duvidas sobre camarões


miguel 4x4

Recommended Posts

Antes de mais boa tarde a todos.

 

Tenho 1 aquario de 100L com co2 caseiro,2 filtros internos com esponjas(não sei se meta cêramicas se não) e algumas plantas já a funcionar á mais de 4 anos com peixes, o que pretendo fazer é um aquario só de camarões(red cherry,crystal red)

PH-6.8

TEMP-25

Desconheço outros parâmetros

As minhas grandes duvidas sao:

-Que parametros tenho que ter para os novos habitantes viverem felizes e confortaveis

-os testes que tenho que adquirir que sejam mesmo importantes(visto na loja quererem me impingir tudo o que la tinham)

-Concelhos de quem tenha alguma experiência com camarões.

Péço a vossa ajuda(toda a ajuda é bem vinda) antes que cometa homicidios em massa.

 

O aquario em questão é este

knWWh.jpg:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que parametros tenho que ter para os novos habitantes viverem felizes e confortáveis?

 

PH, KH, GH, Nitritos, Nitratos e Amónia.

 

os testes que tenho que adquirir que sejam mesmo importantes(visto na loja quererem me impingir tudo o que la tinham?

 

PH, KH, GH, Nitritos, Nitratos e Amónia.

 

Concelhos de quem tenha alguma experiência com camarões.

 

Tpa's regulares com água mole e boa filtragem são o que mais precisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já aos que leram o tópico e especialmente ao Fábio Silva pela ajuda

 

Bem entao segui a sua dica e fui comprar os ditos testes que deram os seguintes resultados:

PH-7.6

KH-20

CL2-0

GH-8

NO3-25

NO2-0

Isto foi o resultado do teste,não sei mas com o test de ph de outra marca a cor esta entre os 6,5 e os 7

mas guiando pelo 2 teste.

PH-esta alto

kh-alto

cl2-bom

gh-bom

no3-bom

no2-bom

isto pela tabela que vem com o produto, mas estes valores estarão um pouco altos para camarões(reds.crystal red)pelo menos ph e kh.

O ph pode estar assim tao alto com co2 24h por dia?(dizem que o co2 baixa o ph)

ou guiume por o teste que tenho aqui á mais tempo?

eu meto fertilizante liquido da ---plantamin (nao sei se posso meter o nome por isso nao meto)pode alterar parametros?

vou fazer uma tpa e amanha vejo outra ves, mas baixando o ph e o kh axo que já estará bom para os novos habitantes

alguma opiniao?

Tirando ter que comprar o teste da amonia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já aos que leram o tópico e especialmente ao Fábio Silva pela ajuda

 

...

 

isto pela tabela que vem com o produto, mas estes valores estarão um pouco altos para camarões(reds.crystal red)pelo menos ph e kh.

 

Com estes valores consegues "manter" CRS(no limite), o problema é reproduzir...com esse Ph a maioria das crias morre.Tendo em conta que um camarão dura em média um ano e meio ou reproduzes ou ficas sem a espécie...

O ph pode estar assim tao alto com co2 24h por dia?(dizem que o co2 baixa o ph)

 

Não é recomendado CO2 em CRS, muito menos durante 24h, visto que causa bastantes flutuações de Ph durante o dia e a noite, a menos que seja uma sonda de Ph, etc etc.

ou guiume por o teste que tenho aqui á mais tempo?

 

O teste de Ph da Sera não é dos melhores, existem uns que medem de 6 a 7,5 em intervalos de 0,2, esses são os mais precisos e mais indicados para invertebrados pois 0,2 por vezes faz a diferença..

eu meto fertilizante liquido da ---plantamin (nao sei se posso meter o nome por isso nao meto)pode alterar parametros?

 

Fertilizante e camarões não combina...ou escolhes camarões ou as plantas...tens plantas que não precisam de fertilizanção.

 

vou fazer uma tpa e amanha vejo outra ves, mas baixando o ph e o kh axo que já estará bom para os novos habitantes

alguma opiniao?

 

Não é so uma questão de conseguires baixar...o que interessa é que esteja estável..pois flutuações de Ph nunca são boas.. Com o aquario assim não vai ser fácil, existem substratos que ajudam...

 

Tirando ter que comprar o teste da amonia

 

Com essa filtragem não aconselho ter crs...

 

Boa sorte e equaciona bem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quanto ao layout gostei mto do aqua, especialmente das rochas.

Pena n teres optado por um subs escuro para melhor observares os teus camaroes e essas plantas necessitam de uma organização =P

 

As rochas como as colocaste ficam mto bem e eles agradecem essas tocas todas.

Boa sorte.

 

Abraço

 

Joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos desde já

sim João tão um quanto a balda porque quero ver se crescem (não tenho tido sorte com plantas) logo tarem a balda

Então é assim ontem fiz uma tpa a mais de 50%os valores que me deu agora sao praticamente os mesmo

no3-25

no2-0

gh-0

kh-15

ph-8

cl2-0

nh3-0

Deslguei agora o co2 para amanha ver se os valores se mantêem.

Axo que se mantiverem o melhor é mesmo arranjar um camarão que se de bem com estes parametros e que crie nestas condiçoes para nao andar aqui com avarias a meter quimicos.

Em ultimo caso vou meter agua engarrafada para reduzir o ph.

O que me dizem?

Editado por miguel 4x4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais