita energia eléctrica? Visto que moro sozinho durante a semana gostava de saber se a factura ao final do mês vai disparar muito XD

 

Peço desculpa por estar sempre a fazer perguntas XD

 

Cumprimentos

 

P.S.: Penso que já percebi como funciona o ciclo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais informação sobre o Ciclo http://fins.actwin.c...in-cycling.html

Eu tenho fotos sobre a gruta que fiz de côco, ver se consigo colocar (encontrei esta imagem aqui no fórum.

http://www.aquariofi...showtopic=83813

 

0s côcos são bastante simples, abres ao meio e crias uma abertura, podes depois fazer diversos furos para a quantidade de água que queres que circule.

Em relação energia, e difícil contabilizar se vai gastar muito ou pouco. Mas o filtro e o termo devem estar sempre ligados a luz e que podes arranjar um temporizador.

 

http://img96.imagesh...6022011073.jpg/

http://img130.images...6022011074.jpg/ (a pensar aumentar a abertura)

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei dos côcos e hj já comprei um lol

 

Vi também no supermercado isto T766419_p00_a01_v002.png

 

"TetraMin Weekend

 

Sticks compactos que proporcionam a todos os peixes ornamentais a alimentação necessária para fins-de-semana ou no período de férias."

 

O Musgo de java é aquele que se apanha para por nos presépiuos de natal? XD

 

Quanto ao consumo espero que não venha a ser muito elevado para não aumentar significativamente os gastos da luz ao fim do mês... :x

 

Obrigado mais uma vez :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

musgo de java nao é o q se coloca nos presepios, mas musgo aquatico, tem varias pessoas q costumam vender aqui no forum, pesquisa no classificados q encontraras de certeza

 

a comida de fim d semana, eu pessoalmente nunca utilizei, mas acho q n seja necessario, pois se nao deres comida por 2 dias eles nao morreram, ate poderam comer um pouco d comida q potencialmente deste a mais

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

a comida de fim d semana, eu pessoalmente nunca utilizei, mas acho q n seja necessario, pois se nao deres comida por 2 dias eles nao morreram, ate poderam comer um pouco d comida q potencialmente deste a mais

 

Tou de acordo, até porque tens que ter em atenção que essas comidas sujam muito a água, há inclusive marcas que aconselham uma troca parcial da água após o uso dessas comidas...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto então será preferível ser tudo plantado ou posso ter algo artificial? é que tenho aqui uma pequena gruta com algas embutidas que se calhar até era capaz de ficar engraçado junto com o resto não sei.

 

O Ciclo pode completar-se em quanto tempo? Coloco apenas o substrato (areão a não ser que aconselhem algo para complementar) e o filtro a funcionar ou é preciso colocar mais coisas? (Comprei um filtro interno que indica capacidade até 18 Lts vi para maiores capacidades mas fugiam muito ao meu orçamento xD)

 

Estou com um bocado de receio de depois perceber se os níveis de amónia vão estando muito altos ou não há alguma maneira simples de ver isso? (e barata)

 

O kit vinha com uma amostra em saqueta de TetraAQUASAFE devo utilizar aquilo?

 

Vi também um aspirador de fundos de aquários a 9.99€ vale a pena?

 

Por fim sugestões para peixes para além dos kinguios que sejam económicos e engraçados? :) Não estou a pensar colocar muitos peixes talvez um casal de alguma espécie ou então um pequeníssimo cardume de alguma espécie que precise de companheiros para estarem contentes xP

 

Obrigado mais uma vez :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes meter essa gruta a vontade desde que não tenha arestas muito afiadas pois pode ferir os peixes.

 

Coloca tudo dentro do aquário e adiciona alguns flocos para iniciar o ciclo. Para veres os níveis de amónia precisas de testes ou então esperas cerca de um mês pelo ciclo mas corres sempre algum risco.

 

O TetraAQUASAFE serve salvo erro para colocar na agua da torneira de forma a retirar o cloro e metais pesados podendo assim ser usada no aquário eu uso um produto do género: "Nutrafin aqua plus".

 

Vi também um aspirador de fundos de aquários a 9.99€ vale a pena

Sim vale a pena, os kinguio sujam muito por isso acho que vais precisar de um aspirador de fundo.

 

Acho que devias pensar em peixes de agua quente ou mesmo camarões.

bnito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disseram ai experimenta peixes de água quente ou camarões. Peixes de água fria como os kinguios podem ser bonitos e tal mas não nos envolvem tanto como as criaturas de água quente.

 

Passa pelas fichas de peixes e vê o que podes por, eu aconselhava 3 guppys ou 3 mollys como o aqua é pequeno e esses peixes são muito bonitos e fáceis de manter já para não falar que começas a ter bastantes surpresas quando eles começarem a se reproduzir (como ratos) e também tens os camarões que fazem um aquário muito mas mesmo muito interessante, Red Cherrys ou Crystal Reds tornam um aquário lindo de se ver.

 

 

Espero que repenses na tua opinião porque vale a pena.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ter peixes de água quente vai implicar mais custos certo? Quanto mais não seja em adquirir um aquecedor e o seu respectivo consumo eléctrico ao longo do mês x)

 

Não há peixes envolventes e pequenos de água fria? :D

 

Os testes são muito caros? Esqueci-me de ver isso hoje de manhã :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente acho os testes muito caros.

Quanto a aquecedores há deles baratos e o consumo não é muito visto que são poucos litros, e mesmo os peixes de agua fria devem ter uma temperatura constante. Salvo erro os neon chines são de agua fria (14º-24º)e são peixes pequenos (4 cm), mas mesmo para eles o ideal e ter termostato nos 18º-20º, mas espera pela resposta de alguém mais experiente.

bnito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ter peixes de água quente vai implicar mais custos certo? Quanto mais não seja em adquirir um aquecedor e o seu respectivo consumo eléctrico ao longo do mês x)

 

Não há peixes envolventes e pequenos de água fria? :D

 

Os testes são muito caros? Esqueci-me de ver isso hoje de manhã :x

 

 

Sim, vai implicar mais um custo mas na minha opinião nem é muito, com sensivelmente 15€ compras um termoestato para a litragem do teu aquário e o consumo não é muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.