1º Aquário a Sério


Ximen

Recommended Posts

Antes de mais, como dita a boa educação, quero-me apresentar. Chamo-me Simão. Desde os 10 anos que tive em casa dos meus pais um aquário de 50cm comprimento, que enfim, serviu para eu martirizar uma série de indefesos seres vivos...Envergonho-me disso, não sei como cheguei a ter crias de kribs, misturados com escalares, guppys, enfim tudo o que era bonito era posto lá. Não ligava nenhuma ao ciclo do azoto, fazia mudanças COMPLETAS de água (nem sabia o que eram TPA's). Acho que percebem o esquema. Sempre ficou o bichinho e sempre quis fazer um aquário como deve ser e cuidar bem dos seres-vivos que ficam á minha responsabilidade. Vivi uns tempos em Taiwan, e observei aquários em quase todas as casas, aquários ESPECTACULARES...Agora aqui em Portugal decidi montar um aquário e ter todos os cuidados possíveis. Não quero mais maltratar os desgraçados dos peixes como acontecia em miúdo. Daí que preciso da vossa ajuda. Tenho lido os fóruns, tenho pesquisado e quero desde já agradecer-vos. Já foram de grande ajuda. Mas preciso de um pouco mais. Então as dúvidas são as seguintes:

 

Estou a pensar fazer um aquário á medida. Vivo em Alverca do Ribatejo, pedi um orçamento á Scalare (espero não estar a infringir nenhuma regra de publicidade), visto ter lido em alguns lados que fazia aquários bastante razoáveis. Se alguém souber de outro sítio melhor porf favor. Estou a pensar num aquário de 70-40-40. O que acham?

 

Quero criar um aquário comunitário. Um 'must' para mim são os kribs, ciclideos bem espertos e simpáticos. Há quem diga que se dão bem em comunitários, há quem diga que não. O que acham, que companheiros poderão ter? Claro que a fauna virá muita mais tarde neste projecto. Quero fazer tudo com calma e bem.

 

Iluminação, ouvi falar em calhar de LED. O que acham qual será a iluminação apropriada? Quero ter aquário plantado, não em excesso, e claro devido a ser 'maçarico' plantas pouco exigentes.

 

Filtragem - definitivamente filtro externo. O que aconselham, em relação preço/qualidade?

 

Ciclo do Azoto - já li e reli uma série de ártigos. Li algures que há quem ponha até para adicionar bactérias um camarão congelado e o deixe decompor...Enfim o que aconselham, comprar aditivos? Eu não me importo de fazer o ciclo nas calmas, quero é fazer tudo bem.

 

Uma GRANDE dúvida. É necessário bomba de ar? Tem alguma utilidade?

 

Por favor agradeço muito a vossa ajuda e com o desenvolver do projecto vou dando notícias.

 

:rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo,

 

 

 

Estou a pensar fazer um aquário á medida. Vivo em Alverca do Ribatejo, pedi um orçamento á Scalare (espero não estar a infringir nenhuma regra de publicidade), visto ter lido em alguns lados que fazia aquários bastante razoáveis. Se alguém souber de outro sítio melhor porf favor. Estou a pensar num aquário de 70-40-40. O que acham?

 

Quanto maior melhor e mais fácil se torna a sua manutenção, grande de mais também podem levar ao aumento dos custos, essas medidas são boas para iniciar, mas pesquisa que tipo de aquário desejas e qual o espaço possível que tens para ele (não esquecer o móvel).

 

Podes pedir orçamento a diversos patrocinadores aqui do fórum e também à Vidromoldura (é no Cacém).

 

 

Iluminação, ouvi falar em calhar de LED. O que acham qual será a iluminação apropriada? Quero ter aquário plantado, não em excesso, e claro devido a ser 'maçarico' plantas pouco exigentes.

 

Há pouca oferta de leds e a que há de origem é cara. Não são ainda muito utilizadas pois nem todas as plantas se aguentam só com os leds.

 

Filtragem - definitivamente filtro externo. O que aconselham, em relação preço/qualidade?

 

Eheim, externo, silencioso, marca com muito bom feedback no mercado, facilidade de encontrar peças para substituição.

 

Ciclo do Azoto - já li e reli uma série de ártigos. Li algures que há quem ponha até para adicionar bactérias um camarão congelado e o deixe decompor...Enfim o que aconselham, comprar aditivos? Eu não me importo de fazer o ciclo nas calmas, quero é fazer tudo bem.

 

Eu aconselho a utilização de bactérias em frascos (aditivos). torna-se mais fácil fazer o ciclo, mas também é preciso seguir as instruções e alguns cuidados.

 

Uma GRANDE dúvida. É necessário bomba de ar? Tem alguma utilidade?

 

Sim e não, pode não ser necessária estar ligada de forma constante mas poderá haver alturas em que se torna necessária ou mesmo indispensável. Como em casos de tratamentos, temperaturas elevadas etc etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda!

 

Vou avançar com o aquário 70x40x40, para aproveitar ao máximo o espaço que disponho. Que tipo de iluminação aconselham? Quero ter plantas. mas nada de muito exigente. Devido à inexperiência nem me atrevo a considerar o uso de CO2...

 

Mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda!

 

Vou avançar com o aquário 70x40x40, para aproveitar ao máximo o espaço que disponho. Que tipo de iluminação aconselham? Quero ter plantas. mas nada de muito exigente. Devido à inexperiência nem me atrevo a considerar o uso de CO2...

 

Mais uma vez obrigado.

 

Em relação CO2, existem latas de CO2, recomendam? dizem que basta por CO2 uma vez por dia ou semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Estou a pensar fazer um aquário á medida. Vivo em Alverca do Ribatejo, pedi um orçamento á Scalare (espero não estar a infringir nenhuma regra de publicidade), visto ter lido em alguns lados que fazia aquários bastante razoáveis. Se alguém souber de outro sítio melhor porf favor. Estou a pensar num aquário de 70-40-40. O que acham?

 

Pede orçamento aos patrocinadores do forum e compara preços eu aconselho o Aquartist, comprei um de 120x40x40 relativamente barato.

 

Acho que devias sondar os preços nos patrocinadores quer so o aqua assim como com transporte.

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo conselho. Já estou a pesquisar novos orçamentos, sendo que já me deparei com discrepâncias "agradáveis" :naughty:

 

Estou ansioso por iniciar o projecto, mas quero fazê-lo sem pressas e bem.

 

Obrigado pela v/ ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Passados alguns dias venho dar novidades.

 

Segui o conselho que me foi dado e consultei os patrocinadores do forum. Pesquisei online e neste momento o material que tenho encomendado é o seguinte:

 

Aquário: 70x40x40

 

Calha: 80cm HE 3x14W (T5)

 

Filtro externo Eheim 2213 e conjunto de massas filtrantes eheim

 

Estou já a pesquisar termoestatos. Sei que preciso de 1 w/l por isso estou a procura de um de 100 watts.

 

Tenho visto vários aquários e quero usar areia de sílica. Acho que fica muito bonito, depois usarei em algumas partes, substrato fértil. (acho...talvez possam dar a vossa opinião)

 

Quanto a plantas, estou a pensar usar as seguintes:

 

Vallisneria Spiralis

Limnophila sessiliflora

Ceratophyllum demersum

Egeria Densa

Hygrophila polysperma

Riccia fluitans

e talvez um pouco de Musgo de Java.

 

Quanto aos teste da amónia, pH, que marcas recomendam?

 

Obrigado e por favor deêm as vossas opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem aqui está o aquário depois de montado:

 

http://img156.imageshack.us/i/dsc03033nl.jpg/

 

Aquário 70x40x40

 

Filtro Eheim 2213

 

Calha 80cm HE, 3x14W (T5)

 

Termostato: 100W

 

Areia Sílica

 

Rochas Basalto

 

Flora: (plantas que me farão habituar á ideia de podar :chores009: ...Mas pelo menos são fáceis de manter)

 

Limnophila sessiliflora

Ceratophyllum demersum

Egeria Densa

Hygrophila polysperma

Cryptocoryne wendtii 'Brown'

Riccia fluitans

 

Digam por favor de vossa justiça. Neste momento o aquário encontra-se a 'ciclar'. Em breve irei colocar os resultados dos testes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o aquario esta interesante, aora e deixar crescer e observando para depois podar.

 

Tens é que mudar a disposição dos aparelhos( filtro e termostacto).

 

Coloca a flauta no vidro lateral direito.

 

Sobe um pouco mais a entrada de agua do filtro( nao me lembro o nome mas é a peça que leva a agua para o filtro), isto porque com essa areia e quando tiveres os peixes, os peixes podem levantar a areia facilmente e essa depois e sugada para o filtro, o que vai fazer ter problemas no filtro mais tarde.

 

E coloca o termostacto do lado oposto ao filtro, fazendo assim um melhor aquecimento da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@RACCAR

 

Obrigado pelas dicas! Vou fazer isso mesmo.

 

Hoje realizei alguns testes...Devo dizer que fiquei surpreendido com o pH...

 

pH - 8.0

NO3 - 0 mg/l

NH3/NH4+ - 0 mg/l

 

Testes usados: SERA pH teste ; SERA NO3 ; API NH3/NH4+ Test kit.

 

O pH está muito alto. Testei a água da companhia e é realmente muito elevado. O que posso fazer? Eu queria manter a água límpida. O que posso fazer que não inclua turfa, folhas ou troncos?

 

O aquário está a ciclar há duas semanas, adicionei cultura de bactérias. Será que o ciclo está feito? Não adicionei pequenas quantidades de comida, será que fiz mal?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto da aspeto geral do aquario

quanto ao ciclo ja deve estar mas devias ter "dado" comida as bacterias eu acho importante por comida no aquario faz os testes e vê como estas de nitritos e nitratos mas em principio o ciclo deve estar feito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dsc03039.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Aqui está o aquário após algumas alterações. Fiz uma TPA com garrafão de água. O pH desceu para 7,5.

 

Tenho colocado diariamente comida, não muita claro. Alterei também a posição da flauta. Quanto ao termostato li que a melhor localização era junto á entrada/saída do filtro. Será que é mesmo assim?

 

Obrigado pela vossa ajuda. E como sempre agradeço as vossas sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gostei do aqua. Ainda estou a comecar, mas sugeria-te colocares um fundo no aqua, evitava que se visse os fios por tras, talvez preto ou azul .

 

Montei o meu primeiro aqua esta 6f (a ver amanha coloco umas fotos) e coloquei um fundo preto, tambem tenho areia branca e ficou muito fixe ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@zmcosta

 

sim já tinha decidido colocar um fundo preto. Por falta de tempo ainda não consegui pôr. Mas assim que tratar disso ponho novas fotos.

 

Obrigado pelo comentário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.