Disco com mancha branca descolorada


Maria João Santos

Recommended Posts

Boa noite!

Venho pedir a vossa ajuda para tentar entender o que se passa com um dos meus discus e o que fazer para o tratar!

Tenho um aquario com 400lt reais, com 5 discus, um dos meus discos adquiridos há cerca de 1 mês anda muito parado desde há 3 dias, tanto fica a um canto na parte de cima do aquário, como num canto na zona mais de baixo e hoje comeu mt pouco e reparei que tem uma mancha branca, tipo descoloração da pele, junto a uma das guelras, as barbatanas continuam abertas e não parece ter respiração ofegante. O que poderá ser? Como o poderei tratar?

Tenho o aquário há uns 6 meses com 8 guppys, 15 neons, 10 nariz de bebado, 4 platys, 4 mollys, 3 colisas, 3 botias palhaço, 8 corydoras serbai (sei que não é a junção ideal para os discus)

Tenho 2 filtros externos eheim 2217 que limpo de mês a mês, faços TPA de cerca de 25% 2 vezes por semana e nessa altura aspiro o areão. Dou-lhes comida 5 a 6 vezes por dia que varia entre granulado, flocos e artemia congelada.

Temperatura 28,5

Nitritos tão a 0

PH 6,8

Nitratos entre os 10 e os 25

Agradeço a vossa ajuda com o máximo de urgência possível!

Obrigada!

Mª João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

Venho pedir a vossa ajuda para tentar entender o que se passa com um dos meus discus e o que fazer para o tratar!

Tenho um aquario com 400lt reais, com 5 discus, um dos meus discos adquiridos há cerca de 1 mês anda muito parado desde há 3 dias, tanto fica a um canto na parte de cima do aquário, como num canto na zona mais de baixo e hoje comeu mt pouco e reparei que tem uma mancha branca, tipo descoloração da pele, junto a uma das guelras, as barbatanas continuam abertas e não parece ter respiração ofegante. O que poderá ser? Como o poderei tratar?

Tenho o aquário há uns 6 meses com 8 guppys, 15 neons, 10 nariz de bebado, 4 platys, 4 mollys, 3 colisas, 3 botias palhaço, 8 corydoras serbai (sei que não é a junção ideal para os discus)

Tenho 2 filtros externos eheim 2217 que limpo de mês a mês, faços TPA de cerca de 25% 2 vezes por semana e nessa altura aspiro o areão. Dou-lhes comida 5 a 6 vezes por dia que varia entre granulado, flocos e artemia congelada.

Temperatura 28,5

Nitritos tão a 0

PH 6,8

Nitratos entre os 10 e os 25

Agradeço a vossa ajuda com o máximo de urgência possível!

Obrigada!

Mª João Santos

 

 

Ninguém me consegue dizer o que julga que se passa?

Hoje de manhã a mancha de descoloração continua do mesmo tamanho, o discu continua sem comer e isolado dos outros,não apresenta sinais de dificuldade respiratória, tanto fica no cimo do aquário junto a um dos locais onde saiem bolhas do oxigénio, como fica sozinho no fundo do aquário. Era um peixe que comia bem e nadava por todo o aquário. Todos foram desparasitados quando vieram para o meu aquário e todos têm fezes castanhas.

Peço ajuda a quem entender mais de discus que eu, que ajude a perceber o que se passa com este discu!

Obrigada!

Mª João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Achas que consegues colocar uma foto?

Ajudava bastante...

Pelo que dizes, parece ser um qualquer tipo de lesão... Mas também podem ser fungos. Sem ver é dificil ajudar...

 

É-me difícil tirar a foto porque a mancha é só de um dos lados e ele vira-se poucas vezes do lado que eu consiga tirar a foto de modo a ver a tal mancha que continua igual...e ele continua sem comer e isolado, neste momento junto a um dos lados por onde saiem as bolhas de oxigénio! Se conseguir tentarei tirar a foto, mas se não conseguir o que devo fazer? se for lesão deixo que cure naturalmente ou faço algo? e se for fungos?o que acho estranho é ele ter deixado de comer e estar isolado ou na parte de cima do aquario ou em baixo, mas fica mais tempo em cima...

Obrigada pela resposta Apoxyomenos!

Mª João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que os diversos experientes em discus desde forum, não me conseguem dar nenhuma sugestão?

Ontem fui à loja onde os comprei e o senhor que mos vendeu disse que talvez fossem parasitas das guelras e disse-me para fazer tratamento com flagyl.

Hoje o discu em questão parece ter a mancha ligeiramente menos descorada, mas continua sem comer e isolado...

Peço aos entendidos em discus(ou a quem quiser) que digam o que acham. Nao consigo tirar fotos que se veja porque ele está quase sempre virado de modo que não se vê a mancha, ou está escondido, e os outros poucos momentos as fotos ficam muito desfocafas!

Obrigada!

Mª João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

em primeiro acho que devias coloca-lo num aquario hospital para nao estares a medicar os outros peixes sem ser preciso!

depois de o mudares se ele nao aparenta nenhuma coloração fora do comum(escuro,a largar pele,barbatanas a se desfazerem)

deves começar com uma colher de sopa para cada 50 l de agua durante 3 dias com mudas de agua diarias e acrescentando o sal na dosagem das mudas.

vai dando novidades

e tenta por a foto

pode ter se magoado e esta retraido.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais