Recommended Posts

Publicado

Olá caros amigos.

Já há algum tempo que tenho o "bichinho" da aquariofilia instalado. E, num aquário de 120L (100 x 40 x 30), decidi alterar a família e instalar uns peixinhos chamados Oscares...5 com cerca de 7a 9 cm...e um Pleco com cerca de 12cm... Asneira!!! Asneira, pois embora sabendo que estes peixes crescem bastante e a ideia inicial era procurar um casal posteriormente comprar um aquário na ordem dos 200L e depois desfazer-me dos restantes...e já vi que não me documentei devidamente.

Como até agora sempre me fiquei por peixes ditos comuns nunca tive grandes problemas e a filtragem interna tem sido suficiente. Acontece que hoje, 10 dias após introduzir os "bichos" no aqua, verifico que a água se apresenta muito turva e ao contrário do habitual, os peixes mantêm-se à superfície, quando lhes dei comida pura e simplesmente ignoraram-na. E mantinham-se à superfície como se agua estivesse demasiado poluída, e certamente era isso mesmo.

Fiz uma aspiração no aquário, substitui cerca de 40% a 50% da água e... para minha alegria, os Oscares ganharam vida.

Fazendo uma pesquisa através do amigo Google descubro que os Oscares são uns grandes "porcalhões" pois se muito comem, muito... e além disso urinam em grandes quantidades o que provoca rapidamente um aumento excessivo de amónio, nitritos e nitratos.

Conclusão (digam-me se estou errado) devo investir rapidamente num filtro externo com uma capacidade a rondar os 400/500 L/h se quero manter uma água cristalina e em boas condições, certo?

Agora surge um grande problema, nunca tive um filtro externo! Nunca soube nada sobre como montar e manter um filtro externo!

Após uma breve pesquisa, encontrei o SERA fil bioativos 130 + UV e o SERA fil bioativos 250 + UV, respectivamente com capacidade de 300 L/h e 750 L/h.

Serão filtros adequados para um principiante?

Serão filtros adequados para o meu aquário?

Exigem mais manutenção que outras marcas?

E em termos de fiabilidade?

Desculpem tantas perguntas num só post.

Deixo o link para o site da Sera com informação especifica dos filtros em questão e no final da página download do manual com português a partir da pág.45:

http://www.sera.de/en/products/technical-equipment/aquarium-filters/external-filter/sera-fil-bioactive-uv.html

Desde já agradeço toda a colaboração que possam prestar.

Publicado:

Boas,

Em relaçao ao filtro sera encomendei um 250 (sem uv) entretanto ja existe um Review sobre esse filtro aqui no forum basta procurares por Review que o encontras. Penso que sera o suficiente para ti.

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Publicado:

Boas,

Em relaçao ao filtro sera encomendei um 250 (sem uv) entretanto ja existe um Review sobre esse filtro aqui no forum basta procurares por Review que o encontras. Penso que sera o suficiente para ti.

encontrei o 250 (sem uv) a 70€ e o 250-uv a 100€... valerá a diferença?

Entretanto também encontrei estes dois:

Tetratec EX 700: http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/tetratec-ex700.html

Jebo 810: http://www.wate-r-evolution.com/shop/filtros/569-jebo-filtros-externos.html

A ideia é ficar bem servido... abaixo dos 100€ ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!