jperafita Publicado Fevereiro 5, 2011 Publicado Fevereiro 5, 2011 Boa noite, Depois de ter esclarecido as minhas duvidas sobre a como tratar a minha Agua, estou em fase final para adquirir o meu Aquário. Conforme tinha planeado é quase certo que o meu aquário terá 1.5*50*60 Visto ser a primeira vez que vou ter um aquário irei começar para já com um aquário comunitário e plantado. O que me leva a escrever no forum é o seguinte: não entender muito de filtros e muito menos de Luzes. Em relação ao filtro estava a pensar neste da SUNSUN MODELO: HW-304B TENSÃO: 110V/220V/240V Freqüência: 50Hz/60Hz ENERGIA: 55W UV LAMP POWER: 5W/7W/9W H-MAX: 2.5m SAÍDA: 2000L / h PESO: 6,0 kg DIMENSÕES: 290 * 290 * 485 milímetro Sei que não é das marcas mais conhecidas como o FLUVAL FX5 e da Eheim, mas arranjei uma forma de obter produtos da marca Sunsun a preços fantásticos (caso alguém precise de material desta marca que me contacte por PM) Alguém conhece este filtro? Acham que é suficiente para um aquário que irá ter entre 300 a 400L? o meu maior problema é mesmo as luzes, segundo li as luzes que normalmente são usadas são as chamadas T5, ou T8, embora pelo que li o melhor sistema é mesmo as LEDS embora sejam caras. O que acham deste desta calha: MODELO: HLD-1500E LIGHT-LUZ DO DIA: 2 * 54W/T5 LÂMPADA HALÓGENA: 2 * 150W COMPRIMENTO: 1500 * 300 * 150mm Se optar por um sistema LED, acham que ter apenas um candeeiro como este é suficiente: MODELO: HLD-B150 LÂMPADA HALÓGENA: 150W VENTOINHA: 30W TAMANHO: 400 * 265 * 450mm INSTRUÇÃO: com luz 2-LED Se me pudessem ajudar agradecia imenso. Com os melhores cumprimentos Joel Maceda Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 5, 2011 Publicado: Fevereiro 5, 2011 (editado) Queres montar um plantado sem qualquer experiencia e com leds? Boa sorte nisso, vais precisar. Já disse isto inumeras vezes mas volto a repetir, plantado não é a mesma coisa que um aquario com plantas, são coisas diferentes. Quanto ao filtro esse em principio é suficiente, mas não é o ideal; eu aconselhava a ter pelo menos outro para uma boa qualidade de agua; (essa necessidade depende da especie e numero de peixes, das plantas, etc...) sem saber isso é dificil dar palpites) As t5 e t8 são lampadas fluorescentes, são a mesma tecnologia embora as t5 sejam mais recentes e eficientes. No entanto existem outras opções de iluminação. Os leds são o tipo de iluminação que menos consome, mas isso não quer dizer que sejam o melhor; muito menos para um plantado de 400litros. Para teres um bom nivel de iluminação a leds tinhas que gastar mesmo muito dinheiro. Um plantado convencional é exigente a nivel de luz, dentro de um padrão de normalidade o que era aconselhado seria pelo menos 300w de luz, embora o ideal fossem perto de 400w. Podes optar ainda pela ideologia low tech, isto é, colocar plantas de baixa manutenção, menos exigentes e faceis de manter; ter um aquario com plantas ou mesmo plantado com a maior eficiencia possivel e ao menor custo. Ai penso que 200w seriam suficientes (num aqua de 400ltr). Existe uma area dedicada ao assunto, pesquisa por lá e ve o que se faz. Das calhas que mencionaste não percebi nada, a que proposito vêm as lampadas de halogeneo? é a equivalencia, se assim é, esse dado é irrelevante. Tens que ser mais especifico e colocar apenas as referencias em relação ás lampadas, como a potencia, kelvin, etc... Da primeira calha mencionada, presumo que a potencia seja de 108w. A segunda se é a leds tens que saber os lux ou pelo menos os lumens para se poder fazer uma comparação. Se ela já estiver feita melhor. Editado Fevereiro 5, 2011 por Ruy M. Citar
Recommended Posts